Meu cronograma capilar caseiro: Aprenda como montar

Identificando a necessidade do seu cabelo, o tratamento fica mais eficaz

Para quem já ouviu algo sobre cronograma capilar caseiro, nesse artigo você vai aprender como montar, assim como todos os detalhes sobre o tratamento. Através dele, você vai conseguir devolver brilho, hidratação e maciez para os cabelos.

O cronograma capilar é composto de três passos importantes, por sinal, ligados diretamente a saúde do cabelo e ao que o tratamento se propõe a fazer. São eles: hidratação, nutrição e reconstrução.

Seguindo as orientações passadas nesse artigo, você vai poder montar o seu cronograma capilar em casa, a partir da utilização de alguns ingredientes de fácil acesso. Lembrando que o procedimento pode durar um mês.

Como montar o cronograma capilar caseiro

O primeiro passo na montagem do cronograma capilar caseiro é identificar qual o tipo de cabelo e a condição do mesmo. A partir daí que a ordem do processo pode ser traçada. Inicialmente, o cronograma capilar pode se estender por um mês.

“Se seu cabelo é oleoso, vai precisar de mais hidratação do que nutrição, porque na nutrição os tratamentos são feitos com máscaras de óleo ou com óleo puro”, explica a Juliana Doorman da página Cabelos de Rainha.

Para os cabelos secos, a dica é focar na hidratação e nutrição. Já para os cabelos mistos, evitar passar o creme na raiz. Na maioria dos casos, o processo é composto de sete hidratações, quatro nutrições e uma reconstrução.

Entre um tratamento e outro um intervalo de 48 horas deve ser respeitado. Depois de fazer e completar o cronograma capilar base, os tratamentos posteriores podem ser adaptados a sua necessidade.

Confira o cronograma capilar para cada tipo de cabelo:

Cabelos saudáveis

Dividindo o tratamento em quatro semanas, na primeira, você vai fazer duas hidratações e uma nutrição. Para dividir esse tempo, use a média de 48 horas entre um tratamento e outro.

Na segunda semana, faça uma hidratação, uma nutrição e feche a semana com outra hidratação. Na terceira semana, faça duas hidratações seguidas e finalize com uma nutrição. Na última semana, siga com hidratação, nutrição e feche com a reconstrução.

Cabelos pouco danificados

Para os cabelos que estão um pouco mais sofridos, a rotina dos tratamentos acontece de forma diferente. Na primeira semana opte por uma hidratação, uma nutrição e mais uma hidratação. Na segunda semana, duas hidratações e uma nutrição, nessa ordem.

Na terceira semana você pode seguir o seguinte cronograma: hidratação, nutrição e hidratação. Para fechar, na quarta semana, o ideal é fazer hidratação, nutrição e a reconstrução.

Cabelos muitos danificados

Para os cabelos muitos danificados a dica é fazer duas reconstruções ao longo do mês, sendo uma na primeira semana e outra na penúltima. Sendo assim, na primeira semana faça uma hidratação, uma nutrição e uma reconstrução.

Na segunda semana, nutrição, hidratação e nutrição é a ordem. Na terceira, hidratação, nutrição e reconstrução. Para fechar o mês, faça duas hidratações com intervalo de 48 horas e uma nutrição.

Veja também: Cronograma capilar caseiro: Como funciona e o que é

O que é o cronograma capilar

O cronograma capilar é formado por tratamentos que têm como objetivo repor os sais minerais e nutrientes que ele perde ao longo do tempo. Tudo isso é possível através da realização de hidratação, nutrição e reconstrução.

O resultado desse tratamento agrega brilho, maciez e saúde para os cabelos. Mas, é bom que você tenha em mente que é necessário seguir tudo de forma detalhada, para conquistar os resultados desejados.

Os danos identificados nos cabelos podem ser causados pela exposição solar, banho quente, banho de piscina, poluição e até o uso excessivo de secador, chapinha ou babyliss. Alisamento, tintura e químicas em geral, também provocam danos.

Etapas do cronograma capilar

Depois de conhecer os três passos quem compõem o cronograma capilar, agora chegou a hora de se aprofundar um pouco mais na explicação sobre cada um deles. Confira mais sobre a hidratação, nutrição e reconstrução.

Para montar o cronograma capilar caseiro é preciso saber qual a carência do seu cabelo

O cronograma capilar é dividido em três partes: hidratação, nutrição e reconstrução (Foto: depositphotos)

Hidratação

Ela é usada com o propósito de repor a água dos fios. Isso deixa os cabelos macios e sedosos. O procedimento é indicado para cabelos sem brilho, armados e ressecados. A hidratação capilar pode ser feita rotineiramente.

Nutrição

Nessa etapa, os óleos essenciais dos fios são repostos. No dia a dia, eles são perdidos devido à ação do sol, química e até uso excessivo de secador e chapinha. Os óleos 100% vegetais são os mais indicados para a nutrição.

Reconstrução

Reconstruir os fios é sinônimo de repor as proteínas perdidas. Nesse sentido, é importante destacar que essa etapa deve ser feita de forma moderada, pois, quando realizada em excesso, pode quebrar os fios.

