, ,

Manteiga e margarina: veja substitutos mais saudáveis

Nos acostumamos a usar esses dois ingredientes, mas seus substitutos podem ser saborosos e fáceis de achar

A manteiga e a margarina são itens presentes em praticamente todas as cozinhas, já que são ingredientes com inúmeras finalidades e que servem para o preparo de quase qualquer prato e para ser consumido em qualquer refeição. No entanto, nenhum dos dois se mostra uma opção muito saudável, visto que enquanto uma é extremamente calórica, a outra é rica em gordura trans, substância que causa incontáveis malefícios para a saúde.

Felizmente, há vários substitutos mais saudáveis para esses alimentos que podem ser encontrados em mercados ou até mesmo feitos em casa. O melhor de tudo é que eles podem ser tão saborosos quanto os itens que eles substituirão, o que faz com que seja fácil se acostumar com a troca. Conheça alguns deles:

Substitutos da margarina e da manteiga

Presentes nas refeições, a margarina e manteiga não são muito saudáveis

Existem opções saborosas para substituir a manteira e margarina (Foto: depositphotos)

Azeite

Essa é sem dúvidas a opção mais fácil das que vamos mostrar aqui, já que pode ser encontrado em praticamente qualquer mercado. O condimento feito de azeitonas pode ser utilizado tanto para passar no pão no café da manhã, quanto para fazer bolos e diversas massas salgadas, porém, por ter um sabor muito forte, não é indicado para fazer doces, sendo mais adequado o uso de óleos com um sabor mais delicado.

Manteiga de coco

De uns tempos para cá, o consumo do óleo de coco se popularizou graças aos inúmeros benefícios que podem ser conquistados incluindo esse alimento no cardápio. Alguns outros produtos do fruto do coqueiro acabaram se popularizando, como o açúcar e a manteiga de coco.

Além de conter todos os benefícios do coco, já que o fruto contêm propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, calmantes, hidratantes, antioxidantes e muito mais; a manteiga de coco pode ser encontrada para venda nos supermercados ou lojas de produtos naturais, mas também pode ser feita em casa. 

Tahine

Sabe o gergelim? Aqueles pequenos grãos de normalmente são usados para a produção de pães, principalmente os feitos para fazer hambúrgueres? Eles são o principal ingrediente para a produção do tahine, um creme muito consumido principalmente no oriente médio em diversos alimentos, tanto doces como salgados.

Um fato interessante sobre esse ingrediente é que ele só fica atrás das algas quando se trata de alimentos ricos em cálcio. Além disso, o creme de gergelim é uma gigantesca fonte de proteínas, fibras, cobre, manganês, metionima, ômega 3 e 6.