Pernas lisas, sem varizes ou vasinhos!

Existem alguns métodos e segredinhos naturais para ter as pernas sem varizes, lisas e com bela aparência. O melhor disso tudo é que a maioria dessas receitas caseiras usa ingredientes comuns em todas as casas. Está curiosa (o)? Confira nossas dicas para ficar com as pernas perfeitas!

De acordo com os padrões de beleza, as pernas são uma grande requisito estético, principalmente para as mulheres. Mas, além do quesito beleza, a saúde das pernas é super importante. Sendo assim, é necessário cuidar da circulação, pele e articulações dos membros inferiores.

Pensando nisso, vamos te dar algumas dicas para melhorar a saúde das suas pernas e, de brinde, deixá-las mais bonitas e atraentes. Portanto, sempre leve em consideração a ideia de que sua saúde é mais importante do que os padrões estéticos.

As varizes e vasos aparentes são uma das principais queixas quando o assunto é a aparência das pernas. Dependendo do grau dessa condição, as varizes podem deixar de ser um problema estético e se tornar um problema de saúde grave. Por isso, confira as informações abaixo!

O que são as varizes?

As varizes são veias dilatadas que se desenvolvem abaixo da pele (1). Elas são tortuosas e apresentam coloração esverdeada ou azulada. Dependendo da gravidade, pode apresentar ramificações de cor avermelhada. Acomete principalmente as pernas, coxas e pés, e podem ser de pequeno, médio ou grande calibre.

Mulher mostrando as pernas

Babosa e borra de café podem ser utilizados no combate às varizes (Foto: depositphotos)

Na maioria dos casos, as varizes não apresentam sintomas. Entretanto, são consideradas um problema estético, que prejudica a aparência das pernas. Além disso, as varizes são sinais do envelhecimento, o que muita gente busca prevenir ou “esconder”.

Nos casos mais graves, as varizes podem trazer sintomas como fadiga, inchaço, coceira e sensação de peso nas pernas (2). Também, em alguns casos, as varizes podem causar má circulação nas pernas a ponto de ser necessária uma intervenção cirúrgica.

Soluções naturais para evitar as varizes

As varizes são um problema que pode ser prevenido e combatido facilmente com o uso de produtos naturais e algumas receitas caseiras. Neste tópico, vamos te mostrar uma lista com os principais remédios naturais comprovadamente eficazes contra as varizes. Veja:

  • Babosa (Aloe vera)
  • Hamamélis
  • Chá de salsa
  • Borra de café.

Essas receitas naturais contra varizes possuem eficácia comprovada pela ciência e pela medicina. Existem sim outros métodos e outros ingredientes que previnem e combatem o problema, mas escolhemos aqueles que possuem comprovação científica da sua veracidade. Confira nossas referências no final deste artigo.

Abaixo, veja um pouco mais sobre cada um dos métodos naturais listados e como usá-los para resolver o problema das varizes!

1. Babosa (Aloe vera)

O gel de babosa é usado comumente de forma medicinal e estética. Para o combate das varizes, os cientistas afirmam que as substâncias da babosa fazem bem para a pele e a circulação sanguínea (3), o que previne e combate às varizes.

Além disso, o gel de babosa ainda possui substâncias adstringentes, regula o pH da pele, é hidratante e possui ação anti-inflamatória. Muitos benefícios naturais, não é mesmo?

Modo de usar: Extraia o gel das folhas de babosa, o suficiente para a área onde estão as varizes ou onde você quer evitá-las. Antes de dormir, massageie suavemente o local e espere o gel secar na pele. Durma e enxágue pela manhã. Faça isso todas as noites ou, pelo menos, trêa vezes na semana.

2. Hamamélis

Você já ouviu falar sobre a hamamélis? Trata-se de uma plantinha rica em benefícios para a circulação. O chá de hamamélis ajuda a prevenir inflamações, melhora a circulação do sangue e ainda fortalece as veias, para que elas não se quebrem e resultem em varizes (4).

Modo de usar: Faça uma xícara de chá de hamamélis. Aqueça uma xícara de água filtrada, adicione 1 colher (de sopa) de folhas secas da planta e, em seguida, tampe por 10 minutos. Por fim, coe e beba sem adoçar. Tome o chá um dia sim e um dia não.

3. Chá de salsa

Outra grande e potente receita contra as varizes é o chá de salsa. Poucas pessoas sabem, mas a ciência já comprovou que a salsa é rica em propriedades anti-inflamatórias que melhoram a circulação sanguínea e evitam a dilatação das veias causadas por falta de nutrientes (5).

