Pilates: a terapia para equilibrar o corpo, mente e espírito

Praticar pilates é ter uma manutenção de qualidade de vida, pois é um exercício que trabalha com todo o corpo do indivíduo

A correria do dia a dia acaba prejudicando diversos setores da vida, como a alimentação e o estado de espírito das pessoas. Assim, a cada dia mais nos deparamos com indivíduos que possuem uma saúde física deficiente e uma mente transtornada de preocupações decorrentes da rotina.

Por esta razão, algumas pessoas procuram nos exercícios físicos uma válvula de escape para equilibrar o corpo e a mente. Um destes métodos, que auxilia as pessoas diariamente, é o pilates. De acordo com a professora PHD de pilates, Eliane Coutinho, este tipo de filosofia é baseada em princípios que tem como função gerar equilíbrio entre corpo, mente e espírito.

Como funciona o pilates?

Para Eliane Coutinho, praticar pilates é ter uma manutenção de qualidade de vida, pois é um exercício que trabalha com todo o corpo do indivíduo. “O Pilates não trabalha músculos isolados, nem exercícios simples para ganho de definição muscular.

Pilates: a terapia para equilibrar o corpo, mente e espírito

Foto: depositphotos

Ele é um método que trabalha com o principio da concentração, no qual a conexão entre a mente e o corpo gera maior ativação muscular aumentando o ganho de força”, explica a PHD.

Assim, o paciente pode ter o ganho de flexibilidade e ainda reabilitar diversas disfunções músculos-esqueléticos. Desta forma, fica mais fácil desempenhar as mais variadas atividades do dia a dia, sem sentir dores no corpo ou uma certa pressão na mente.

“O estado de concentração também ajuda na diminuição do stress e maior conexão consigo mesmo. Dessa forma, o método proporciona mais do que benefícios musculares, um ganho mental e corporal. Nesse método, o indivíduo se conecta consigo, absorvendo todos os benefícios do exercício, quando executados em total concentração e controle”, conta.

Benefícios desta prática

Além dos efeitos positivos já citados anteriormente, Eliane ainda esclarece que este tipo de atividade pode ser desempenhada por qualquer pessoa, desde os mais novos até os mais velhos. “Os benefícios do método auxiliam, desde uma criança estimulando a concentração, diminuindo o nível de dispersão e hiperatividade, até idosos que perderam força, flexibilidade, controle e equilíbrio”, destaca.

Entre os benefícios que o pilates proporciona ao corpo, a PHD ressalta alguns deles, como:

  • Manutenção da saúde;
  • Ganho de hipertrofia, força e flexibilidade;
  • Melhora a destreza e habilidade motora;
  • Reabilita disfunções, como as doenças da coluna vertebral;
  • Melhora as perdas musculares e articulares adquiridas após lesão esportiva ou lesões ortopédicas;
  • Ajuda nas disfunções como a osteoporose.

Veja também:

Exercícios para alongar a coluna em casa

Sobre o autor

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.