Não saia da dieta! Se mantenha saudável nas festas de fim de ano

Nutricionistas aconselham como não sair da dieta sem deixar de aproveitar as festas de confraternização, Ceia de Natal e o jantar de Ano Novo

Todo final de ano se repetem as mesmas promessas (que quase nunca são cumpridas): maior dedicação no trabalho, viajar nas férias e a clássica, a que todo mundo promete, perder peso. Esta última é praticamente unânime entre as pessoas que desejam ter uma vida mais saudável e um corpo mais magro para curtir as férias sem receios.

Mas, como se manter no peso ou perder os excessos com todas as festas de confraternização, Ceia de Natal e o jantar de Ano Novo? Pode ser que ainda passe na mente das pessoas se manterem afastadas das “tentações” alimentícias , deixando de participar de momentos bem únicos.

De acordo com os nutricionistas do Vigilantes do Peso – programa de emagrecimento cientificamente comprovado -, Gabriella Gachet e Matheus Motta, a melhor dica é ter planejamento, pois com pequenas atitudes é possível desfrutar de todas as festividades sem deixar de lado os seus objetivos.

Não saia da dieta! Se mantenha saudável nas festas de fim de ano

Foto: depositphotos

Segredo: manter o foco nas confraternizações

Quando se faz uma dieta não é possível “abrir uma exceção” para alguns dias, mesmo que estes sejam em um momento específico. Pode ser que uma única vez saindo dos “trilhos da dieta” não atrapalhe no trabalho do organismo, mas é claro que no final de ano há várias confraternizações, seja com o pessoal do trabalho, da academia, da faculdade etc.

Por esta razão, o segredo é se manter focado nos objetivos que se pretende alcançar. Assim, quando o prato for elaborado é ideal fazer escolhas mais saudáveis, como saladas, frutas e alimentos integrais. Caso a confraternização aconteça em um restaurante, os pratos com molhos e frituras devem ser evitados. Já se houver um buffet, legumes cozidos, arroz ou massas integrais, saladas e carnes magras grelhadas são as opções mais indicadas.

Além disso, é necessário evitar as sobremesas a base de creme de leite, leite condensado ou chantilly, pois estas tendem a engordar. Por isso, é preferível apostar em castanhas, frutas frescas ou assada e rabanadas feitas no forno. Também é ideal não exagerar nas bebidas alcoólicas e sempre dar preferência aos sucos de frutas naturais ou água.

Montando uma ceia saudável

Se é possível se controlar nas confraternizações, também é possível montar uma ceia de Natal ou Ano-Novo saudável. Para isso, é necessário fazer algumas modificações nas receitas, substituindo alguns ingredientes para ter como resultado um prato mais saudável e ainda assim saboroso. Observe a seguir as sugestões dadas pelos nutricionistas, Gabriella Gachet e Matheus Motta:

  • Traga cores para a mesa: Misturar elementos de diversas cores é uma maneira de atrair os convidados, por isso é indicado apostar em frutas frescas ou secas, nozes, castanhas assadas, pastas saudáveis, queijo branco temperado e torradas de pão integral;
  • Carnes: A melhor opção são os cortes magros de carne, a exemplo do peito assado de frango ou peru sem pele. Outra sugestão é decorar o prato com ameixas ou rodelas de abacaxi assadas;
  • Abuse de acompanhamentos saudáveis: Saladas variadas, arroz integral com legumes, farofa com cenoura, legumes assados são dicas incríveis;
  • Sobremesa: Algumas opções são ideais para quem deseja perder peso e ainda saborear de uma boa sobremesa, como sorvetes de frutas e rabanadas de forno;
  • Bebidas saudáveis: Escolher o que beber nesse fim de ano também vai refletir na perda de peso, por isso é ideal optar por bebidas aromatizadas que podem ser feitas de água com gás, bastante gelo, rodelas de limão e folhas de hortelã.

Sobre o autor

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.