Veja quais os malefícios para o organismo de comer mortadela

Embutido feito de carne de boi, de porco e/ou de frango pode causar sérios danos ao organismo

A presença da mortadela nas mesas de café da manhã dos brasileiros é quase unânime. Mas apesar de ser extremamente popular e delicioso, o embutido, que é feito de carne de boi, de porco e/ou de frango, pode causar sérios danos ao organismo.

Muito usado também no preparo de lanches e até mesmo na hora do jantar, a mortadela, como todo embutido, foi feito tanto para facilitar a vida de quem tem pressa na hora de preparar a comida, como também para aumentar o prazo de validade dos alimentos.

O grande problema é que a mortadela e alimentos do mesmo gênero, possuem uma quantidade de gordura superior aos da carne natural.

Consequências maléficas do consumo de mortadela

Quando essas gorduras são consumidas em excesso, o nível de colesterol ruim (LDL) do organismo é aumentado e esse efeito ameaça de forma severa a saúde.

Uma das consequências causadas por quem consome alimentos muito gordurosos, consequentemente aumentando o colesterol, é o risco do desenvolvimento de problemas cardiovasculares, insuficiência cardíaca, doença arterial coronariana, entre tantos outros.

Fora a grande quantidade de gordura, a mortadela também possui altas dosagens de sódio e corante, que ajudam a provocar problemas relacionados à pressão alta e até mesmo alergias e problemas no estômago.

Veja quais os malefícios para o organismo de comer mortadela

Foto: depositphotos

Outro componente que faz com que a pressão arterial seja prejudicada por quem consome muita mortadela são as altas quantidades de sal que o alimento possui.

Segundo estudo realizado pela Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia), 24% da ingestão de sal dos brasileiros acontece devido aos alimentos industrializados, especialmente os embutidos, como a mortadela.

E para conseguir o efeito de uma comida que dura bastante tempo sem sair do prazo de validade, a mortadela contém alto teor de conservantes, como nitrato e nitrito. Quando ingeridos, esses produtos químicos são transformadas em substâncias que podem chegar a provocar doenças como câncer, principalmente no pâncreas e intestino.

Devo parar de comer mortadela?

A saúde de quem consome mortadela só será prejudicada por quem faz isso de forma exagerada. Evite comer o alimento diariamente. O mais indicado é fazer isso somente uma vez por semana. E mesmo assim, procure consumir aquelas que têm a versão sem capa de gordura.

Você também pode optar por substituir a mortadela por queijo cottage, por exemplo. Ou ainda, acrescentar ao consumo do alimento a ingestão de verduras e legumes. As fibras desses alimentos irão captar as moléculas de gordura durante a digestão, contribuindo para a redução dos malefícios provocados no organismo.

Sobre o autor

Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School, em Bournemouth (UK) e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.