Macaúba: benefícios e como usar o óleo

Este conteúdo faz parte da categoria Medicina Alternativa e pode conter informações que carecem de estudos científicos e/ou consenso médico.

Macaúba é um dos nomes populares do fruto de uma espécie de palmeira nativa da região do cerrado brasileiro.

Conhecida também como coco-macaúba, coco-babão ou bocaiúva, a fruta é formada por uma polpa amarela e gordurosa e uma semente que tem uma amêndoa comestível no interior.


A macaúba tem agentes aliados da saúde e beleza dos cabelos (Foto: Pixabay)

O melhor dessa espécie é que todas as partes dela podem ser consumidas in natura ou aproveitadas na produção do óleo de macaúba, um produto rico em ácidos graxos e nutrientes essenciais que pode ser utilizado na alimentação, medicina natural e também para hidratar os cabelos. 

Principais benefícios da macaúba e do seu óleo

A macaúba é rica em vários nutrientes essenciais, como carboidratos e fibras alimentares, além de apresentar boas quantidades de minerais como magnésio, manganês, ferro, sódio, potássio e zinco. (1

Cada porção da fruta é composta por, aproximadamente, 40% de lipídeos, com destaque para o ácidos graxos, como os ômegas 3, 6 e 9.

Esses ácidos são encontrados também em grande quantidade no óleo extraído da polpa e da semente e representam mais de 70% de todos os componentes oleosos do produto. (2)

Hidrata e nutre os cabelos 

Sabe todos esses ácidos graxos encontrados no óleo de macaúba? Eles são os responsáveis por hidratar e nutrir profundamente os cabelos

Isso acontece porque eles têm a capacidade de formar uma película ao redor dos fios. Essa camada, que é bem fina, ajuda a reter a água no interior dos cabelos, o que impede o ressecamento ao longo do dia e promove o brilho. (3)

O ômega 9, o ômega 6, o ômega 3 e o palmítico, outro tipo encontrado em menor quantidade na fruta, são agentes condicionantes e emolientes naturais.

Eles preenchem as pequenas ranhuras dos fios, trazendo uma maior maciez e maleabilidade, já que diminui o atrito natural das madeixas. (4)

Recupera os fios danificados e combate o frizz

O óleo de macaúba age na recuperação dos danos dos cabelos causados pelo sol, poluição e químicas, como tinturas e alisamentos. 

Os ácidos graxos formam uma película de proteção natural, impedindo que os fios sofram os efeitos nocivos desses eventos. (3)

O azeite do fruto consegue penetrar na estrutura capilar e repor todas as proteínas e lipídeos perdidos. O tratamento com ele deixa os cabelos mais fortes e resistentes aos pequenos danos diários, que vão deixando as madeixas frágeis, quebradiças e cheias de pontas duplas.

Os nutrientes do óleo da macaúba conseguem “tampar” os buracos que se formam nos fios devido a perda de proteínas, formando o frizz, e o óleo fecha todas as cutículas que ficam abertas. (5

Reduz o colesterol 

O óleo de macaúba não é só usado nos cabelos, ele também é um alimento nutritivo e ajuda na redução dos níveis de colesterol do sangue. 

Os ômegas 3, 6 e 9 e o ácido palmítico presentes no óleo aumentam a taxa de descarte desse colesterol ruim do sangue

Porque impedem a oxidação (degradação) dessa gordura, que acabaria “grudando” nos tecidos, e ainda estimula a liberação do chamado colesterol bom no sangue. 

Chamado de proteína de baixa densidade (LDL) esse colesterol bom toma o lugar que seria preenchido pela proteína de alta densidade (HDL), o colesterol ruim. Como resultado você tem uma melhora na qualidade de vida e a diminuição dos riscos de desenvolver problemas cardíacos. (6

Como usar o óleo de macaúba?

Para tratamentos capilares 

O óleo de macaúba tem uma textura parecida com a do azeite de oliva e sabor suave, por isso pode ser usado como um substituto em preparações cruas, como saladas, ou no preparo de alimentos cozidos. 

Onde encontrar? 

Você pode encontrar esse óleo em feiras livres e lojas de produtos naturais, físicas e online, de todo o país. É importante que você sempre procure o óleo extravirgem, que é puro e mantém todas as propriedades da fruta. 

Além do mais, se você deseja fazer o uso culinário leia bem os ingredientes, pois algumas formulações possuem óleos essenciais aromáticos e devem ser aplicadas apenas nos cabelos.

Referências 

(1) UNICAMP.Tabela Brasileira de Composição de Alimentos. 4ª edição, 2011. Disponível em: http://www.nepa.unicamp.br/taco/home.php?ativo=home. Acesso em: 29 de setembro de 2019.

(2) NUNES, Ângela Alves. Óleo da Polpa de Macaúba (Acrocomia aculeata (Jacq) Lood. ex Mart.) com Alta Qualidade: Processo de Refino e Termoestabilidade, 2013. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/967176/oleo-da-polpa-de-macauba-acrocomia-aculeata-jacq-lood-ex-mart-com-alta-qualidade-processo-de-refino-e-termoestabilidade. Acesso em: 29 de setembro de 2019.

(3) ARAÚJO, Lidiane Advíncula de. Desenvolvimento de formulações cosméticas contendo óleos vegetais para a proteção e reparação capilar, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/60/60137/tde-04052015-154442/pt-br.php. Acesso em: 29 de setembro de 2019.

(4) ANDRADE, Maria H.C. et al. Óleo do fruto da palmeira macaúba – Parte 1: Uma aplicação potencial para indústrias de alimentos, fármacos e cosméticos, 2016. Disponível em: http://entabanbrasil.com.br/downloads/oleo-Macauba-II.PDF. Acesso em: 29 de setembro de 2019.

(5) LUZ, Gládia Fernanda Silva. Desenvolvimento de formulações cosméticas com óleos vegetais para cabelos cacheados, 2018. Disponível em: https://docplayer.com.br/88180386-Desenvolvimento-de-formulacoes-cosmeticas-com-oleos-vegetais-para-cabelos-cacheados.html. Acesso em: 29 de setembro de 2019.

(6) COSTA, André Gustavo Vasconcelos; BRESSAN, Josefina; SABARENSE, Céphora Maria. Ácidos Graxos Trans: Alimentos e Efeitos na Saúde. Archivos latinoamericanos de Nutrición, v.56, n.1, 2006. Disponível em: http://ve.scielo.org/scielo.php?pid=S0004-06222006000100003&script=sci_arttext&tlng=es. Acesso em: 29 de setembro de 2019.

Sobre o autor

Jornalista, possui experiência em rádio, apuração de dados para programa de televisão e produção de conteúdo para a Internet. Registro Profissional MTB-PE: 6770.