Esfoliante caseiro: 21 receitas para o rosto oleoso e corpo

Este conteúdo faz parte da categoria Medicina Alternativa e pode conter informações que carecem de estudos científicos e/ou consenso médico.

O esfoliante caseiro é uma ótima solução para cuidar da pele do rosto e do corpo em casa. Ele pode ser usado para ajudar a hidratar, tirar manchas, tirar oleosidade e até para clarear e limpar a pele.

A esfoliação com produtos naturais traz muitos benefícios para a pele, além de não ser agressiva.

É possível usar ingredientes como mel, açúcar mascavo, café, azeite, aveia dentre outros. Mas é preciso tomar cuidado, pois existem receitas específicas para o rosto, para o corpo e até para os lábios. (1)

Esfoliante caseiro para o rosto

Segundo a biomédica e esteticista Mary Nobrega, a particularidade da esfoliação facial é a sua ação de limpeza profunda. “Ela desintoxica a pele, tornando-a nitidamente mais lisa, suave e luminosa, devolvendo seu aspecto natural”, diz.

Potes com mel, café e açúcar
Fazer a esfoliação com ingredientes naturais traz benefícios e não agride a pele (Foto: depositphotos)

Confira as receitas caseiras de esfoliante caseiro para o rosto indicadas pela profissional:

1. Com café

Separe a borra do café, aquela que sobra no filtro após fazer a bebida. Passe no rosto todo fazendo movimentos circulares suaves e deixe agir por, no máximo, 1 minuto. Depois, é só enxaguar com água.

2. Com café e azeite

Lave bem o rosto com sabonete neutro. Num potinho, coloque ½ xícara de café em pó e adicione 2 colheres (de sopa) de azeite. Misture até virar uma pastinha. Aplique na pele úmida fazendo movimentos circulares por 2 minutos. Enxágue normalmente.

“A esfoliação com café e azeite é eficiente porque o café é perfeito para tirar as células mortas e a reativar a circulação; enquanto o azeite hidrata e nutre a pele”, explica Mary.

3. Com café e mel

Num pote, coloque 1 colher (de chá) de pó de café e 2 colheres (de chá) de mel e misture bem os ingredientes. Aplique no rosto, já limpo, com a ajuda de um pincel de maquiagem. Com as mãos, espalhe a mistura e massageie levemente com movimentos circulares. Deixe agir por cerca de 10 minutos e enxágue.

Esfoliante caseiro corporal

Mulher esfoliando braço
A esfoliação atua na renovação da pele, eliminando as células mortas e as impurezas (Foto: depositphotos)

No corpo, a esfoliação é eficaz contra celulite, gordura localizada e ainda evita pelos encravados.

“Recomenda-se fazer uma esfoliação três dias antes da depilação para remover células mortas e afinar a pele, e três dia depois para evitar que os pelos se encravem”, acrescenta Mary. 

A biomédica diz também que, quando feita no verão, a esfoliação assegura um bronzeamento natural, uniforme e duradouro.

Ela pode ser feita na forma de massagem corporal, pois tem características relaxantes e revigorantes. Ela recomenda as seguintes receitas:

1. Com mel

  • 1 colher (de sopa) de mel
  • 1 colher (de sopa) de açúcar
  • 1 colher (de sopa) de óleo de amêndoas.

2. Com café

  • 1 colher (de sopa) de café em pó
  • 4 colheres (de sopa) de óleo de amêndoas
  • 2 colheres (de sopa) de água.

3. Com azeite

  • 5 colheres (de sopa) de azeite
  • 2 colheres (de sopa) de açúcar.

Para aplicar, basta misturar todos os ingredientes e passar na área desejada do corpo com movimentos leves. Após isso, enxágue com água morna.

Esfoliante caseiro para cada tipo de pele

Três mulheres com peles diferentes
Os ingredientes para a esfoliação devem ser escolhidos a partir de cada tipo de pele (Foto: depositphotos)

Mary ressalta que cada tipo de pele merece um cuidado especial. Saiba quais são as indicações de esfoliante caseiro para peles normais, secas, oleosas, sensíveis e maduras.