Além disso, algumas pesquisas apontam que o chá de salsa também serve para o combate às estrias. Para isso, é necessário tomar e aplicar o chá sobre a região onde estão as estrias. Com algumas semanas de aplicação, essa questão estética vai ficando menos visível.

Modo de usar: Em uma xícara com água quente, adicione 1 colher (de sopa) de folhas de salsa e tampe por 10 minutos. Em seguida, coe e beba sem adoçar. Tome uma xícara por dia para obter os benefícios para a circulação.

4. Borra de café

As borras (pó usado) de café também podem ser aliados quando o assunto é acabar com as varizes. Um estudo realizado na Suécia descobriu que a cafeína ajuda na microcirculação sanguínea e melhora a qualidade da pele (6).

Modo de usar: Após coar o café, guarde a borra. Quando estiver fria, aplique sobre a pele e massageie levemente a região onde estão as varizes. Em seguida, enxágue com água corrente. Uma dica é fazer esse processo antes do banho. Repita o processo de três a quatro vezes na semana.

Quais são as causas das varizes?

Em primeiro lugar, as varizes são fatores naturais e genéticos. Há pessoas que nunca desenvolvem varizes e outras que começam a ter varizes muito cedo.

Mas o principal causador desse problema é o envelhecimento, pois quando as veias vão perdendo a elasticidade, fica mais difícil mandar o sangue das pernas em direção ao coração.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, a nossa estrutura venosa e arterial precisa de muita força para bombear o sangue das pernas para cima. Nesse processo, o sangue passa por válvulas nas veias, que se abrem e fecham para o sangue passar.

Com a perda da elasticidade das veias, essas válvulas passam a não funcionar corretamente, então o sangue fica contido nas pernas, principalmente, e surgem as varizes.

Cerca de 30% da população mundial apresenta varizes (2). Nesse total, 70% são mulheres e 30% são homens. Elas costumam aparecer a partir dos 30 anos de idade e podem piorar com o avanço dos anos.

Além disso, existem alguns fatores contribuintes para o surgimento das varizes. São eles:

  • Obesidade
  • Herança genética (de avós e pais para filhos)
  • Tabagismo
  • Gravidez
  • Sedentarismo
  • Pílulas anticoncepcionais
  • Reposição hormonal.

Todos os fatores citados acima modificam a circulação sanguínea. Desse modo, podem provocar ou aumentar as chances do desenvolvimento de varizes. Sendo assim, é importante procurar evitá-las, principalmente se você se encaixa em um destes fatores.

Referências

  1. BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE (BVS) – Varizes. Ministério da Saúde. Governo Federal do Brasil. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/247_varizes.html. Acesso em 11 de abril de 2019.
  2. BLOG DA SAÚDE (MINISTÉRIO DA SAÚDE) – O que causam as varizes? Governo Federal do Brasil. 2014. Disponível em: http://www.blog.saude.gov.br/34909-o-que-causam-as-varizes. Acesso em 11 de abril de 2019.
  3. RIPPON, M., PERRIN, A., DARWOOD, R., OUSEY, K. The potential benefits of using aloe vera in stoma patient skin care. 2017. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28328276. Acesso em 11 de abril de 2019.
  4. TRUEB, R. M. North American Virginian Witch Hazel (Hamamelis virginiana): Based Scalp Care and Protection for Sensitive Scalp, Red Scalp, and Scalp Burn-Out. 2014. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25210333. Acesso em 11 de abril de 2019.
  5. PULLAR, J. M., CARR, A. C., VISSERS, M. C. M. The Roles of Vitamin C in Skin Health. 2017. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28805671. Acesso em 11 de abril de 2019.
  6. TESSELAR, E., NEZIREVIC DERNROTH, D., FARNEBO, S. Acute effects of coffee on skin blood flow and microvascular function. 2017. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28625890. Acesso em 11 de abril de 2019.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Avatar
24 anos, é jornalista e produtor de conteúdo especializado. Atua com produção jornalística há 4 anos. Vencedor do prêmio de empreendedorismo digital “Academic Winner 2017”, promovido pela DeVry University na Califórnia, Estados Unidos. Tem no currículo trabalhos em emissoras de televisão, jornal impresso, revistas e internet. É pernambucano e tem como hobbies escrever, jogar videogames, cinema e estudos sociais.