Máscaras naturais para os cabelos

Ter cabelo bonito e saudável requer cuidados. Veja do que seu cabelo precisa e faça algumas dessas máscaras

Loiros, cacheados, lisos, com luzes ou quimicamente tratados. Independentemente do tipo do seu cabelo, você sempre vai buscar por alternativas de máscaras para cuidar dos seus fios. Além de hidratar, é essencial que esses produtos consigam eliminar os danos provocados pelos fatores externos e que sejam, de preferência, naturais, bons e baratos.

E mesmo sendo exigências pertinentes, é possível preparar máscaras caseiras, que sejam eficientes nos resultados desejados e que ainda custem bem menos em comparação aos produtos utilizados em salões de beleza.

Para isso, você só vai precisar usar um pouco de criatividade no manejo dos ingredientes. Assim é possível combinar hidratação, reparação e saúde.

Melhores máscaras naturais para cabeleiras

Escolha a máscara de acordo com a necessidade do seu cabelo

Máscaras capilares com ingredientes naturais são aliadas do cabelo (Foto: depositphotos)

1. Hidratação e reconstrução

Esta dica é ideal para os cabelos que estão com falta de brilho, ressecados e quebradiços. A junção desses ingredientes vai tonificar os fios, deixando-os mais organizados, sem frizz e alinhados. A reconstrução é completa.

  • 1 colher (de sopa) de mel;
  • 1 colher (de sopa) de azeite de oliva extravirgem;
  • 1 ovo;
  • 3 colheres (de sopa) de uma máscara de hidratação da sua preferência.

Lave a madeixa com shampoo. Em seguida, misture todos os ingredientes em um pote e aplique nos cabelos, respeitando mecha por mecha. Deixe o produto agir por até 30 minutos. Após o tempo determinado, retire a hidratação e finalize a lavagem dos fios com o condicionador. Caso o cheiro do ovo continue, passe o condicionador mais uma vez.

2. Máscaras para cabelos cacheados

Os cachos também estão propensos a sofrer com a desidratação dos fios e por isso as cacheadas acabam reclamando muito de cabelos ressecados, sem brilho e com pouca definição. Portanto, se você quer reverter esta situação, basta ter em mãos os seguintes ingredientes:

  • 2 colheres (de sopa) de máscara de hidratação da sua preferência;
  • 2 colheres (de sopa) de leite de coco;
  • 2 colheres (de sopa) de mel;
  • 1 colher (de sopa) e meia de amido de milho;
  • Meio copo de água.

Esta receita divide-se em duas etapas de preparo. Na primeira delas, você deve misturar o leite de coco, a água e o amido de milho. Leve a panela com essa mistura para o fogo e mexa até que ela se torne um espécie de mingau. Deixe esfriar e vá para a segunda etapa, que consiste em unir a essa mistura a máscara e o mel. Após homogenizar, aplique o produto na cabeleira, entre o shampoo e o condicionador, deixando ele agir por até minutos.

3. Bomba de maciez e crescimento

Cortou o cabelo e agora ele parece levar uma vida para crescer? Não se preocupe, pois rícino é a solução para esse problema. Este óleo vegetal possui propriedades que melhoram a circulação no couro cabeludo, favorecendo o crescimento dos fios. Já a aveia torna-se uma aliada para cabelos sem brilho, maciez e alinhamento, corrigindo todos esses problemas das madeixas. Confira:

  • 2 colheres (sopa) de aveia;
  • Meio copo de leite de coco;
  • 2 colheres (de sopa) de máscara de hidratação da sua preferência;
  • 1 colher (de sopa) de óleo de rícino.

Em uma panela, adicione a aveia e o leite coco. Leve para o fogo e mexa até que se torne uma mistura homogênea, adquirindo uma consistência semelhante a de um mingau. Desligue o fogo e espere esfriar. Em seguida, adicione a máscara e o óleo de rícino. Com o produto pronto, lave o cabelo com shampoo, depois aplique nos cabelos, mecha por mecha. Deixe agir por 20 minutos, retire após o tempo determinado e finalize a lavagem com o condicionador.

4. Cabelos sem pontas duplas e forte

Cabelos fracos, quebradiços, sem brilho e sem crescimento constante podem se beneficiar com esta máscara caseira, uma vez que o abacate, um dos principais ingredientes, é rico em vitamina B e E. Desta forma, este item auxilia no fortalecimento dos fios, protegendo o cabelo e deixando-o macio e com brilho. Já o óleo de argan, um aliado nesta receita, serve para eliminar as pontas duplas. Confira:

  • Meio abacate maduro;
  • 1 colher (de sopa) de óleo de argan;
  • 2 colheres (de sopa) de máscara hidratante da sua preferência.

O primeiro passo é amassar a polpa do abacate e depois misturá-la com os demais ingredientes. Depois de pronta, comece lavando o cabelo com shampoo. Em seguida, lave bem e aplique a máscara, mecha por mecha. Aguarde 20 minutos e após o tempo determinado, retire a hidratação e finalize com o condicionador.

Como saber do que o cabelo precisa?

Existe uma técnica muito utilizada por blogueiras especializadas em estética para saber qual a necessidade que os cabelos possuem. De acordo com algumas Instabloggers, para entender as suas madeixas, é necessário ter um copo com água.

Em seguida, retire um fio de cabelo e jogue dentro do copo de água. Há três possibilidades: se o cabelo boiar, ele está precisando de mais hidratação; caso o fio fique no meio do copo, ele precisa de nutrição; por fim, se ele afundar, é sinal que os cabelos necessitam de uma reconstrução. Faça o teste em casa, dependendo do resultado, escolha a hidratação que mais atende ao seu problema.