Livre-se dos pontos pretos! Receitas caseiras para tirar cravos

Você conhece alguma receita contra cravos mas não sabe se ela funciona de verdade? Aqui nós vamos te mostrar quais são as principais receitas caseiras para combater os cravos pretos e conseguir uma pele mais limpa e saudável. Portanto, são métodos caseiros e naturais que vão te impressionar pela eficiência.

Os pontinhos pretos que aparecem no rosto, principalmente na região do nariz, bochechas e testa, são os conhecidos cravos. Apesar de muito naturais, os cravos são considerados ruins para a estética. Além disso, eles aumentam bastante as chances de desenvolver espinhas e acne.

Por isso, veja abaixo as melhores receitas para tirar cravos e informações importantes sobre esse assunto. Descubra o que são cravos e como se prevenir, por exemplo. Sendo assim, temos certeza de que você vai adorar pelo menos uma das dicas!

Receitas caseiras para tirar cravos

Aqui você vai descobrir que dá para combater ou prevenir o surgimento de cravos gastando bem pouco ou nada.

Mulher limpando o rosto

Os cravos costumam surgir no nariz, nas bochechas e na testa (Foto: depositphotos)

Afinal, existem receitas caseiras que usam ingredientes comprovadamente eficientes. Confira os métodos caseiros de tirar cravos:

  • Esfoliante de mel
  • Máscara de gelatina
  • Máscara de café

Essas três receitas caseiras são super eficientes quando o assunto é mandar embora os cravos e manter a pele prevenida do surgimento dos mesmos.

Abaixo, você vai aprender sobre os benefícios e como preparar/aplicar da forma correta. Confira!

Esfoliante de mel

Você sabia que o mel natural de abelha pode ser usado como base para um creme esfoliante poderoso para limpar a pele e retirar os cravos?

Esse método é ótimo para quem tem poucos cravos ou cravos superficiais. Além disso, é indicado para peles oleosas. Veja o passo a passo:

  1. Lave bem o rosto com água fria corrente para limpar as impurezas (se estiver com restos de maquiagem, use loção demaquilante antes de lavar)
  2. Lave o rosto com água morna ou aplique vapor por 5 minutos no rosto. Isso serve para abrir os poros e ficar mais fácil dos cravos saírem
  3. Em um recipiente, misture 1 colher (de sopa) de mel e 1 colher (de sopa) de açúcar
  4. Em seguida, com as pontas dos dedos, aplique a mistura no rosto e massageie suavemente por alguns minutos
  5. Por fim, lave o rosto com água fria para fechar os poros.

Um estudo italiano comprovou cientificamente que o mel tem vários benefícios dermatológicos (1). Além de ser usado no combate de doenças como dermatite, psoríase e hemorroidas, por exemplo. Ele ainda tem efeito umectante, hidratante e emoliente.

Contudo, esfoliar a pele é algo que deve ser feito, no máximo, duas vezes na semana. Não exagere ou você pode acabar prejudicando o seu rosto, causando oleosidade ou até mesmo ferimentos, por exemplo.

Máscara de gelatina

As máscaras de gelatina são famosas na internet e, de fato, elas podem funcionar se forem usadas da forma correta.

Aliás, é importante deixar claro que muitas pessoas usam essa máscara da forma errada e dizem que não funciona. Aprenda a como usar da forma certa e se livrar dos cravos:

  1. Em um recipiente, misture 1 colher (de sopa) bem cheia de gelatina em pó sem cor e sem sabor e 2 colheres (de sopa) de água limpa. Misture bem. Você pode adicionar também 1 gota de algum corante comestível de cor escura, como preto, por exemplo. Isso vai ajudar a ver a quantidade de cravos que saem da pele
  2. Em seguida, leve a mistura ao micro-ondas e deixe por 10 segundos. Depois do tempo determinado, retire
  3. Enquanto a máscara vai engrossando a medida em que esfria, lave o seu rosto com água corrente (para limpar) e depois com água morna (para abrir os poros). Entretanto, certifique-se bem de estar com a pele limpa e sem resquícios de produtos, maquiagem ou sujeira. Seque o rosto
  4. Aplique a máscara nos locais onde estão os cravos. Você pode usar um pincel para ajudar na aplicação
  5. Espere a máscara secar totalmente no rosto, o que leva em torno de 30 minutos
  6. Com os dedos, vá puxando a máscara devagar do rosto. Pode doer um pouco
  7. Veja na máscara quantos cravos e impurezas saíram da sua pele.

Aplique a máscara uma vez por semana, no máximo.

Máscara esfoliante de café

Outra receita caseira potente contra os cravos é a máscara esfoliante de café, que nada mais é que um creme esfoliante natural e máscara de limpeza facial. Por isso, experimente esse método para ter uma pele limpa de cravos e manchas.