Peles oleosas, com acne ou mistas 

Neste tipo de pele, Mary indica principalmente os esfoliantes feitos com açúcar em conjunto com outros ingredientes. “Eles são ótimos para livrar a pele de cravos e espinhas, pois removem a pele morta e aumentam o fluxo sanguíneo e a oxigenação da epiderme, melhorando a textura”, explica a profissional. 

Porém, ela diz que em casos de acne moderada a grave, deve-se evitar a esfoliação. “Pode ocorrer a ruptura das pústulas, havendo risco de infectar as glândulas sebáceas, agravando o problema. Já a acne leve pode se beneficiar com esfoliação suave, sob orientação médica”, esclarece. 

Segundo a esteticista, a aplicação deve ser feita com intervalos de oito em oito dias e a flexão dos dedos ao aplicar deve ser de movimentos bem leves para não causar lesões maiores na pele.

“Faça movimentos suaves e circulares, colocando uma leve pressão enquanto espalha o produto pelo rosto. Em regiões mais ásperas, deve-se aumentar um pouco a pressão da esfoliação. Deixe o esfoliante agir por alguns minutos e remova com água morna”, ensina. 

Mulher com acne no rosto e colo
A pele com acne pode receber a esfoliação de 8 em 8 dias, com misturas à base de açúcar (Foto: depositphotos)

Confira as receitas caseiras indicadas pela especialista:

1. Com limão, fubá e açúcar

 Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de açúcar
  • 1 colher (de sopa) de fubá
  • 1 colher (de sopa) de óleo de amêndoas
  • 1 colher (de sopa) de suco de limão.

Como fazer

Misture todos os ingredientes num recipiente de plástico e aplique no rosto, friccionando suavemente em movimentos circulares.

Passe bastante nas regiões mais oleosas do rosto, como a testa, o nariz e o queixo. Depois, lave com água morna e seque com uma toalha macia, sem esfregar. Use uma pequena quantidade de hidratante próprio para o rosto, livre de óleo.

2. Com mel, açúcar mascavo e aveia

“O açúcar mascavo com mel e aveia formam uma mistura muito nutritiva e com propriedades esfoliantes, capaz de ajudar a controlar a oleosidade da pele”, explica Mary.

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) de mel 
  • 2 colheres (de sopa) de açúcar mascavo 
  • 1 colher (de sopa) de aveia em flocos finos.

Como fazer

Misture os ingredientes até formar uma pasta e passe no rosto ou corpo delicadamente, fazendo movimentos circulares. Deixar agir por até dez minutos e enxágue com água morna.

3. Com suco de pepino e açúcar

De acordo com Mary, o suco de pepino tem muitas qualidades que ajudam a limpar e clarear a pele, removendo o excesso de oleosidade, impurezas e manchas. Já o  açúcar tem a ação de esfoliar, removendo as células mortas e desobstruindo os poros.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de suco de pepino
  • 1 colher (de sopa) de açúcar cristal.

Como fazer

Aplique a mistura dos ingredientes, com uma fricção suave, e deixar agir por 10 minutos. Enxágue com bastante água morna até remover todo o produto. 

4. Com bicarbonato e mel

“A combinação do bicarbonato de sódio com mel é ótima para a remoção de células mortas e controle de oleosidade, muito útil para o combate contra os cravos e espinhas”, diz a especialista.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de bicarbonato de sódio
  • 1 colher (de sopa) de mel.

Como fazer

Misture os ingredientes até ficar homogêneo e passe suavemente com movimentos circulares na pele. Deixe agir por 5 minutos. Em seguida, enxágue com bastante água morna.

Peles normais a secas

Para pessoas com esse tipo de pele, a recomendação da profissional é que a esfoliação seja feita de uma a duas vezes por semana. 

“As peles ressecadas renovam as células mais lentamente e acumulam grande quantidade de escamas na superfície. Duas esfoliações por semana conseguem diminuir a espessura da camada córnea, reativando a renovação celular”, explica Mary. 

