Mirtilo: Para que serve

O mirtilo, também conhecido por blueberry, é uma fruta rica em antioxidantes naturais, sair minerais e vitaminas

Você sabe para que serve o mirtilo? Essa fruta passou a ser bastante consumida em decorrência dos seus benefícios. Porém, nem todo mundo sabe para que ele serve. Nesse artigo, a intenção do Remédio Caseiro é esclarecer sobre essa e muitas outras questões.

A fruta de nome mirtilo, ou blueberry, é bastante saborosa. Ela possui coloração e um gosto bastante exótico e específico. Tem o tamanho parecido com o da jabuticaba e pertence à família das berries (como a cranberry e goji berry).

Muito consumida em continentes como América do Norte e Europa, no Brasil, ela ainda é pouco conhecida. Pela constante utilização em doces e em outras receitas, a fruta passou a ser encontrada com mais facilidade.

Para que serve o mirtilo

Depois de saber que a fruta tem muitos benefícios, o normal é ter curiosidade a respeito de todos eles e de que forma ele pode ser aplicado para melhorar a saúde das pessoas.

Por ser antioxidante, o mirtilo serve para combater o câncer

O mirtilo também é conhecido por blueberry (Foto: depositphotos)

“De acordo com estudos do laboratório do USDA (Deptº. de Agricultura dos EUA) na Universidade de Tuft em Boston, Massachusetts, o mirtilo é o número um em atividade antioxidante pois ultrapassou 40 outras frutas e vegetais na habilidade de neutralizar radicais livres”, adianta a nutricionista Anita Viecelli.

Dessa forma, preste atenção em todos eles:

  • Atua contra o envelhecimento precoce
  • Controla a pressão arterial
  • Estimula e protege o cérebro
  • Beneficia os vasos sanguíneos
  • Faz bem para os ossos
  • Poder anti-inflamatório
  • Melhora a ação da insulina
  • Faz bem para os olhos
  • Previne infecções do trato urinário
  • Rica em nutrientes

Depois de conhecer todas as principais propriedades do mirtilo, agora chegou a hora de detalhar cada uma delas. Qualquer dúvida a respeito dos benefícios, o mais indicado é procurar um médico ou nutricionista.

Veja também: Aprenda a fazer 3 receitas deliciosas e práticas com mirtilo

Atua contra o envelhecimento precoce

O mirtilo é uma fruta rica em antioxidantes naturais, ou seja, uma das suas principais funções é prevenir o envelhecimento natural das células. Dessa forma, ele contribui para que sua aparência se mantenha jovem por mais tempo.

Ainda sobre a ação antioxidante, o mirtilo também diminuição as chances de surgimento de outras doenças resultante dos danos oxidativos nas células provocado pelos radicais livres, a exemplo do câncer e doenças cardiovasculares.

Controla a pressão arterial

Através da substância conhecida por antocianina, o mirtilo reduz os índices do colesterol ruim na corrente sanguínea e dos triglicerídeos. Isso faz com que a pressão arterial seja equilibrada. A fruta também atua contra a formação das placas de ateroma.

Rica em nutrientes

O mirtilo é rico em nutrientes que contribuem para o bom funcionamento do corpo como um todo. Esses nutrientes se baseiam na composição de diversas vitaminas e sais minerais que são indispensáveis para o corpo.

Dentre todas as substâncias presentes na fruta, as antocianinas se destacam. Trata-se de um pigmento pertencente à família dos flavonoides, responsável pela coloração da fruta e sua potente ação antioxidante.

Veja tambémMirtilo: Saiba onde comprar

Previne infecções do trato urinário

Para tratar casos de infecção do sistema urinário, o mirtilo pode funcionar como uma solução bastante eficaz. Isto porque suas propriedades impedem a fixação e o desenvolvimento da bactéria Escherichia coli, uma das principais causas do problema.

Faz bem para os olhos

O consumo regular do mirtilo (blueberry) faz muito bem para a saúde dos olhos. As antocianinas, presentes na composição do mirtilo, são importantes para conservar a saúde e funcionalidade dos olhos.

Inclusive, o mirtilo é bastante recomendado para idosos e pessoas com tendência a desenvolver doenças na retina, justamente pelo fato dele protegê-la.

Melhora a ação da insulina

Outro benefício do consumo regular do mirtilo (blueberry) é a melhora da ação da insulina no corpo. A insulina é o hormônio responsável por transportar a glicose para dentro das células e manter o corpo funcionando bem.

Veja também: Essa semente é capaz de limpar o fígado e controlar a glicose

Poder anti-inflamatório

O mirtilo possui muitas propriedades que ajudam no combate às doenças causadas por infecções e as impede de se desenvolverem. Além disso, seu uso é bastante preventivo para problemas infecciosos.

Faz bem para os ossos

O mirtilo é rico em sais minerais e vitaminas que contribuem para a manutenção dos ossos. Ele contém ferro, fósforo, cálcio, magnésio, zinco, manganês e vitamina K. Todas essas substâncias fazem bem para a estrutura óssea.

