8 saladas especiais para as festas de final de ano

Conheça aqui as melhores receitas de saladas especiais para as festas de final de ano. Veja também como preparar e os principais benefícios desses pratos naturais e saudáveis.

As saladas compõem a entrada e complementos de refeições especiais como jantares e banquetes de Natal e Ano Novo. Mas ninguém quer servir uma saladinha simples nessas ocasiões. Por isso, porque não surpreender a todos com as saladas mais naturais, saudáveis e deliciosas?

8 saladas naturais e saudáveis para o final de ano

Neste tópico, você aprenderá a fazer as melhores receitas de saladas especiais para as festas de Natal e Ano Novo. Todas elas fazem muito uso dos alimentos e produtos naturais, que vão encher os banquetes com sabor.

1. Salada de repolho, frutas e iogurte

Esta é uma salada de sabor suave e levemente adocicado. Vai muito bem com carnes vermelhas macias e tender. Seu sabor contrasta muito bem com carnes e receitas de forno. Além disso, é bastante colorida. Por isso, ajuda no visual da mesa!

Para preparar corte em tiras finas ½ repolho branco, ½ repolho roxo e 2 maçãs verdes. Rale 2 cenouras e misture tudo em uma tigela. Adicione 1 xícara de nozes ou amendoins sem sal e 1 xícara de frutas secas ou uvas passas. Pronto, a salada em si está pronta!

Para o molho, leve ao fogo em uma panela 2 potes de iogurte natural, suco de 1 limão, 1 colher (de sopa) de azeite, sal e pimenta a gosto e algumas folhas de hortelã picadas. Misture bem e vá provando até acertar o ponto do sabor que você quer.

Por fim, leve o molho morno até tigela com a salada e misture bem. Faça isso 30 minutos antes de servir a salada. Se fizer muito antes, a salada vai ficar muito úmida. Se fizer isso na hora de servir, não vai dar tempo do repolho murchar e ficar perfeito.

2. Salada de maionese com maçã

A salada de maionese é típica e tradicional. Ela está presente em várias festas de famílias, principalmente em confraternizações, Natal e Ano Novo. Aqui, vamos te mostrar a receita de uma salada de maionese completa e com um diferencial: maçã!

Corte em cubos pequenos 2 cenouras e batatas descascadas. Cozinhe e reserve até esfriar. Em uma tigela, coloque 1 lata de milho verde, 1 lata de ervilha, 1 maçã picada em cubos (com ou sem casca, a seu critério), 100g de uvas passas, 2 colheres de cebola ralada, 1 xícara de maionese natural e as cenouras e batatas cozidas. Misture tudo e pronto!

Esta é uma salada fria, por isso, deve ir alguns minutos à geladeira antes de servir. Para decorar a mesa, a dica é a seguinte: forre uma travessa com folhas de alface bem verdes e brilhosas e coloque a salada de maionese por cima. Você pode colocar algumas nozes ou amendoins por cima para dar crocância.

3. Salada de frango com milho

Essa salada de frango acaba virando o centro das atenções nos jantares! Quando bem temperada, ela consegue competir até mesmo com os famosos perus e tender no Natal. E o melhor de tudo: não é difícil de fazer. Por isso, arregace as mangas e surpreenda os convidados!

Para preparar, defume ou asse 1 frango no forno, com os temperos da sua preferência. Depois, retire os ossos e corte em pequenos pedaços. Em uma tigela grande, misture 1 lata de milho verde, 1 lata de ervilha, 2 maçãs verdes picadas, 1 vidro de maionese natural, 1 lata de creme de leite sem soro e o frango.

Durante a mistura, acrescente uma pitada de sal bem espalhada sobre a salada e misture novamente. Algumas pessoas também adicionam neste receita abacaxi em calda, mas é opcional.

Para decorar, você pode servir em uma travessa forrada com folhas de alface e adicionar alguns tomates cereja bem vermelhos! Cerejas em calda também vão bem com o sabor dessa salada.

4. Salada do mar (polvo e batatas)

Você já comeu salada de polvo com batatas? Pois é, esta não é uma salada tradicional, mas é deliciosa e surpreende todo mundo que come! Por isso, por que não dar essa surpresa aos seus convidados e parentes? A salada do mar é deliciosa!

Para preparar, o primeiro passo é salgar o polvo para lavá-lo. Corte os tentáculos (1,5 quilo, mais ou menos) e deixe-os em 200 g de sal grosso por 10 minutos. Em seguida, lave-os em água corrente. Em uma panela de pressão, aqueça 2 colheres de azeite e refogue 1 cebola branca, 6 dentes de alho picados, 1 talo de aipo e temperos da sua preferência.

Com o alho, cebola e aipo refogados, adicione o polvo, 300 ml de vinho branco, 2 colheres de extrato de tomate natural e feche a panela. Deixe na pressão por 20 minutos para o polvo pegar os sabores. Depois tire o polvo sem o molho e reserve.

Enquanto isso, descasque 3 batatas e 2 cenouras. Corte em cubos e cozinhe. Ao fim, reserve para esfriar. Com o polvo, batatas e cenouras prontos, misture tudo em uma tigela grande com 3 colheres (de sopa) de maionese, suco de meio limão, azeitonas pretas.

5. Salada de batata-doce com camarões

Quer oferecer uma salada diferente de todas que já comeu e surpreender o paladar de todos? Então a melhor opção é a salada de batata-doce e camarões, dois ingredientes saborosos e bem distintos que quase nunca se encontram em receitas! Contudo, formam uma combinação única de dar água na boca.

