Para que serve o chá de taiuia? Veja os benefícios e propriedades

Essa planta pode ser utilizada para diversos fins medicinais, na forma de chá ou cataplasma

Você sabe para que serve o chá de taiuia? Nesse texto você vai conferir quais as propriedades e os benefícios que essa bebida agrega a saúde, quais doenças consegue evitar e/ou tratar e qual a melhor forma de consumir o chá. Ao longo desse material você também vai aprender a preparar essa bebida. Boa leitura!

Você sabia que tomar chá todos os dias pode melhorar sua saúde? Isso mesmo. De acordo com uma pesquisa feita da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos, tomar chá diariamente pode fazer um grande bem ao organismo.

Muitos deles melhoram o sistema imunológico, diminuem as doenças cardíacas, previnem contra o câncer e controlam a pressão alta.

Chá de taiuia serve para que?

O chá de taiuiá é indicado para prevenir doenças respiratórias. A planta tem o nome científico Lobelia inflata e pertence à família das Campanulaceae.

O chá de taiuia serve para combater problemas respiratórios

Por ser tóxica, essa planta e seu chá não devem ser consumidos com exagero (Foto: Reprodução | Wikimedia Commons)

Diferentemente do que muita gente pensa, tomar chá exige liberação médica, sim. Isso porque as ervas atuam diretamente no nosso organismo e podem tanto fazer bem, como prejudicar nossa saúde. Isso tudo vai depende da indicação delas.

Benefícios e Propriedades da taiuia

A taiuiá é um caso típico. Ela pode ser tóxica e não pode ser misturada com determinados tipos de medicamentos. Seus princípios ativos são: isolobelanine e alcaloide.

É indicada para problemas respiratórios como enfisema crônico, asma, bronquite, tosse e coqueluche. Pode ser utilizada para expulsar muco. Muitas pessoas fazem uso do chá de taiuiá para combater o tabagismo, pois suas substâncias substituem a nicotina no organismo.

Veja tambémChá de tussilagem é recomendado para tosse, bronquites e catarro

Como fazer o chá de taiuia

A taiuia também é conhecida por tayuya, caiapó, ana-pinta e abobrinha-do-mato. A planta pode atingir até dois metros de altura e seu tronco pode chegar a 20 cm de diâmetro.

O chá de taiuiá deve ser consumido em pouca quantidade. Você deve colocar meia colher (de chá) da planta para cada 400ml de água. Você deve deixar ferve por até 15 minutos, coar e tomar uma vez ao dia.

Contraindicações desse chá

Por conta de uma substância tóxica presente na taiuia, um adulto só pode tomar até 20ml do chá por dia e preservar o intervalo de até 12 horas até a próxima dose.

Por conta disso, é contraindicado que crianças, gestantes, lactantes ou idosos com saúde fragilizada tomem o chá de taiuia. A substância considerada nociva em altas doses é a cucurbitacina.

Usos da taiuia

Algumas pessoas fazem uso externo do taiuia como cicatrizante. Para isso, fazem uma espécie de pasta com as folhas da planta, para isso é só macerar as folhas e misturar com um copo de água fria até conseguir formar uma espécie de creme.

Depois é só colocar água para ferver e aplicar da seguinte forma: coloque a pasta de taiuia em cima da ferida, e por cima coloque um pano quente que foi mergulhado nessa água fervente. Mantenha o pano sobre a pasta até que o mesmo esfrie.

Veja também: Chá das folhas e cascas do cajueiro: Um poderoso cicatrizante!