O que significa a cor do meu xixi? Confira o que diz especialista

De acordo com o urologista Hilário Antônio, quanto mais hidratado o paciente estiver, mais clara será a urina

Você já reparou a cor de sua urina hoje? A pergunta pode até parecer estranha, mas é uma questão que ao ser respondida pode ajudar a manter a saúde sempre em dia. De acordo com o urologista Hilário Antônio, existem, pelo menos, quatro colorações diferentes do líquido eliminado na micção. Cada uma delas possui um significado, que vai de uma condição normal do organismo até problemas de fígado.

“Ficar atento à cor da urina é importante para verificar como anda a sua saúde. Quanto mais hidratado você estiver, mais clara ela é”, aponta o médico, que é especialista em endourologia avançada. Visando esclarecer este assunto, o urologista compartilhou no perfil do Instagram um post referente as diversas cores da urina e seus significados. Desta forma, depois de conhecer os possíveis problemas relacionados às tonalidades do xixi, você nunca mais irá ao banheiro da mesma maneira.

o-que-significa-cor-do-meu-xixi

depositphotos

Cores da urina e seus possíveis significados

Amarelo claro

Esta é a cor ideal para o xixi, pois significa que todos os órgãos estão trabalhando corretamente. Sendo assim, de acordo com o urologista, a cor natural da urina é o amarelo claro e para isso é necessário que o indivíduo se mantenha sempre bem hidratado.

Alaranjado

Agora se o líquido eliminado na micção estiver mais escuro que o natural, em um tom mais alaranjado, é preciso ficar em alerta. “Seu organismo precisa de mais água. Essa cor é comum durante infecções urinárias, que também deixam o líquido com cheiro forte devido à presença de bactérias”, explica Hilário Antônio.

Avermelhada

Enquanto a coloração alaranjada remete às infecções urinárias, uma urina com aspectos avermelhados pode ser um sinal de perda de sangue. Ainda segundo o especialista, esta condição pode ser  chamada de “chá mate”, devido a cor, e ela merece uma atenção especial pois o sangue pode estar vindo dos rins.

Tons castanhos

Os tons castanhos, por sua vez, podem indicar problemas originados no fígado. Sendo assim, é importante buscar auxílio médico de forma imediata, evitando quadros clínicos graves.

Atenção à alimentação

Além das causas citadas anteriormente, Hilário Antônio lembra que há situações nas quais a cor do xixi recebe influência de certos alimentos. “Corantes naturais da alimentação, como a beterraba, ou artificiais, presentes em medicamentos, também podem alterar o aspecto da sua urina. Na dúvida, busque a ajuda de seu médico”, alerta.

Sobre o autor

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.