Pomelo: conheça 8 benefícios dessa fruta

De todas as frutas cítricas, o pomelo é a menos conhecida no Brasil. No entanto, as grandes quantidades de vitamina C presentes na sua composição vêm atraindo novos consumidores. 

Devido a essa propriedade, a fruta auxilia no fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, é rica em fibras, por isso reduz o colesterol.

Bagos de pomelo
Existem dois tipos de pomelo: um de polpa branca amarelada e outro de cor rosa avermelhada (Foto: depositphotos)

Mesmo com tantos benefícios, o pomelo tem um sabor que não agrada a todos. Muitas vezes confundida com a toranja, essa fruta combina o doce, o ácido e o ligeiramente amargo. 

Apesar dessas características, pode ser consumida in natura, em forma de suco ou em doces. Conhecida pelos codinomes “grande laranja” ou “toranja chinesa”, até suas cascas e sementes podem ser aproveitadas na medicina natural. 

Para que serve o pomelo?

Além da vitamina C, essa fruta cítrica possui substâncias que agem como antioxidantes, a exemplo dos carotenoides, licopenos e flavonoides. Juntos eles protegem as células contra doenças degenerativas. (1

1. Reduz o colesterol

A presença de licopeno faz com que o alimento reduza as taxas de colesterol no sangue. Esse benefício é especialmente importante para quem tem ou possui alguma tendência em desenvolver problemas cardiovasculares.

Quanto mais avermelhado o fruto é, mais licopeno ele possui em sua composição, como é o caso do tomate, melancia, goiaba etc. No caso do pomelo, o tipo flame é o que mais apresenta a polpa vermelha. 

E além de interferir no colesterol, o fruto também age como um vasodilatador e anti-inflamatório. Por possuir flavonoides, diminui as chances de inflamação nos vasos sanguíneos, não permitindo o acúmulo de gorduras nesses canais. (1,2,3)

2. Auxilia na perda de peso

O principal componente desse cítrico é a água. Por essa razão, ele é considerado um alimento com baixo conteúdo calórico.

Além disso, a parte branca, também chamada de bagaço, é rica em fibras solúveis. Isso significa dizer que a mastigação necessária para triturar o alimento é maior que a utilizada para outros produtos, promovendo assim uma maior sensação de saciedade

Dessa forma, esses dois benefícios aliados contribuem com a perda de peso. Mas, claro, para emagrecer com saúde é preciso combinar uma alimentação saudável com a prática de exercícios físicos. (1,2,3,4)

3. Fortalece o sistema imunológico

Além da vitamina C,  a “grande laranja” possui ainda a vitamina A. Esses nutrientes são essenciais para fortalecer a imunidade, impedindo o surgimento de doenças causadas por micro-organismos como gripes, resfriados etc. (1,5)

4. Contribui com a prevenção do câncer

Essa é uma das frutas nutritivas com alto teor de antioxidantes, por isso protege as células contra a ação oxidativa causada por moléculas instáveis chamadas de radicais livres. 

Esse processo desgasta as unidades celulares e proporciona o surgimento de doenças degenerativas, como o câncer. O licopeno, presente na fruta, pode auxiliar diretamente na prevenção do câncer de próstata.

Apesar de todos os pomelos possuírem esse benefício, o tipo branco tem um maior teor de antioxidantes se comparado com a variedade rosa. (1,3,6)

5. Trata a diabetes

Quando a taxa de glicose está elevada, os diabéticos sofrem com a ação dos produtos finais de glicação avançada (AGEs, sigla em inglês). São eles os principais responsáveis pelas complicações da doença, como a deterioração ou perda da visão, redução da função renal e até a degeneração de neurônios.

No entanto, essa fruta cítrica apresenta atividade antiglicante, que é a capacidade de inibir a formação dos AGEs. Consequentemente, auxilia na prevenção dos problemas de saúde já citados.

Além disso, ela também tem fibras solúveis, ajudando a controlar as taxas de glicemia no sangue. Essa ação é benéfica tanto para tratar como para prevenir a diabetes. (7,8)

6. Cuida da pele

Esse é mais um benefício da fruta com relação à vitamina C. Isso porque o nutriente age como um protetor da pele contra o fotoenvelhecimento e ainda estimula a produção de colágeno.

Além disso, a ação antioxidante também protege as células da epiderme contra a ação dos radicais livres. Sendo assim, previne o envelhecimento precoce da pele. (1,9)

7. Favorece o trânsito intestinal

A presença de fibras auxilia o bom funcionamento do intestino, pois elas são capazes de ajudar os movimentos peristálticos e, consequentemente, na eliminação das fezes. Inclusive, tudo isso contribui com a redução de câncer de cólon. (1,3)

8. Fortalece os ossos

Por último, mas não menos importante, um benefício decorrente dos minerais presentes nesse alimento, o cálcio e o potássio. Ambos ajudam na formação e fortificação de ossos e dentes. (1,4,5)

Receitas com pomelo

É possível aproveitar dos benefícios do pomelo consumindo meia fruta por dia a cada refeição. Dessa maneira, pode-se diminuir o nível de colesterol e perder peso com mais facilidade. (1)

Suco

  • 3 pomelos rosas sem casca
  • 500 ml de água
  • 70 g de mel
  • Gelo a gosto.

Bata os pomelos, a água e o mel no liquidificador. Em seguida, sirva colocando a quantidade de pedras de gelo que desejar. Essa receita rende até seis copos e possui apenas 67 calorias. (10)

Doce

O doce das cascas de pomelo é bem popular na China, e é super fácil de fazer. Os ingredientes e o modo de preparo estão dispostos a seguir:

  • Cascas de 3 pomelos
  • Metade de 1 limão
  • 1 colher (de chá) de sal
  • Açúcar (mesma quantidade de gramas das cascas dos pomelos).

