Molho de limão pode ajudar na dieta!

O limão é uma fruta rica em sais minerais e vitamina C

O limão é uma fruta que proporciona muitos benefícios para a saúde. No que diz respeito ao emagrecimento, o limão, mais especificamente o molho do limão, pode ser um excelente aliado em todo o processo, já que ele queima as gorduras.

Além de ser rico em vitaminas, ele pode ser usado para ajudar no processo de tratamento e cura de muitas doenças. Porém, é preciso que se tome alguns cuidados, justamente pelo fato do limão ter lá suas peculiaridades quanto ao uso.

Em qualquer dúvida, o mais indicado é que o médico seja consultado. Isso vai dar mais segurança no tratamento, além de evitar possíveis complicações que venham a surgir devido a condição do seu corpo.

O que é o molho de limão

O molho do limão pode ser facilmente preparado em casa

O limão é bastante conhecido por auxiliar no processo de emagrecimento (Foto: depositphotos)

O molho do limão é um ingrediente que pode ser facilmente preparado em casa e serve para proporcionar sabor para muitos pratos. Assim como a fruta in natura, o molho do limão conserva muitas das suas propriedades.

Só para se ter ideia, ele tem a fama de queimar as gorduras da cintura e absorver vitaminas que são essenciais para o bom funcionamento do corpo e saúde. No geral, ele também é bastante conhecido por auxiliar no processo de emagrecimento.

Antes de conhecer a receita do molho de limão, vale lembrar que o produto não faz milagre. Dessa forma, as pessoas que tem o propósito de eliminar o peso extra tem de adequar sua rotina, modificando o cardápio e incluindo a prática de exercícios físicos.

Veja também: 15 incríveis usos do limão que talvez você nem sonhava

Como preparar o molho de limão

Ingredientes

  • 1 dente de alho picado;
  • 1 colher (de chá) de grãos de mostarda inteiros;
  • Raspa da casca e o suco de 2 limões;
  • 1 colher (de sopa) de vinagre de vinho branco;
  • 1 colher (de sopa) de azeite;
  • 3 colheres (de sopa) de coentro ou salsinha picado;
  • Pimenta preta moída.

Modo de preparo

Para facilitar o preparo do molho de limão você vai precisar de uma tigela. Coloque o alho, os grãos de mostarda, a casca e o suco do limão e misture bem. Também é importante amassar bem todos os ingredientes para que eles se misturem por inteiro.

Feito isso, o próximo passo é adicionar o azeite e o coentro. Enquanto isso, não esqueça de continuar mexendo bem o molho. Por fim, você vai adicionar a pimenta. É importante que ela seja moída na hora, pois o gosto será ressaltado.

Veja também: Como fazer chá de limão com alho

Na hora de consumir, a dica é usá-lo junto a saladas, batatas quentes, peixes e outros alimentos que sigam o seu gosto. Se você sentir algo de estranho com o consumo do molho de limão, suspenda o uso e procure o seu médico.

Benefícios do limão para o emagrecimento

O limão é uma fruta bastante utilizada na medicina natural, seja na forma de chá, suco ou no preparo de alguns pratos específicos. Ele é rico em ácido cítrico, que dá ao fruto o seu principal poder emagrecedor.

“O que faz com que as pessoas percam peso é aliar o limão com uma dieta onde se tem redução de carboidratos, onde não se consuma produtos industrializados, nem açúcar”, orienta a nutricionista Daniela Jobst.

Além do mais, o limão também possui ação adstringente, o que faz com que as toxinas e gorduras sejam dissolvidas. O limão também tem o poder de purificar o organismo, auxiliando na queima de gordura.

Outro benefício agregado a utilização do limão é sentido pelo metabolismo, já que ele melhora a digestão e o funcionamento do corpo como um todo. Em outras palavras, isso faz com que a perda de peso seja mais evidente.

“Os alimentos alcalinos nada mais são do que alimentos anti-inflamatórios. Então eles vão te ajudar a eliminar mais gordura e fazer o metabolismo funcionar de maneira mais eficaz, mais rápida. Aí você tem uma perda de peso”, ressalta Daniela.

Veja também: Limão faz mal ao fígado? Descubra

O sabor azedo do limão também faz com que o pH do sangue e dos outros líquidos corporais entrem em equilíbrio. O limão também combate os gases, graças a ação antisséptica que combate os microrganismos que podem causar fermentação no estômago e intestino.

Outros benefícios do limão para a saúde

O limão é uma fruta que possui alta concentração de vitamina C, além de vitamina B5, vitamina B3, vitamina B1 e B2. Nele também pode ser encontrado cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, carboidratos e fibras.

O limão agrega muitos outros benefícios à saúde humana do que somente o auxílio no emagrecimento. Ele faz bem a circulação, reduz o colesterol ruim e ainda auxilia no processo de digestão dos alimentos.

O consumo do limão também está ligado a ação antioxidante. Esse benefício está ligado ao combate ao envelhecimento precoce da pele, justamente por ele combater os radicais livres.

“O limão é um alimento que contém muita vitamina C, que é um antioxidante. Ele ajuda a varrer radicais livres, previne o envelhecimento precoce, o aparecimento de doenças, principalmente o câncer”, enfatiza a nutricionista.

A fruta ajuda, ainda, aqueles que têm problemas com intestino preguiçoso, uma vez que tem um leve efeito laxativo. O limão ainda ajuda a prevenir doenças cardíacas, artrite, controla os sintomas da hipertensão e trata pedra nos rins.

Veja também: 10 motivos do limão ser uma das frutas mais eficazes no dia a dia