Confira os malefícios de consumir enlatados e saiba como os evitar

Mesmo se valendo da praticidade, os enlatados oferecem grandes riscos à saúde do nosso corpo. Entenda

Muito encontrado nas prateleiras de supermercados e nas dispensas de nossas casas, o alimento enlatado nos ajuda a economizar bastante tempo e dinheiro. Mas podemos acabar pagando um preço muito mais alto por consumi-los e com a moeda mais cara do mercado: a nossa saúde.

Para aumentar o tempo de validade dos alimentos enlatados, que são bem superiores aos naturais, altas dosagens de conservantes são adicionadas ao produto e os valores nutritivos são drasticamente diminuídos. A grande quantidade de conservantes usados nos alimentos enlatados pode causar diversos tipos de problemas para a saúde, que vão desde alergias e problemas gástricos até doenças mais graves, como câncer.

Além disso, o tipo de material usado para armazenar os enlatados libera substâncias tóxicas – resinas de Bisfenol-A (BPA) – que podem prejudicar a saúde.

Confira os riscos de consumir enlatados

Foto: depositphotos

A substância encontrada nos recipientes dos alimentos enlatados, segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), pode alterar o funcionamento do sistema hormonal, além de provocar modificações no desenvolvimento de órgãos sexuais internos, endometriose e até câncer.

Ainda de acordo com a SBEM, o BPA é usado na fabricação do policarbonato, resina presente na maioria dos plásticos e no revestimento interno de latas, o que evita a ferrugem e ainda previne a contaminação externa.

Quando a substância entra em contato com o organismo humano, o sistema endócrino pode ser diretamente afetado, diminuindo ou aumentando consideravelmente a ação de hormônios que são naturalmente produzidos pelo corpo, especialmente se o contato for durante a vida intrauterina, informa a SBEM.

Devo parar de comer alimentos enlatados?

O mais indicado é comer os enlatados apenas esporadicamente, em situações extremas. O hábito não pode se tornar algo diário em sua vida.

Os alimentos amassados estão propícios a conterem ainda mais bactérias. Na hora de fazer a compra dos alimentos enlatados, evite aqueles que estiverem com a embalagem estufada, machucada ou enferrujada.

Observe sempre os rótulos e opte por aqueles que apresentam uma menor quantidade de corante, conservantes e outras substâncias. Quando você abrir o enlatado confira sempre o cheiro e textura do alimento. Caso ele esteja com aparência suspeita, descarte completamente o consumo do mesmo.

A melhor escolha para a sua saúde será sempre o consumo de produtos naturais. Acrescente à sua dieta alimentos in natura que vão suprir os nutrientes necessários para o bom funcionamento do seu organismo.

Sobre o autor

Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School, em Bournemouth (UK) e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.