O que são nibs de cacau e quais os seus benefícios

Também conhecidos como amêndoas de cacau, os nibs são ricos em flavonoides, aqueles mesmos presentes no vinho

Sabe todos aqueles benefícios que os especialistas falam sobre o cacau? O nibs é ainda melhor. A nutróloga Tamara Mazarack fala sobre isso na sua rede social. Você já ouviu falar dele?

A médica explica o que é: “nibs de cacau são feitos a partir dos grãos tostados, descascados e quebrados em pedaços menores. Eles são riquíssimos em polifenóis e uma das melhores fontes de magnésio, um mineral necessário para mais de 300 reações bioquímicas no corpo humano”.

Essa ação benéfica do nibs é comprovada cientificamente, conforme esclarece a nutróloga: “as pesquisas mostram os inúmeros benefícios dos polifenóis do cacau, principalmente para o aparelho cardiovascular. Este superalimento ajuda na função muscular, melhora a cognição (memória), reduz a pressão arterial, age na resistência insulínica e aumenta os níveis de endorfina e serotonina (melhora o humor)”.

A médica Tamara Mazarack diz que uma colher (de sopa) de nibs na sua vitamina ou shake diário já é suficiente para ter uma refeição mais nutritiva. Ela ainda afirma que “o sabor é delicioso”.

O que são nibs de cacau e quais os seus benefícios

Foto: depositphotos

Também conhecidos como amêndoas de cacau, os nibs são ricos em flavonoides, aqueles mesmos presentes no vinho ou no suco de uva. Eles também têm antioxidantes, que expulsam os radicais livres da corrente sanguínea e, com isso, previne doenças do coração.

Outro benefício do consumo do nibs é que o magnésio pode atuar no alívio dos sintomas da TPM feminina e na insônia. Existem diversas formas de consumir o nibs de cacau. Selecionamos uma receita maravilhosa para você experimentar!

Bolo meio-a-meio de nibs de cacau

Ingredientes

– 1 xícara de açúcar demerara;
– 4 ovos;
– Meia xícara de farinha de amêndoas ou farinha de coco ou farinha de quinoa;
– 1 xícara de farinha de arroz;
– Meia xícara de água ou leite vegetal (leite de coco, leite de amêndoas, leite de arroz);
– Meia xícara de óleo de girassol;
– 3 colheres (de sopa) de cacau;
– Meia xícara de amido de milho.

Modo de fazer

Comece fazendo seu bolo batendo as claras com açúcar. Bata até que se tornem um merengue e reserve. Em seguida, bata as gemas com leite ou água, e adicione o óleo. Aos poucos, vá adicionando a farinha. Por fim, adicione o merengue, mexa delicadamente e coloque o fermento.

Separe a massa já pronta em duas partes. Em uma delas coloque os nibs de cacau e mexa. Em uma forma untada, adicione a massa branca e depois coloque a com nibs com uma colher para que elas não se misturem muito. Asse a uma temperatura de 180º.

Para cobertura prepare no fogo 100 ml de leite de coco, 4 colheres (de sopa) de açúcar, 1 colher (de sopa) de óleo de coco e 4 colheres (de sopa) de nibs de cacau. Misture e deixe ferver. Quando estiver frio, coloque por cima e aproveite essa delícia!