Corte as cascas do pomelo deixando a parte da pele branca. Em seguida, esfregue a pele da fruta com sal, lave-a com água e corte em tiras. Agora é hora de pesar para saber a quantidade de açúcar que deve ser utilizada (as medidas devem ser iguais).

Coloque as cascas em uma panela com água e sal, depois leve ao fogo. Após ferver, troque a água e deixe de molho. No dia seguinte, troque a água e ferva novamente. Após essas duas fervuras, escorra.

Em uma outra panela, coloque a pele da fruta com metade do açúcar, um pouco de água e o sumo do limão. Deixe cozinhando em fogo médio e tampe. Após 15 minutos, despeje a outra parte do açúcar e mexa. Você saberá que está no ponto quando a calda se transformar em uma espuma branca.

Retire as cascas e e espalhe-as em uma grade até esfriar. Finalize passando cada pedaço em um prato com açúcar, assim elas não vão grudar uma na outra. (11)

Contraindicações

Apesar de ser uma fruta, o pomelo é contraindicado para pessoas que tomam remédios para hipertensão ou para alergias. Isso porque ele pode aumentar a biodisponibilidade dos medicamentos no organismo e causar toxidade. (1)

Curiosidades

Essa fruta pertence à família das Rutáceas e seu nome científico é Citrus paradisi. Considerada o maior cítrico do mundo, ela pode medir até 15 centímetros de diâmetro. 

Sua casca é muito grossa e a polpa pode ser mais doce ou mais azeda, dependendo da sua variedade. Falando nisso, existem pelo menos dois tipos desse fruto, um de polpa branca amarelada e outro de cor rosa avermelhada. 

Outra curiosidade é que o alimento pode ser utilizado em alguns cruzamentos para novas frutas. Enquanto a toranja é feita a partir do cruzamento entre um pomelo e uma laranja, o tangelo (ou tângera) é resultante do cruzamento entre pomelo e tangerina. (4,5)

Cascas e sementes na medicina natural

Na China, as cascas dessa fruta cítrica também são aproveitadas para um cozimento usado em um ritual de limpeza do corpo. Mas esse não é o único uso diferente dessa parte da planta.

Através da casca também é possível extrair um óleo aplicado nas sessões de aromaterapia. Além disso, as sementes rendem um óleo rico em gorduras insaturadas, por isso pode ser utilizado como o azeite de oliva, pois são bastante semelhantes. (1,5)

Referências

(1) OLIVEIRA, Roberto Pedroso de; et al. “Pomelos: Informações básicas sobre o cultivo e cultivares apirênicas recomendadas para o Rio Grande do Sul“. Embrapa, 2007. Disponível em: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/745896/1/documento198.pdf. Acesso em: 10 de janeiro de 2019.

(2) OLIVEIRA, Roberto Pedroso de; et al. “‘Flame’: Pomelo de polpa bem vermelha e sem sementes“. Embrapa. Disponível em: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/914881/1/FLAMEPOMELODEPOLPA.pdf. Acesso em: 10 de janeiro de 2019.

(3) Biblioteca Virtual em Saúde. “Alimentos funcionais“. Ministério da Saúde, 2009. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/220_alimentos_funcionais.html?utm_source&. Acesso em: 10 de janeiro de 2019.

(4) Fundação Espanhola de Nutrição. “Pomelo“. Disponível em: http://www.fen.org.es/mercadoFen/pdfs/pomelo.pdf. Acesso em: 10 de janeiro de 2019.

(5) Wisconin Department of Public Instruction. “Pomelo“. Disponível em: https://dpi.wi.gov/sites/default/files/imce/school-nutrition/pdf/fact-sheet-pomelo.pdf. Acesso em: 10 de janeiro de 2019.

(6) TOH, J.J.; KHO, H.E.; AZRINA, A. “Comparison of antioxidant properties of pomelo [Citrus Grandis (L) Osbeck] varieties“. International Food Research Journal, 2013. Disponível em: http://www.ifrj.upm.edu.my/20%20(04)%202013/22%20IFRJ%2020%20(04)%202013%20Azrina%20(403).pdf. Acesso em: 10 de janeiro de 2019.

(7) CAENGPRASATH, Natarin; et al. “The protective efects of pomelo extract (Citrus grandis L. osbeck) against fructose-mediated protein oxidation and glycation“. EXCLI Journal, 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/271191463_The_protective_effects_of_Pomelo_extract_Citrus_grandis_L_Osbeck_against_fructose-mediated_protein_oxidation_and_glycation. Acesso em: 10 de janeiro de 2019.

(8) TORRES, Natália M. P.; et al. “A química dos produtos finais de glicação avançada“. Revista Virtual de Química, 2018. Disponível em: http://static.sites.sbq.org.br/rvq.sbq.org.br/pdf/v10n2a13.pdf. Acesso em: 10 de janeiro de 2019.

(9) MANELA-AZULAY, Mônica; et al. “Vitamina C“. Anais Brasileiros de Dermatologia, 2003. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962003000300002. Acesso em: 10 de janeiro de 2019.

(10) Cookidoo. “Zumo integral de pomelo con miel“. Disponível em: https://cookidoo.pt/recipes/recipe/pt-PT/r40232. Acesso em: 10 de janeiro de 2019.

(11) Annie. “糖漬柚子皮“. Icook. Disponível em: https://icook.tw/recipes/136439. Acesso em: 13 de janeiro de 2019.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.