Os benefícios da goiaba que poucos sabem

Descubra porque ela é considerada uma superfruta

A goiaba é uma fruta brasileiríssima. Na verdade, sua origem remonta toda a América tropical, porém é em nosso país que ocorre a maior difusão da goiabeira, que pertence à espécie Psidium guajava, da família Myrtaceae. Descubra neste artigo, os benefícios da goiaba que poucos sabem.

Atualmente, a goiabeira já é encontrada em outras regiões do mundo, como no sudeste de Ásia, cujas condições de clima e temperatura também são propícias ao desenvolvimento da planta.

Na Europa e outras regiões mais frias do planeta, a fruta é encontrada em alguns estabelecimentos comerciais, mas a preços exorbitantes. Saiba mais como somos privilegiados em termos essa fruta bem pertinho de nós!

Porque a goiaba é considerada uma superfruta

Surpreenda-se com todos os benefícios da goiaba

Se você acha que sabe tudo sobre os benefícios da goiaba, leia todo esse texto e surpreenda-se (Foto: depositphotos)

Quando os especialistas falam em superfruta, eles estão querendo dizer que esse alimento é tão rico em nutrientes que se destaca dos demais. Logo, a goiaba é considerada assim, pois concentra inúmeras vitaminas, sais minerais e outras propriedades que a tornam extremamente benéfica para o nosso organismo.

De acordo com o Grupo Predilecta, um das maiores produtores de alimentos do país, que agrega as marcas Stella Doro, Só Fruta, Minais Mais Alimentos e Predilecta, “a goiaba é rica em licopeno e tem cinco vezes mais vitamina C do que a laranja; para preservar propriedades da fruta até o consumo, Grupo Predilecta desenvolveu polpa asséptica microprocessada capaz de manter nutrientes intactos”. Veja mais detalhes sobre esses benefícios da goiaba.

Veja também: Suco de goiaba, um excelente remédio natural

Benefícios da goiaba

Saiba todos os benefícios da goiaba

Ficar por dentro dos benefícios da goiaba é importante para todo mundo (Foto: depositphotos)

Vitamina C

Se você toma bastante suco de laranja ou limão buscando extrair o melhor a vitamina C, saiba que a goiaba chega a possuir de 4 a 5 vezes mais da vitamina do que essas frutas cítricas.

Ou seja, da próxima vez que você quiser reforçar o seu sistema imunológico contra gripes, resfriados ou infecções, pode recorrer à goiaba também.

Fibras

A goiaba é rica em fibras. Cada 100 gramas da fruta possui 5 gramas de fibra. Na prática, isso significa um ganho enorme para a nossa saúde.

De acordo com o médico Juliano Pimentel, a fibra é “importante para manter a saúde do coração, [e] a goiaba fornece mais de 20% do valor diária necessário de fibra, com uma quantidade maior de fibra em sua casca. As sementes da goiaba também são comestíveis e possuem fibras”.

Baixo índice glicêmico

As pessoas que têm diabetes podem comer goiaba, pois ela possui baixo índice glicêmico. Junto às fibras também presentes, a fruta evita os picos de glicose e insulina no sangue, fator fundamental para manter a doença crônica controlada.

“Enquanto o baixo índice glicêmico inibe um pico súbito nos níveis de açúcar, o alto teor de fibras assegura que os níveis de açúcar também sejam regulados. Por isso ela pode ser considerada amiga da diabetes e importante  para prevenir o desenvolvimento da doença”, explica Pimentel.

Antioxidantes

Licopeno, quercetina e polifenóis são substâncias antioxidantes presentes na goiaba. Esse trio é capaz de prevenir câncer de próstata, mama, pele, cólon e pulmonar.

Além disso, os antioxidades “protegem contra os danos de radicais livres que levam ao envelhecimento precoce, formação de rugas linhas e marcas de expressão, e auxiliam na renovação celular. Comer goiaba periodicamente pode auxiliar no processo de combate a esses efeitos do tempo e do ambiente e te deixar com a pele mais jovem e saudável”, resume a Predilecta.

Potássio

Entre os benefícios da goiaba que poucos sabem está o fato de que ela concentra mais potássio do que a banana! Esse mineral é excelente para manter a saúde do coração e dos sistemas circulatório sanguíneo e arterial.

Com isso, pessoas que sofrem com pressão alta e com altas taxas de colesterol LDL, considerado ruim, devem consumir a fruta.

Vitamina A

Se você comer 100 gramas de goiaba (mais ou menos uma fruta média), terá ingerido 20% de toda a vitamina A recomendada ao dia. É ela que cuida da saúde dos olhos, prevenindo cataratas, problemas nas córneas e até a cegueira noturna.

A vitamina A também é grande aliada da beleza, pois é ela que deixa a pele macia, cabelos brilhantes e mais sedosos.

Ácido fólico

O ácido fólico é um nutriente que, entre outras coisas, é indicado para gestantes. Ele é uma das formas da vitamina B, para ser mais exato, a B9. O folato atua, sobretudo, na formação do sistema nervoso do feto.

Por isso, é importantíssimo que a mulher grávida faça a ingestão de ácido fólico, pois o corpo humano não consegue armazenar quantidades suficientes desse nutriente. Além da reposição sintética, a goiaba auxilia as mamães a atingirem o nível adequado para o melhor desenvolvimento do bebê.

Magnésio

A goiaba é realmente uma superfruta! Dá para imaginar que ela lhe ajuda a ficar de bom humor? É isso mesmo! Por conter magnésio, a fruta ameniza o estresse, controla a tensão e relaxa os músculos.

Segundo o site do médico Juliano Pimentel, uma pesquisa realizada em mais de 8 mil pessoas com menos de 65 anos, detectou que as pessoas que consumiam menos magnésio tinham 22% de chances desenvolver depressão.

Agora que você já sabe o quanto a goiaba é benéfica para a sua saúde, a inclua no seu cardápio diário em forma de sucos, saladas ou in natura.