Manchas escuras nas axilas e virilha? Resolva o problema com técnica caseira

Apesar de comum, o escurecimento de algumas áreas ainda é algo que gera bastante incômodo e constrangimento em quem possui

Apesar ser um problema bastante comum, o escurecimento de áreas como axilas, virilhas, joelhos e cotovelos ainda é algo que gera bastante incômodo e constrangimento em quem possui.

As causas podem ser diversas, desde o mau uso de lâminas de barbear, a ventilação insuficiente, excesso de transpiração, aplicação de desodorantes à base de álcool, acúmulo de células mortas, genética e até mesmo situações clínicas.

Muito além de ser um problema unicamente estético, as manchas escuras nas axilas também podem ser um sinal de uma doença conhecida como acantose nigricans, um problema raro da pele, caracterizada por hiperqueratose e hiperpigmentação.

Por isso, se mesmo depois do tratamento as manchas permanecerem, procure a ajuda de um dermatologista para analisar se o seu problema é algo mais grave.

Manchas escuras nas axilas e virilha? Resolva o problema com técnica caseira

Foto: depositphotos

Geralmente pessoas que sofrem de obesidade, diabetes, câncer, disfunções hormonais ou fazem uso de certos medicamentos, tendem a ter esse problema. Nesses casos, o acompanhamento de um médico também é necessário.

Mas para os demais, há algumas formas rápidas e naturais de clarear as regiões. O canal no Youtube Dicas Caseiras Fáceis/NatuPlanta ensina algumas delas. Dificilmente há casos de alergias a esses tratamentos naturais, mas para evitar maiores complicações, antes de aderir ao uso de algumas das receitas, teste em algum local da pele para ver se ocorre alguma reação.

Como clarear áreas escuras do corpo

Receita 1

Ingredientes

-1 colher (de sopa) de sal refinado;
-1 colher (de sopa) de azeite de Oliva;
-1 colher (de sopa) de bicarbonato de sódio.

Modo de preparo

Leve todos os ingredientes a uma vasilha de plástico e misture até que uma pasta seja formada. Depois, aplique na área escurecida e deixe agir por cerca de 20 minutos e retire com água fria.

Receita 2

Ingredientes

-1 colher (de sopa) de argila branca;
-Suco de limão;
-Um pouco de leite desnatado.

Modo de preparo

Leve todos os ingredientes a uma vasilha de plástico e misture até que uma pasta seja formada. Depois, aplique na área escurecida e deixe agir por cerca de 15 minutos e retire com água fria. Repita o procedimento duas vezes por semana e não se exponha ao sol, pois o limão poderá causar queimaduras e aumentar ainda mais as manchas.

Sobre o autor

Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School, em Bournemouth (UK) e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.