Os benefícios da vitamina C para o cabelo

Entre as vantagens da vitamina C para os cabelos estão a aceleração do crescimento dos fios e a prevenção da calvície

Os benefícios da vitamina C para o cabelo é apenas uma das facetas dessa vitamina. Sendo relacionada instantaneamente a imunidade do organismo humano, as fontes dessa vitamina são usadas na prevenção e tratamento de várias doenças.

Contudo, a relação entre essa substância e os cabelos ainda gera dúvidas e mitos. Vamos te ajudar a entender como a vitamina C atua com benefícios capilares.

Na tabela das vitaminas, a mais conhecida é a vitamina C. Desde crianças aprendemos que a laranja, limão e algumas outras frutas são ácidas e/ou azedas devido a presença dessa propriedade. Isso, de certa forma, é verdade, pois a vitamina C na verdade é ácido ascórbico.

Sua popularização se deve principalmente aos alimentos em que está presente, em especial as frutas. Por se tratar de um ácido, em alguns sumos, essa substância atua como protagonista, o que logicamente resulta em efeito e sabor ácido. É o caso do limão, por exemplo.

Mas não é só em frutas que essa vitamina está presente. Na realidade, as maiores fontes de vitamina C nem correspondem à frutas (Veja o tópico ‘Alimentos ricos em vitamina C’). Visto isso, confira um pouco dos benefícios desse ácido e como você pode usá-los para a melhora dos seus cabelos.

Vitamina C: o segredo para cabelos saudáveis

Um dos segredos da boa ingestão de vitamina C é que ele contribui (e muito) para a saúde e qualidade capilar. E o melhor, isso pode acontecer de duas formas.

A primeira delas é quando ingerimos a vitamina C na alimentação. A segunda, quando utilizamos a vitamina C diretamente nos cabelos.

Em primeiro lugar, estão os benefícios provenientes pela alimentação. O ácido ascórbico é responsável por fornecer qualidade, brilho, força e nutrição tanto para a pele, quanto para unhas e cabelos. Sem a vitamina C, de certeza os cabelos perdem o brilho e força, o que pode provocar queda. Confira os benefícios:

Previne e trata a queda de cabelo

A fraqueza proveniente da falta de vitaminas é uma das responsáveis pela queda de cabelo

A vitamina C é responsável por fortalecer o organismo (Foto: depositphotos)

As principais causas de perda de cabelos estão relacionadas a problemas alimentares, estresse e flutuações hormonais. Relacionada a alimentação, a fraqueza proveniente da falta de vitaminas é uma das responsáveis pela queda de cabelo.

Todo mundo sabe que a vitamina C é responsável por fortalecer o organismo e aumentar as defesas do mesmo. Logo, quando a queda de cabelo se dá pela deficiência de vitaminas no corpo, a ingestão de ácido ascórbico é a solução.

Os antioxidantes da vitamina C também ajudam o nosso organismo a absorver mais ferro. A falta de ferro no nosso corpo é também um dos motivos de cabelos fracos e quebradiços.

Além disso, deixa os fios mais resistentes, o que diminui a queda do cabelo quando a mesma acontece por outros motivos, como estresse e hormônios alterados.

Veja tambémSofre com queda de cabelo? Remédio natural elimina esse problema

Previne a calvície

A vitamina C nutre fios de cabelo a ponto de aumentar a qualidade e resistência

A vitamina C é capaz de retardar a calvície (Foto: depositphotos)

A calvície provém de uma questão genética, na maioria dos casos. Não existe um método para impedir que os cabelos caiam se for da ‘natureza’ do organismo essa característica. Entretanto, a vitamina C é capaz de retardar esse processo.

Estudos comprovam que a vitamina C nutre fios de cabelo a ponto de aumentar a qualidade e resistência dos mesmos. Dessa forma, faz com que a calvície apareça mais cedo do que deve.

Fios mais fortes possuem também raízes mais fortes, o que desacelera a calvície principalmente em pessoas jovens, mas com tendência a ficarem calvas.

Faz o cabelo crescer mais rápido

A ingestão regular de vitamina C aumenta o crescimento do cabelo

A vitamina C reforça a síntese do colágeno que faz os fios crescerem (Foto: depositphotos)

Isso mesmo! A ingestão regular de vitamina C tem grande potencial de aumentar o crescimento do cabelo. Muitas pessoas acreditam que o crescimento dos fios dizem respeito a uma pré-disponibilidade genética, o que define a velocidade. A verdade é que o cabelo cresce mais rápido quando a pessoa é saudável.

Sendo assim, o ácido ascórbico ajuda nesse processo de duas formas: fortalecendo o corpo e fornecendo a síntese do colágeno.

O colágeno é responsável pela qualidade da pele e pela construção do cabelo. A vitamina C reforça a síntese do colágeno consumido, o que faz os fios crescerem mais rápido e aumentarem o diâmetro.