Beneficia os vasos sanguíneos

Essa fruta também tem grande potencial para proteger e melhorar a dilatação dos vasos sanguíneos. Isso ajuda a prevenir doenças relacionadas a esse sistema, como colesterol alto, aterosclerose, congestionamento cardíaco e má circulação.

Estimula e protege o cérebro

A alta quantidade de fenóis do mirtilo, principalmente o ácido gálico, faz do mirtilo uma fruta muito boa para a saúde do cérebro. A fruta é considerada uma ‘agente neuroprotetora’, pois protege o cérebro da degeneração.

Ainda nesse âmbito, o mirtilo atua contra o estresse oxidativo e neurotoxicidade. Tudo isso faz com que o cérebro fique longe de possíveis problemas e trabalhe com mais eficácia.

Mirtilo serve para emagrecer?

Em meio a todos os benefícios relacionados ao mirtilo, certamente o poder que faz dele um excelente alimento que ajuda no emagrecimento coloca-o em posição de destaque. Sendo assim, é bom que você saiba que o mirtilo ajuda sim a emagrecer!

O mirtilo serve para dar saciedade pois possui 'carboidratos lentos’, que demoram para serem digeridos

O mirtilo é um aliado da boa forma, pois favorece o emagrecimento (Foto: depositphotos)

O mirtilo possui pouquíssimas calorias, baixo índice de glicemia e bastante fibras. Essa composição traz benefícios ao corpo e ajuda a emagrecer.

Os alimentos com baixo índice glicêmico são absorvidos mais lentamente pelo organismo. Eles permanecem mais tempo no aparelho digestivo e, por isso, são chamados de ‘carboidratos lentos’.

Já as fibras contidas no mirtilo ajudam na digestão, são mais e melhores absorvidas e eliminadas pelo organismo e dão mais saciedade. Isso diminui o apetite durantes refeições, o que faz com que comamos menos.

No entanto, é bom que você tenha consciência que somente incorporar o mirtilo no seu cardápio não possui o poder redutor de medidas. Nesse caso, é necessário adequar sua alimentação e praticar exercícios físicos.

Veja também: Alimentos com zero caloria

Como consumir o mirtilo

Para quem optar por incluir o mirtilo no cardápio, é bom que se saiba que existem muitas maneiras para isso. Além do mais, para que a fruta continue com todas as propriedades benéficas para o corpo, o excesso pode ser prejudicial.

De acordo com avaliação dos nutricionistas, o recomendado é que o mirtilo seja ingerido diariamente, em uma quantidade que não ultrapasse 25g. Ele pode ser consumido de várias maneiras, como sugere a nutricionista Anita Viecelli.

“O blueberry [mirtilo] pode ser consumido in natura, no preparo de saladas, na forma de geleia e se for congelado pode ser usado para a produção de sucos, sorvetes, iogurtes, tortas e no preparo de molhos para pratos diversos”.

Dessa forma, você pode misturar uma pequena porção da fruta com iogurte natural na hora do lanche. No quesito sobremesas, a dica é preparar uma calda saborosa para comer junto com um bolo ou preparar uma deliciosa geleia.

A seguir, você vai aprender a fazer um delicioso suco de mirtilo, laranja e hortelã. Confira:

Suco de mirtilo, laranja e hortelã

No liquidificador, adicione 1 xícara de suco de laranja, ½ xícara de mirtilos e ½ xícara de água. Bata tudo até ficar homogêneo. Adicione 6 folhas de hortelã picadas e 3 cubos de gelo. Bata novamente e o suco estará pronto para o consumo.

Como preparar o chá de mirtilo

Além de ser consumido in natura ou no preparo de doces e sobremesas, o mirtilo também pode fazer parte do seu cardápio na forma de chá. É importante ressaltar que todos os benefícios apresentados sobre a fruta também estão contidos na infusão.

Além do chá, é possível consumir o mirtilo em sucos, sorvetes, geleias, iogurtes e in natura

Uma das maneiras para consumir o mirtilo é na forma de chá (Foto: depositphotos)

Para preparar o chá de mirtilo você vai precisar de 500 ml de água e duas xícaras de mirtilo com casca e semente amassado. Coloque a água para ferver, acrescentando a fruta em seguida. Marque 10 minutos e desligue o fogo. Espere esfriar e beba morno ou gelado.

Como consumir e aproveitar de todos os benefícios do mirtilo

Por ser uma fruta, o mirtilo já é um ingrediente que não causa dano nenhum se for incluído no seu dia a dia, ainda mais depois da leitura desse artigo. Nele você pode ver o quanto a fruta é benéfica e pode ajudar na prevenção de vários problemas de saúde.

Em qualquer que seja a dúvida, o mais indicado é recorrer a um profissional. Ele possui conhecimento suficiente para recomendar o consumo responsável do mirtilo, a partir das suas necessidades específicas.

Veja também: Cuca de Mirtilo: receita leve, saudável e incrivelmente saborosa

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.