Veja tambémSalve os cabelos quebradiços e sem brilho usando gengibre

Como fazer o cronograma capilar caseiro

Até agora você já deve estar convencida dos benefícios que o cronograma capilar pode trazer para o seu cabelo. Para realizar o procedimento em casa, basta prestar atenção no passo a passo:

Hidratação

Antes de dar início a hidratação, é preciso que o seu cabelo esteja limpo. Para isso, lave-o normalmente com o shampoo de sua preferência. Se necessário, pode lavar duas vezes. Na hora de aplicar, se distancie da raiz.

É sempre indicado deixar a hidratação agir por alguns minutos. Dessa forma, você deve seguir a seguinte ordem de aplicação: lavar o cabelo com o shampoo da sua preferência, passar a hidratação, deixar agir por alguns minutos e remover com água em abundância.

Veja as receitas caseiras de hidratação:

Hidratação com cenoura e beterraba

Para preparar essa receita você vai precisar de ¼ de cenoura picada e ¼ de beterraba picada. Bata os legumes no liquidificador com ajuda de um pouco de água. Passe a mistura por uma peneira. Logo em seguida, acrescente um pouco de máscara de hidratação, misture e aplique no cabelo.

Hidratação de banana com mel

Nessa receita você vai precisar de ½ banana, 5 colheres (de sopa) de leite ou água e 1 colher (de sopa) de mel. Bata todos os ingredientes no liquidificador e depois acrescente um pouco de máscara de hidratação e misture a mão.

Hidratação com babosa

Separe uma folha de babosa, também conhecida por aloe vera. Remova a casca e use uma colher para remover toda a poupa, semelhante a um gel. Feito isso, coloque um pouco de máscara para hidratação.

Nutrição

Para realizar a nutrição dos fios, dê preferência pela utilização de óleos essenciais vegetais. Eles podem ser aplicados diretamente nos cabelos ou então misturados a cremes hidratantes capilares ou frutas.

Os óleos necessários para fazer a nutrição dos cabelos são diferentes dos produzidos pelo organismo. As máscaras de nutrição prontas precisam conter óleo ou manteiga na fórmula. O creme deve ser aplicado longe da raiz.

Veja algumas receitas caseiras de creme de nutrição.

Nutrição com iogurte e azeite

Nessa receita você vai precisar de 1 colher (de sopa) de iogurte natural, 1 colher (de sopa) de azeite extra virgem e máscara de nutrição. Lembrando que esse último ingrediente deve ser na quantidade que dê para passar no seu cabelo. Misture tudo e aplique.

Nutrição de mel e abacate

Para esta receita você precisa de ½ abacate, 1 colher (de sopa) de mel e máscara de nutrição. O primeiro passo é amassar o abacate. Logo em seguida, coloque o mel e misture bem. Por último, inclua a máscara de nutrição, misture e aplique no cabelo.

Nutrição com azeite e mel

Para preparar a receita você vai precisar de 2 colheres (de sopa) de azeite extra virgem, 2 colheres (de sopa) de mel e máscara de nutrição (opte pelas de consistência mais espessa). Misture tudo e aplique nos cabelos.

Reconstrução

No processo do cronograma capilar a reconstrução é a última parte. Ela ajuda a reverter os danos causados pela química. Apesar de bastante benéfica, o uso em excesso pode danificar os fios.

O efeito reconstrutor é dado a partir da presença de um desses três ingredientes: queratina, ceramidas ou colágeno. Confira a receita que você pode fazer em casa:

Reconstrução com vinagre de maçã

Para preparar essa receita caseira você vai precisar de 200 ml de água e 2 colheres (de sopa) de vinagre de maçã. Misture a água com vinagre, coloque em um borrifador a aplique no cabelo limpo. Deixe agir por 10 minutos.

Passado o tempo recomendado, enxágue bem e aplique a máscara de reconstrução capilar. Deixe ela agir de acordo com a recomendação do fabricante. Retire a máscara. Para finalizar, basta aplicar o condicionador.

Veja também: Conheça quais os usos do vinagre

Quais os benefícios do cronograma capilar

O cronograma capilar tem o propósito de restaurar os cabelos danificados, trazendo efeito de hidratação, nutrição e reconstrutor da fibra do cabelo. Isso faz com que ele fique saudável, com toque macio e brilhoso.

“O ideal é fazer a reconstrução a cada 15 ou 30 dias. Antes de fazer a reconstrução, faça sempre uma hidratação e uma nutrição, em dias alternados”, sugere Juliana Doorman da página Cabelos de Rainha.

É importante destacar que a dedicação é um dos principais precedentes para que o tratamento alcance os resultados desejados. Independente do tipo de cabelo, os resultados aparecerão.

Adequando o cronograma capilar as suas necessidades

No artigo que você acabou de ler, valiosas dicas sobre a montagem do seu cronograma capilar foram passadas. Além do mais, você teve oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o procedimento e tirar muitas dúvidas.

Caso você ainda tenha ficado com alguma pergunta sem resposta, o ideal é procurar um cabeleireiro da sua confiança. Ele pode esclarecer e deixar você mais segura em relação ao procedimento.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.