Páscoa sem chocolate não dá! Aprenda a fazer ovo de Páscoa saudável

Saiba como aproveitar as delícias da Páscoa sem medo de prejudicar o organismo. Confira dica de nutricionista

Uma das épocas mais esperadas do ano para os chocólatras de plantão finalmente está se aproximando. A Páscoa é a data onde o ovo de chocolate é usado como um dos seus principais símbolos. Mas a maioria desses doces contém muitos ingredientes que podem trazer malefícios para a saúde.

Não é necessário deixar de aproveitar as delícias dessa data por medo de prejudicar a saúde. A nutricionista e pedagoga Fabiana Pedrosa, da Tia Cantinas + Saudáveis, alerta para a enorme variedade que existe disponível no mercado, alguns saudáveis e outros nem um pouco.

Segundo a especialista o mais indicado é consumir chocolate que tem 100% de cacau, ou o mais próximos disso. O cacau, além de ser uma excelente fonte de energia, também contém altas taxas de fósforo e vitamina C, o que o torna uma ótima maneira de reforçar o sistema imunológico. “Além disso, é um poderoso antioxidante, por ser rico em flavonoides”, diz a nutricionista.

Páscoa sem chocolate não dá! Aprenda a fazer ovo de Páscoa saudável

Foto: depositphotos

Malefícios do chocolate

Abusar do chocolate ao leite pode gerar malefícios como o ganho de peso, complicações na pele, aumento do colesterol e açúcar no sangue e ainda pode causar dependência.

Além de substituir o ovo de Páscoa por um que tenha um percentual maior de cacau, outra forma ainda saudável é trocar por outro ingrediente semelhante e que proporcione ainda mais nutrientes ao organismo.

Ovo de Páscoa de alfarroba

Alfarroba é uma alternativa ao chocolate, sem glúten e muito mais saudável. Naturalmente doce, a planta dispensa o uso do açúcar na fabricação do produtos, não contém estimulantes como a cafeína e teobromina e é rica em vitaminas e minerais.

Em apenas 100g do produto você consegue encontrar 303mg de cálcio, 633mg de potássio e 126mg de fósforo, além de outros minerais como ferro, zinco e as vitaminas E, B6 e B12 e ainda rende 6 ovinhos.

Ovo de Páscoa saudável

Ingredientes

-100 g de alfarroba Compre duas barrinhas de alfarroba, de 50 g cada.
-2 bowls (pelo menos uma das vasilhas deve ser de vidro, para ir em banho-maria)

Modo de preparo

Corte a alfarroba em pequenos pedaços, coloque-os em uma vasilha de vidro e derreta em banho-maria mexendo sem parar. Espere a alfarroba esfriar um pouco e preencha as forminhas. Para retirar o ar e assentar a alfarroba derretida, dê leves batidinhas com o fundo da forma em uma superfície lisa.

Deixe na geladeira por aproximadamente 4 horas. Depois, cubra com papel alumínio e embrulhe com papel celofane de sua preferência.

Sobre o autor

Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School, em Bournemouth (UK) e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.