Tigela com amêndoas
Tanto o azeite como o óleo de amêndoas podem ser usados para esfoliar as peles normais e secas (Foto: depositphotos)

Veja algumas receitas indicadas para quem tem a pele mais seca:

1. Com açúcar e azeite

De acordo com a biomédica, o açúcar ajuda acabar com os pontos pretos e o azeite é um hidratante natural, o que torna a mistura ideal para um bom esfoliante caseiro. 

Ingredientes

  • 4 colheres (de sopa) de açúcar 
  • 2 colheres (de sopa) de azeite.

Como fazer

Coloque o açúcar em um recipiente, adicione o azeite e misture por um minuto. Aplique no chuveiro durante o banho, espalhando por todo o corpo com movimentos circulares. Enxágue com água morna.

2. Com aveia e amêndoa

“A aveia tem um alto teor de proteínas e compostos anti-histamínicos. Isso ajuda a controlar a coceira, além de hidratar e equilibrar o nível de pH. Além disso, as amêndoas possuem vitamina E e têm efeito antioxidante”, aponta Mary. 

Ingredientes

  • 4 colheres (de sopa) de aveia
  • 1 colher (de sopa) de mel
  • 1 maçã
  • Óleo de amêndoa.

Como fazer

Combine a aveia, o mel e o óleo de amêndoa. Misture bem, depois corte uma maçã e adicione à mistura para gerar um efeito antioxidante. Aplique no rosto ou em outras partes do corpo com massagens circulares. Deixe por 15 minutos e enxágue até que não haja mais resíduos.

Peles sensíveis 

Muita gente acha que a esfoliação não pode ser feita na pele sensível, porém Mary diz que quem tem tendência à sensibilidade pode sim aderir a esse ritual de beleza. 

Pote com aveia e azeite
A esfoliação na pele sensível deve ser feita com ingredientes suaves, como a aveia (Foto: depositphotos)

“Nesse caso, a esfoliação precisa ser feita com moderação. O ideal é fazer de 15 em 15 dias com produtos mais suaves e grânulos mais aveludados. Siga sempre as indicações do seu dermatologista”, orienta a esteticista.

Conheça as receitas sugeridas por Mary:

Opção 1

  • 2 colheres (de sopa) de aveia
  • 1 colher (de sopa) de mel.

Opção 2

  • 30 g de aveia
  • 125 ml de iogurte (natural ou de morango)
  • 3 morangos 
  • 1 colher (de sopa) de mel.

Opção 3

  • 1 colher de aveia
  • 3 colheres de leite
  • 1 colher de bicarbonato de sódio.

Opção 4

  • 2 colheres de aveia
  • 1 colher de açúcar mascavo
  • 3 colheres de azeite.

Como fazer

Misture os ingredientes e aplique no rosto ou no corpo com pequenos movimentos circulares por toda a pele. Ao terminar, lave bem com água fria e hidrate a pele com um bom creme hidratante.

“Além de limpar a pele sensível com esfoliação, é muito importante passar um tonificante para reequilibrar o pH, passar um hidratante após o banho e usar protetor solar todos os dias”, complementa Mary.

Peles maduras

Peles maduras possuem uma taxa de renovação menor, por este motivo, Mary recomendar esfoliar duas vezes por semana, porém sempre com esfoliantes mais suaves. Veja uma das receitas:

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de açúcar cristal
  • 1 colher (de sopa) de azeite extravirgem.

Como fazer

Coloque os dois ingredientes em um recipiente pequeno e misture com uma colher até formar uma pasta homogênea. Antes do banho, aplique com leves massagens circulares sobre a pele levemente umedecida.

Tome cuidado para não pressionar demais. A aplicação pode ser feita em todo rosto, com atenção especial à área dos olhos, pescoço e boca, onde a pele é mais fina.

