O que comer antes de dormir para emagrecer

No período noturno, o corpo desacelera e todas as suas funções tendem a ficar um pouco menos intensas

Você sabe o que comer antes de dormir para emagrecer? Conheça alimentos indicados para esse período sem que aumentem o acúmulo de gordura nem prejudique o sono. Nesse texto você também confere quais alimentos evitar. Acompanhe a seguir!

Para quem deseja entrar em forma, saber o que comer antes de dormir para emagrecer faz toda a diferença. Além de seguir uma rotina saudável durante todo o dia, a última alimentação da noite também deve ter o mesmo grau de importância.

No período noturno o corpo desacelera e todas as suas funções tendem a ficar um pouco menos intensas. De olho na alimentação, você também pode ajudar o corpo nesse descanso, evitando a ingestão excessiva de alimentos pesados e gordurosos.

Na intenção de orientar você melhor sobre o que é recomendado para comer antes de dormir, o Remédio Caseiro preparou um artigo bem informativo. Sendo assim, fique atento a todos os tópicos que serão discutidos e foco na dieta!

O que comer antes de dormir?

Não estranhe se ouvir muitas outras pessoas fazendo esse questionamento, pois essa é uma dúvida bem frequente nos consultórios de nutricionistas do país inteiro. Nessa refeição, ou lanche antes de dormir, o cuidado deve ser redobrado.

Cuidados com o que comer antes de dormir pode garantir um emagrecimento saudável

Se durante o dia a alimentação foi pobre em nutrientes, a noite a fome ataca (Foto: depositphotos)

Na maioria dos casos, além de ser reflexo na balança e aumentar o tamanho da cintura, alimentar-se mal antes de dormir pode implicar diretamente na qualidade do sono, segundo um estudo da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard.

De acordo com a nutricionista Fátima Torres existe uma ordem de alimentos que deve ser ingerida antes de dormir. “A gente recomenda que sejam alimentos proteicos que vão evitar a fome durante a madrugada”.

Veja também: Como perder peso sem ter que comer menos

Veja quais são os alimentos que podem ser consumidos antes de dormir para emagrecer:

Banana

Comer banana antes de dormir pode ajudar na busca pelo emagrecimento

A banana com canela pode compor a última refeição do dia (Foto: depositphotos)

A banana é uma fruta rica em potássio, vitaminas do complexo B, pectina, carboidratos e triptofano. Esse último é o que garante que a banana não precise de nenhum acompanhamento para que tenha seus nutrientes absorvidos pelo corpo.

Uma das formas de aproveitar melhor esse alimento para o seu lanchinho de fim de noite é esquentá-la um pouco no micro-ondas e adicionar um pouco de canela. Além de facilitar o sono, a canela ajuda na queima de gordura.

Iogurte com aveia

Comer iogurte com aveia antes de dormir pode ajudar na busca pelo emagrecimento

Esse combo possui quantidades pequenas de calorias (Foto: depositphotos)

Essa mistura, além de ser bastante acessível, faz muito bem para o corpo quando se fala naquele lanchinho antes de dormir. Dependendo do tipo de iogurte escolhido, a ingestão de calorias é mínima.

O iogurte é rico em triptofano, enquanto a aveia ajuda na absorção dos nutrientes. Partindo para as substâncias que compõem esse lanche, a mistura possui proteínas, cálcio, fibras e vitaminas.

Frutas secas

Comer frutas secas antes de dormir pode ajudar na busca pelo emagrecimento

Por possuir açúcar, as frutas secas devem ser consumidas sem exageros (Foto: depositphotos)

As frutas secas são alimentos ricos em fibras e açúcar. Porém, na hora de ingerir, principalmente se for no período noturno, fique atento a quantidade. Já que exagerar pode colocar tudo a perder.

Veja tambémO que comer antes de correr?

Torradas integrais

Comer torradas integrais antes de dormir pode ajudar na busca pelo emagrecimento

Esse alimento consegue aumentar a sensação de saciedade (Foto: depositphotos)

Os alimentos integrais são conhecidos por aumentar a sensação de saciedade. Com a torrada integral, a coisa não é diferente. Ela pode sim ser ingerida antes de dormir. Para completar, pode colocar um pouco de queijo branco.

Ah! Se achar muito seco, vale a pena combiná-la com chás que facilitem o sono, a exemplo da camomila.

Queijo quark

Comer queijo quark antes de dormir pode ajudar na busca pelo emagrecimento

Esse tipo de queijo é rico em proteínas (Foto: depositphotos)

Esse tipo de queijo possui uma proteína que é absorvida de forma lenta pelo corpo, a caseína. Dessa forma, além de prolongar a sensação de saciedade ainda promove a síntese proteica, o que favorece a queima de gordura.

