Malefícios: Nutróloga fala sobre os perigos dos óleos transgênicos

Se quiser evitar os efeitos prejudiciais dos óleos vegetais oxidados substitua por óleos verdadeiramente saudáveis

Muita gente troca o óleo de milho por versões que consideram mais saudáveis como de canola, soja ou algodão. A verdade é que nenhum desses é recomendado para as pessoas que querem ter uma vida mais saudável. Ao menos é o que afirma a médica especialização em nutrição, Tamara Mazaracki.

Em sua rede social a nutróloga pergunta: “você sabia que os óleos de canola, de soja, de milho e de algodão são transgênicos e passam por um processo de refino sob altas temperaturas e uso de solventes químicos cancerígenos como o hexano?”.

Para se ter uma ideia, o hexano pode causar outros problemas de saúde como doenças cardiovasculares, respiratórias e implicações dermatológicas. Além disso, a substância em grandes quantidades pode prejudicar a memória, causar dores de cabeça, náuseas e tonturas.

Malefícios: Nutróloga fala sobre os perigos dos óleos transgênicos

Foto: depositphotos

Essa substância é um solvente que é largamente utilizado na composição desses tipos de óleo. “O resultado é um óleo que sofre oxidação e contém gordura trans. Se quiser evitar os efeitos prejudiciais dos óleos vegetais oxidados substitua por óleos verdadeiramente saudáveis, como o azeite de oliva, óleo de coco, óleo de palma ou de dendê”, aconselha a especialista.

Receitas com óleos saudáveis

Receita com óleo de coco – Churros

– 1 xícara (de chá) de água;
– 1 xícara (de chá) de farinha de trigo integral;
– 1 pitada de sal;
– 2 colheres (de sopa) de óleo de coco;
– 2 colheres (de sopa) de açúcar de coco;
– Geleia de frutas naturais para o recheio;
– Açúcar mascavo e canela em pó para polvilhar.

Modo de fazer

Em uma panela coloque água para ferver. Quando atingir esse ponto, desligue o fogo e adicione o açúcar de coco, sal e óleo de coco. Depois coloque a farinha e mexa tudo até a massa se soltar do fundo da panela.

Coloque a massa dentro de um saco de confeiteiro ou, se você tiver em casa, coloque tudo em uma bisnaga própria para churros. Faça as porções e coloque em uma forma e leve tudo para o forno pré-aquecido por até 30 minutos. Retire, recheie com geleia de frutas naturais, polvilhe açúcar mascavo e canela e sirva.

Receita com óleo de dendê – Frango

– 1 frango de 1,5 kg;
– 1 dente de alho picado;
– 1 pitada de pimenta-do-reino;
– 2 colheres (de sopa) de suco de limão;
– 3 tomate em pedaços;
– 1 maço de coentro;
– 1 xícara (de chá) de leite de coco;
– 1 pitada de páprica;
– 1 pitada de cominho (alcarávia ou kümmel);
– 2 cebola em pedaços;
-1/4 xícara (de chá) de azeite de dendê;
– sal a gosto.

Modo de fazer

Tempere o frango com o suco de limão, sal, páprica, cominho, pimenta e alho. Asse a carne em forno a 170º (pré-aquecido) até ficar macia. Depois disso, a desfie. Em liquidificador, bata o tomate e a cebola. Em uma panela, aqueça o óleo de dendê e coloque o que foi batido no liquidificador por dois minutos. Depois adicione o frango e leite de coco. Coloque um maço de coentro amarrado e deixe cozinhar por mais cinco minutos. Depois retire o coentro e sirva.