O que comer antes de correr?

Alimentos fontes de proteínas e carboidratos são extremamente importantes no desempenho das atividades físicas

Uma boa alimentação tem um efeito direto no desempenho das atividades físicas. E não é qualquer comida e bebida que pode ser ingerida antes dos exercícios, como a corrida, por exemplo. Saiba o que comer antes de correr.

A corrida ajuda a manter a forma, reduz as chances de doenças cardiovasculares, melhora o humor e fortalece as articulações do joelho, ossos, músculos internos e externos das coxas, panturrilha e até os glúteos.

Alimentos para consumir antes de correr

Para uma dieta legal, saiba os alimentos ideias para antes de correr

É de suma importante para a dieta saber quais os alimentos ideias para consumir antes de correr (Foto: depositphotos)

Em entrevista publicada pela BBC Brasil, a nutricionista esportiva Renee McGregor revelou que os alimentos fontes de proteínas e carboidratos são extremamente importantes no desempenho das atividades físicas. 

Segundo a profissional, os carboidratos são fundamentais para fornecer energia para o músculos e extremamente importante consumir a quantidade ideal do nutriente.

“O corpo humano só pode armazenar glicogênio suficiente para correr entre 60 e 90 minutos, dependendo da intensidade e da habilidade do corredor. Quando estas reservas se esgotam, as pessoas sentem como se tivessem perdido toda a energia. O importante é obter a quantidade necessária de carboidratos sem sobrecarregar o estômago”, revela McGregor.

Beterraba

Invista em beterraba para antes da corrida

Saudável e muito famosa, a beterraba é recomendada comer antes da corrida (Foto: depositphotos)

A beterraba contém um alto teor de nitrato, composto que se transforma no organismo em nitrogênio, melhorando o desempenho dos atletas.

De acordo com Mcgregor, isso acontece porque o óxido de nitrogênio ajuda na redução da quantidade de energia e oxigênio que são consumido durante o exercício, permitindo que o atleta corra mais rápido e durante mais tempo.

“É provável que as pessoas que correm ocasionalmente percebam mais diferença do que os esportistas que treinam regularmente”, conta a nutricionista.

A profissional orienta a ingestão de, pele menos cinco milimoles duas a três horas antes de começar os treinos e durante cinco dias antes de uma corrida.

Grãos Integrais

Antes do treino, aposte nos saciáveis grãos integrais

Grãos integrais saciam a fome e são recomendados para antes do treino (Foto: depositphotos)

“Para conseguir um ritmo rápido de maneira constante as pessoas precisam contar com reservas de carboidratos no corpo. Este grupo alimentar é importante, já que se transforma em glicose e se utiliza para fornecer energia para os músculos”, explica a profissional, que conta que é preferível escolher alimentos ricos em carboidratos de aveia ou grãos integrais.

Cálcio

Leite é rico em cálcio e pode ser bastante benéfico para antes da sua corridinha

Você precisa de cálcio para antes da corrida, por isso invista em alimentos ricos desse nutriente (Foto: depositphotos)

O cálcio ajuda a manter e conservar a saúde óssea, evitando que o atleta sofre lesões.

O recomendado pela nutricionista é que adultos fisicamente ativos e crianças maiores de nove anos consumam 1.300 mg de cálcio diariamente.

Laticínios costumam ser as fontes de cálcio mais consumidas, mas ele também está presente nos produtos de soja, espinafre, brócolis ou pequenos peixes como anchovas e sardinhas.

A quantidade indicada pode ser encontrada em um pequeno pedaço de queijo, 250 ml de leite, três sardinhas, 100 gramas de tofu ou um pote pequeno de iogurte.

Proteínas

Invista em doses de alimentos ricos em proteínas antes de correr

Fortifique o seu organismo antes de correr consumindo alimentos ricos em proteínas (Foto: depositphotos)

Os alimentos que são fontes de proteínas ajudam a desenvolver, recuperar e reparar os músculos. A quantidade de consumo de proteína deve variar de acordo com a quantidade de exercício praticado.

Para um corredor causal do sexo masculino, a nutricionista indica 1 grama de proteína por cada quilo do corpo e 0,8 gramas para as mulheres.

Já os atletas regulares devem consumir 0,25 grama por quilo de seu corpo, de três a seis vezes por dia.

Veja também: Os alimentos que você precisa para turbinar os seus treinos são esses aqui

O que comer depois de correr

Não coma qualquer coisa depois da corrida; fique atento ao que consumir!

Depois da corrida, preste bem atenção no que você vai comer (Foto: depositphotos)

E assim como o pré-treino, a alimentação depois da prática de exercícios físicos também é fundamental.

O pós-treino também precisa ser rica em proteínas e conter carboidratos de alto índice glicêmico.

Essa junção irá ajudar o organismo a repor rapidamente o glicogênio muscular que foi gasto durante a prática do exercício, contribuindo para uma melhor recuperação.

Também é importante buscar recompor os sais minerais que foram perdidos através do suor durante a corrida.

Invista em isotônicos, água de coco e sucos naturais da fruta. O mais indicado é consumir, no máximo, até trinta minutos depois da corrida.

Veja também:

O que comer antes de treinar

Sobre o autor

Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School, em Bournemouth (UK) e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.