Esfoliante labial 

Mulher com dedo nos lábios
Assim como o corpo, os lábios também precisam de esfoliação (Foto: depositphotos)

A esfoliação labial é indicada para renovar a pele dos lábios. Ela elimina as células mortas e deixa região mais macia e com um aspecto uniforme. 

“O procedimento não deve ser feito por quem está com os lábios muito ressecados ou feridos, já que sua ação abrasiva pode piorar o quadro. Nestes casos, o ideal é hidratar bastante os lábios até que eles se recuperem”, orienta Mary. 

Ela também orienta a não esfregar o local com muita força, pois isso pode machucar os lábios. Além disso, indica manter um intervalo maior que uma semana entre as sessões, para não desgastar demais a pele.

Veja algumas receitas de esfoliante caseiro para os lábios:

1. Açúcar + óleo

Faça uma mistura de açúcar com algumas gotas de azeite até obter uma textura pastosa. Esfregue nos lábios com o próprio dedo, fazendo movimentos circulares suaves. Deixe agir por alguns minutos e enxágue. Seque com uma toalha e finalize com um lip balm.

2. Açúcar + mel

Prepare uma pasta de uma parte de açúcar para duas partes de mel e aplique sobre os lábios com os dedos. Espere agir e enxágue a boca, aplicando o balm na sequência para garantir a hidratação.

3. Vaselina

Usando uma escova de dente com cerdas retas e macias, aplique um pouco do produto sobre os lábios, fazendo movimentos circulares. Ao final da esfoliação, deixe a vaselina nos lábios para que sejam reidratados.

4. Bicarbonato de sódio

Misture o bicarbonato com um pouco de água até obter uma pasta. Usando uma escova de dente com cerdas retas e macias, aplique a solução, fazendo movimentos circulares. Enxágue a mistura, seque devagar com uma toalha e aplique um lip balm.

Benefícios da esfoliação

A esfoliação é um tratamento que ajuda na renovação da pele, eliminando as células mortas e as impurezas que a deixam envelhecida, seca e desidratada. (2)

“A eliminação das células mortas remove as impurezas, desobstrui os poros e, consequentemente, melhora a respiração cutânea, permitindo que a pele possa absorver de maneira eficaz os benefícios dos cremes e cosméticos que serão aplicados posteriormente”, ensina Mary.

Além disso, a remoção de pele morta também proporciona uma ação clareadora, auxiliando em tratamentos de manchas. Outros benefícios são:

  • Melhora a textura da pele, deixando-a mais suave, uniforme e tonalizada;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Atenua e combate rugas e linhas de expressão;
  • Previne a oleosidade excessiva e o aparecimento de acnes e cravos;
  • Ajuda a elimina manchas e marcas de acnes;
  • Estimula a produção de células novas com mais colágeno.

Cuidados

Para finalizar, Mary alerta que a esfoliação não é recomendada em alguns casos, como: feridas e lesões cutâneas, dermatites, machucados ou queimaduras, estado febril, trombose venosa profunda, hemorragias e câncer.

“O atrito que a esfoliação promove poderá irritar a pele e agravar os problemas. Além disso, não faça esfoliação na área dos olhos”, complementa. 

A profissional destaca ainda a importância de hidratar bem a pele depois de esfoliada, para acalmar o tecido cutâneo. 

*Esse artigo foi feito com a colaboração da profissional em Biomedicina Estética, Mary Nobrega.

Referências

(1) NEIVA, Juliana et al. Guia prático da beleza. Por dentro e por fora. Editora Objetiva LTDA. Rio de Janeiro. 2013. Disponível em: https://bit.ly/2XhPRDC. Acesso em: 25 de maio de 2020.

(2) PEREZ, Erika; VASCONCELOS; Maria Goreti de. Técnicas Estéticas Corporais. Saraiva Educação LTDA. 1ª ed. São Paulo. 2014. Disponível em: https://bit.ly/2MfObnR. Acesso em: 25 de maio de 2020.

Sobre o autor

Jornalista, possui especialização em Jornalismo Cultural e também atua na área de marketing de conteúdo e produção audiovisual. Registro Profissional MTB-RJ: 36167.