Veja também: Como fazer o cabelo crescer com receita caseira feita com arroz

Acelera a remoção de tintura no cabelo

Lavar os cabelos com vitamina C retira a tintura com mais facilidade

Lavando o cabelo 2 vezes por semana, a cor da tinta vai diminuir (Foto: depositphotos)

Algumas cores de tinta para cabelos são muito difíceis de sair. É o caso do vermelho, tons escuros e tonalizantes de cor. Se você quer se livrar da cor que colocou nos fios, lavá-los com vitamina C é uma alternativa.

Esse método é conhecido por pessoas que pintam muito o cabelo, das mais variadas cores. A indicação consiste em dissolver um comprimido de 500g de vitamina C em um copo grande água. Quando o comprimido dissolver todo, usar a mistura para lavar os cabelos.

Repetindo essa tarefa duas vezes por semana, a cor da tinta vai diminuindo e ficando mais leve, o que acelera a remoção. É também uma alternativa para amenizar cores fortes.

Aumenta o brilho capilar

Os benefícios da vitamina C para o cabelo vão desde o seu crescimento ao brilho

A vitamina C promove brilho aos fios opacos e sem vida (Foto: depositphotos)

A ingestão diária e lavagem semanal dos cabelos com vitamina C é recomendada também para pessoas que tem cabelos opacos, secos e sem vida. Isso também devido ao colágeno presente na própria vitamina e também no corpo.

Alimentos ricos em vitamina C

Frutas cítricas

No primeiro lugar da lista de ‘alimentos com vitamina C’ que vem em nossa mente estão as frutas cítricas. E sim, elas são as favoritas dos nutricionistas como fonte de vitamina C nas dietas do dia-a-dia.

Entre as mais conhecidas fontes dessa vitamina no grupo das frutas temos o limão (79 mg/ 100 g), laranja (47,5 mg/ 100 g), caju vermelho (274,8 mg/ 100 g) e goiaba (80,2 mg/100 g).

Porém, essas não são as maiores fontes de vitamina C dessa categoria. Muita gente desconhece essa informação, mas a acerola e o camu-camu são as frutas mais ricas em vitamina C. O morango, a manga e melão também são fontes potenciais.

Veja tambémA vitamina C ajuda a prevenir doenças? Estudos dizem que não

Isso acontece pois as frutas cítricas adicionam o ácido ascórbico ao organismo com muito sabor, o que facilita a ingestão diária. Entretanto, não é somente em frutas que podemos encontrar a vitamina C. Confira as outras opções abaixo.

Hortaliças

É aqui que você descobre uma das informações mais surpreendentes sobre a vitamina C. A verdade é que em 100g de pimentão-amarelo você ingere mais de 4 vezes o ácido ascórbico da mesma quantidade de limão. O que é uma grande prova de que não é só nas frutas que conseguimos esse benefício.

Além do pimentão-amarelo, o pimentão-verde, a bertalha, a couve, o brócolis, o caruaru e o nabo são ótimas fontes – bastante ricas – de vitamina C.

Ervas

Algumas ervas também são bastante ricas em ácido ascórbico. É o caso da salsa, que possui mais que o dobro de vitamina C que o limão. As folhas de rabanete vermelho, beterraba, rábano preto e nabo branco também são fontes de vitamina C.

Benefícios da vitamina C

Entre os benefícios do consumo da vitamina C está a prevenção da formação de radicais livres

Como exemplo de frutas ricas em vitamina C temos o limão e a laranja (Foto: depositphotos)

Segundo o nutricionista Daniel Boarim, no livro ‘Prevenção e tratamentos pela medicina natural’, o ácido ascórbico ajuda o organismo de várias formas. Entre as principais vantagens do consumo da vitamina C está a prevenção da formação de radicais livres.

Os radicais livres são moléculas que se formam no organismo que causam a oxidação de células e causam o envelhecimento precoce. Além disso, o especialista aponta várias outras vantagens do consumo da vitamina C.

Segundo Boarim, o ácido ascórbico realiza a síntese do colágeno, que auxilia na estruturação dos tecidos, unindo as células; ajuda na cicatrização, e fortalece a saúde das paredes vasculares, ossos e dentes.

Veja também: Comidas ricas em vitamina C para prevenir resfriados no inverno

A falta de vitamina C no organismo acarreta em bastante problemas para o corpo humano. Entre os principais sintomas estão a fraqueza, anorexia, anemia, palidez, perda na qualidade da pele e dentes, encurtamento da respiração e inflamações na gengiva.

A fase final da carência de vitamina C é uma doença chamada escorbuto. Ela é causada pela deficiência severa de ácido ascórbico, e provoca sangramentos e inflamações na gengiva, fraqueza grave, mal funcionamento dos sistemas do corpo e, por último, a morte.

Sobre o autor

24 anos, é jornalista e produtor de conteúdo especializado. Atua com produção jornalística há 4 anos. Vencedor do prêmio de empreendedorismo digital “Academic Winner 2017”, promovido pela DeVry University na Califórnia, Estados Unidos. Tem no currículo trabalhos em emissoras de televisão, jornal impresso, revistas e internet. É pernambucano e tem como hobbies escrever, jogar videogames, cinema e estudos sociais.