No preparo, a primeira coisa que você deve fazer são os chips de batata doce. Corte a batata doce em rodelas bem finas e leve à uma tigela com água bem gelada por 10 minutos. Depois, distribua os chips em uma travessa forrada com papel manteiga, tempere com sal e pimenta e leve ao forno por 20 minutos até ficarem crocantes.

Enquanto isso, tempere os camarões crus com limão e farinha de aveia, em seguida asse-os em uma frigideira com manteiga. Caso prefira o camarão in natura, não passe na farinha, só no limão. Tire os camarões quando assarem e asse na mesma manteiga cubos de queijo.

Por último, com os camarões, cubos de queijo e chips assados, una-os em uma tigela. Acrescente folhas verdes de sua preferência (alface ou acelga, principalmente) azeitonas verdes sem sementes e molho de mostarda e mel (2 colheres de mostarda para ½ de mel).

6. Salada Caesar

A salada caesar é uma salada de folhas, queijo e frango muito famosa. O que dá o seu nome é o molho que a acompanha: molho caesar. Também é muito simples de fazer e agrada todos os paladares. Veja como preparar abaixo:

O preparo é muito simples. Misture em uma tigela grande as folhas de 1 alface americana e de 2 alfaces romanas. Adicione 1 xícara de croutons (pedaços pequenos de pão assado no azeite), ½ xícara de queijo parmesão ralado e 2 filés de frango assados cortados em cubos (sem pele ou gordura).

Para o molho, coloque no liquidificador 3 colheres de iogurte natural, 3 colheres de azeite, o suco de ½ limão (tahiti ou siciliano) e sal a gosto. Bata até ficar homogêneo e distribua sobre a salada.

Essa salada serve 4 pessoas e é simplesmente deliciosa. Se quiser fazer uma porção maior, multiplique as medidas indicadas.

7. Salada vegana de berinjela

Prefere uma opção vegana e deliciosa para os convidados que não comem carne? Não se preocupe, a salada vegana de berinjela é uma delícia e não é difícil de preparar. Veja abaixo:

Corte 3 berinjelas em pedaços pequenos e deixe na água salgada por 10 minutos (1 colher (de chá) de sal para cada xícara de água). Depois as esprema para tirar o líquido. Corte em cubos 1 cebola branca, 1 pimentão de cada cor (verde, amarelo e vermelho). Leve todos a uma travessa.

Adicione 1 alho picado, 1 folha de louro, 2 colheres de salsa picada, 3 colheres de azeitona preta, orégano, 1 pitada de sal bem espalhada e regue tudo com ¼ de vinagre. Deixe no forno por 40 minutos em temperatura média.

Por fim, retire do forno, regue com 1 fio de azeite e deixe esfriar. Pronto, está feita a linda e deliciosa salada vegana de berinjela.

8. Salada de ovos

Por fim, mas não menos importante, a famosa salada de ovos. Vamos te mostrar a receita mais simples e deliciosa para você arrasar na cozinha!

Cozinhe 5 ovos, descasque e corte-os em quadrados pequenos. Adicione 4 colheres cheias de maionese natural. Adicione também 1 colher de salsinha picada e ½ xícara de croutons. Tempere com sal e pimenta, em seguida leve à geladeira por 15 minutos.

Pronto, viu como é simples? E o melhor, fica ótima com vários tipos de carnes.

Molhos saudáveis para saladas

Por fim, não podemos deixar de te mostrar várias opções de molhos saudáveis para usar nos mais diversos tipos e receitas de salada. Por isso, preste muita atenção, pois essa é uma daquelas dicas que servem para o resto da vida.

Mostarda e mel

Este é o molho de salada muito famoso e acabou caindo no gosto de muitas pessoas, que usam em outras receitas como sanduíches e hambúrgueres.

Para preparar o molho de mostarda e mel é muito fácil. Misture 2 colheres (de sopa) de mostarda com ½ colher (de sopa) de mel. Adicione 1 pitada de sal, pimenta e algumas gotinhas de azeite. Simples assim. Fica muito saboroso com saladas de folhas e saladas verdes.

Contudo, opte pela mostarda natural, sem condimentos ou conservantes. A mostarda é um alimento rico em nutrientes que protegem o fígado. Já o mel, por outro lado, é antisséptico, antioxidante, melhora a digestão e tem efeito calmante.

Molho de maçã com cenoura

Essa é outra receita bem saborosa, com poucas calorias e com base em ingredientes naturais. Veja como é simples preparar! No liquidificador, coloque ½ maçã em pedaços sem casca, ½ cenoura picada, 1 dente de alho amassado, 2 colheres de vinagre, 2 colheres de azeite, ½ cebola picada e uma pitada de sal. Bata até ficar homogêneo.

Molho de iogurte

Seja em salgados ou como acompanhamento de petiscos, o molho de iogurte é uma delícia e para quem gosta de sabor salgado e suave.

Para preparar, coloque no liquidificador 1 pote de iogurte desnatado, 1 colher (de chá) de maionese natural, 1 colher (de sopa) de azeite, 1 colher (de sopa) de vinagre, 1 colher (de sopa) bem cheia de cebola picada, 1 colher (de sopa) de salsa picada e 1 pitada de sal. Bata até ficar homogêneo.

Deixe 1 hora na geladeira para que fique fresco e gelado. Pronto, pode servir o molho de iogurte!

Sobre o autor

Jornalista, tem experiência em emissoras de televisão, jornal impresso e revistas. Trabalha também com produção de conteúdo web para diversos segmentos.