Por que o consumo de grãos como arroz, trigo e milho é importante

O consumo de alguns tipos de grãos traz energia para o corpo, previne doenças cardíacas e age contra a diabetes


Alguns questionamentos quanto aos ingredientes que compõem uma dieta saudável são mais comuns do que as pessoas possam imaginar. Para que serve isso? Quais os benefícios daquilo? Porque tenho de comer isso?

Os grãos, por exemplo, eles fazem parte da alimentação humana há milhares de anos e têm um papel muito importante dentro da dieta. Os que estão mais em evidência são o arroz, o milho e o trigo.

Esses alimentos são vistos como fontes de carboidrato, têm como principal papel fornecer energia para o organismo. Além disso, possuem proteínas, lipídios, minerais e fibras. Outra vantagem em relação aos grãos é que seu consumo é versátil. Eles podem entrar na dieta cozidos inteiros ou por meio de seus derivados, como a farinha, que pode ser refinada – feita apenas da parte interna do grão, ou integral – com o grão completo.

Os grãos e os produtos que são obtidos através deles são fonte de energia relevante para o corpo. Quando consumidos com alimentos proteicos e com gorduras boas, compõe uma alimentação saudável. Isso acarreta em muitas vantagens para o corpo, sobretudo no que diz respeito à manutenção da saúde e seu bom funcionamento.

Por que o consumo de grãos como arroz, trigo, milho e cevada é importante

Foto: depositphotos

Alimentos obtidos a partir dos grãos

No cardápio de alimentos que podem ser obtidos a partir da utilização dos grãos, estão: pão feito de trigo, centeio, cevada e milho que pode ser consumido no café da manhã ou nos lanches intermediários, acompanhado de frios magros, leite e derivados desnatados e frutas frescas ou secas. As farinhas, que entram na concepção de pães, bolos, massas, tortas e bebidas como a cerveja, são fontes de carboidratos.


Benefício do consumo dos grãos

De acordo com a nutricionista Beatriz Botequio, o consumo regular de grãos podem trazer muitas vantagens para o corpo. Entre todas elas, quatro se destacam com maior ênfase. Veja quais são:

-Mais energia – O carboidrato é a principal fonte de energia para o organismo e fornecedor de glicose para o cérebro exercer as suas funções.

-Menor risco de doenças do coração – Isso acontece graças a grande quantidade de fibras que eles possuem.

-Aliado contra o diabetes – Estudos apontam que a ingestão de fibra insolúvel, encontrada no grão integral, está associada a menor risco de diabetes tipo 2.

-Favorece a saúde intestinal – As fibras também são aliadas do intestino, pois ajudam a melhorar a formação e eliminação das fezes.


Informar erro