Manteiga de amendoim

Comer manteiga de amendoim antes de dormir pode ajudar na busca pelo emagrecimento

A manteiga de amendoim otimiza a construção muscular (Foto: depositphotos)

A manteiga de amendoim é uma rica fonte de proteína, gorduras boas e fibra. O alimento otimiza a construção muscular e aumentar o dispêndio energético, ou seja, faz com que a perda de peso seja uma realidade, mesmo durante o sono.

Veja também: O que comer depois de caminhar?

Ovo

Comer ovo antes de dormir pode ajudar na busca pelo emagrecimento

O ovo tem proteínas e melhora o sono (Foto: depositphotos)

O ovo melhora a qualidade do sono e evita o desprendimento de energia em unidades menores. Outro ponto que faz do ovo um alimento ideal para se consumir antes de dormir é a presença da proteína triptofano.

A importância da refeição noturna

Independente do seu objetivo em relação ao corpo, o cuidado com a refeição noturna deve ser uma preocupação. Afinal de contas, ela também é um complemento de tudo o que você proporciona para o seu corpo durante o dia.

Antes de dormir, a dica é apostar em alimentos leves e de fácil digestão. Pensar também nas propriedades calmantes que eles podem proporcionar também vai ajudar a melhorar o seu sono.

A título de informação, o sono é de fundamental importância para que o corpo funcione da melhor forma possível e isso vale também para as pessoas que estão fazendo dieta.

“Normalmente a gente recomenda que os pacientes evitem o consumo de alimentos gordurosos que são alimentos de difícil digestão, que vai levar a um refluxo e vai trazer incômodo para o paciente”, explica a nutricionista, Fátima Torres.

Dessa forma, algumas dicas são imprescindíveis. “É recomendada a ingestão de carboidratos simples, porque eles facilitam a deposição de gordura corporal”, orienta a nutricionista.

Veja também: O que comer antes de caminhar

Para que tudo isso seja conquistado, o bom mesmo é procurar um profissional da área de saúde e alimentação para lhe orientar. Isso vai garantir que todos os seus objetivos sejam alcançados com responsabilidade e saúde.

“A alimentação tem de ser adequada desde a hora que a pessoa acorda, pela manhã, até a hora de se deitar. Uma alimentação inadequada ao longo do dia traz um prejuízo noturno, que seria o aumento da fome”, endossa Fátima Torres.

A falta de cuidado com a alimentação noturna traz prejuízos no sono, já que está associado à diminuição de um neurotransmissor chamado melatonina. “Esse neurônio está relacionado a uma boa qualidade do sono. Isso também está associado ao estresse e outros prejuízos negativos para a saúde”, detalha a nutricionista.

Quais os alimentos que devem ser evitados

A tentação pode parecer grande, mas quando o assunto é o emagrecimento, muita gente é capaz de passar por cima de todas elas. Antes de dormir, manter o foco é imprescindível, até porque, quem é que não quer ver os resultados na balança?

Seguindo a indicação de alguns nutricionistas, o remédio caseiro preparou uma lista com os alimentos que devem ser evitados antes de dormir. Fique atento a todos eles:

Alimentos com excesso de açúcar

Doces, pães, bolos e massas em geral devem ser evitados por quem quer perder peso. Eles possuem o poder de aumentar o estresse oxidativo, o que gera um desequilíbrio hormonal e pode prejudicar o sono.

Os biscoitos industrializados, sobretudo aqueles que vêm com recheio, devem ser evitados. A combinação de açúcar, corantes e aditivos químicos, além de dificultar o sono, pode causar inflamações e inchaço.

Veja também: Comer antes de dormir engorda?

Alimentos apimentados

Na parte do dia, a pimenta pode ser uma aliada para as pessoas que querem perder peso. Porém, quando relacionada ao período noturno, ela se transforma em um veneno. Um dos fatores negativos é interferir na qualidade do sono.

Bebidas estimulantes

Café, chá mate, chá verde, bebidas alcoólicas e refrigerantes devem ficar longe da sua dieta não só durante o dia, nas horas que antecedem o sono também. Além de acelerar o metabolismo, eles aumentam o cortisol.

Frituras

Seja pela forma com que são preparados e pela quantidade de gordura que as frituras podem conter, o bom mesmo é evitar esse tipo de alimento antes de dormir. Ele pode prejudicar a qualidade do seu sono e ainda induzir o acúmulo de gordura.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.