  1. Lave o rosto com água corrente para limpar bem e, em seguida, água morna para abrir os poros. Seque com uma toalha
  2. Em um recipiente, misture 1 colher (de sopa) de óleo de coco e 1 colher (de sopa) de café em pó
  3. Em seguida, aplique no rosto com os dedos e massageie levemente, principalmente na área onde estão os cravos. Isso vai fazer os cravos superficiais saírem
  4. Por fim, pare de massagear e deixe a máscara no rosto por 10 minutos
  5. Lave com água corrente.

Essa máscara esfoliante deve ser usada, no máximo, uma vez por semana.

Um estudo coreano mostrou que o óleo de coco faz bem para a pele, pois tem propriedades protetoras e anti-inflamatórias (2). Já o café é relacionado às propriedades que melhoram a qualidade e circulação microvascular da pele (3).

O que são os cravos?

Os cravos são o entupimento das glândulas sebáceas da nossa pele (4). E, por mais que você possa não acreditar, eles são sim algo bem natural e que todo mundo tem.

Em suma, a nossa pele é formada por pequenos buraquinhos, que são os folículos ou poros. Dentro desses buraquinhos é produzido sebo (gordura), que serve para hidratar a pele naturalmente.

No entanto, quando a nossa pele produz muito sebo ou está suja, esses buracos podem entupir, e assim nascem os cravos. E eles podem se dividir em dois tipos:

  • Cravos pretos: são os mais comuns. Em suma, é quando a glândula fica entupida e aberta. O ar acaba oxidando o sebo e escurecendo a parte mais exposta. Tanto que, quando você os retira, poderá observar que a parte menos exposta é esbranquiçada ou levemente amarelada
  • Cravos brancos: são glândulas sebáceas também obstruídas, mas com o seu orifício fechado. Portanto, ficam abaixo das camadas mais superficiais da pele.

Ambos os tipos podem causar as espinhas. Afinal, os poros entupidos (seja de qualquer que seja a forma), pode aumentar muito as chances de inflamações na pele, que são as chamadas pústulas (espinhas).

É verdade que cravos podem ser bichinhos na pele?

Sim. Mas calma! Não são todos os cravos que são bichinhos. Como já explicamos acima, os cravos são folículos e poros entupidos.

O problema é que existe um bichinho chamado Demodex folliculorum, um aracnídeo parasita que adora se alimentar de gordura e sebo da nossa pele, por isso, entra nos folículos para se alimentar.

Esse bichinho é um tipo de ácaro, e como você deve saber, os ácaros quase sempre estão em nossa pele e praticamente não causam problemas. No entanto, quanto mais cravos você tiver, mais esses ácaros vão ser atraídos para o seu rosto.

Nos casos mais graves de acne, a mordida desses bichinhos nos folículos da pele podem causar inflamações e aumentar o número de espinhas e também a vermelhidão, por exemplo.

Como se prevenir?

Em primeiro lugar, peles limpas e saudáveis não são locais favoráveis para o surgimento dos cravos. Portanto, quanto mais limpa, saudável e mais cuidados você tiver com a sua pele, mais os cravos vão ficar longe de você.

Mas de acordo com informações do Ministério da Saúde, existem alguns métodos que servem para evitar o surgimento de cravos e espinhas. Confira (4):

  • Lave o rosto duas vezes por dia com sabão suave, neutro ou indicado para o seu tipo de pele
  • Lave as mãos frequentemente e evite tocar no seu rosto com as mãos sujas
  • Não esprema espinhas, mesmo com as mãos limpas. Espinhas espremidas são pequenas feridas por onde podem entrar impurezas pelo ar
  • Não descanse o rosto nas mãos enquanto lê, estuda, vê televisão, usa o computador, etc
  • Tente manter os cabelos longe do rosto
  • Evite o sol em excesso
  • Cuide bem da sua barba, se tiver. Lave com produtos apropriados todos os dias.
Referências

  1. BURLANDO, B., CORNARA, L. “Honey in dermatology and skin care: a review“. 2013. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24305429. Acesso em 17 de abril de 2019.
  2. KIM, S. et al. “Enhanced barrier functions and anti-inflammatory effect of cultured coconut extract on human skin“. 2017. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28564614. Acesso em 17 de abril de 2019.
  3. TESSELAR, E., NEZIREVIC DERNROTH, D., FARNEBO, S. “Acute effects of coffee on skin blood flow and microvascular function“. 2017. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28625890. Acesso em 17 de abril de 2019.
  4. BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE – “Acne“. Dicas em Saúde. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/249_acne.html. Acesso em 17 de abril de 2019.

Sobre o autor

Avatar
24 anos, é jornalista e produtor de conteúdo especializado. Atua com produção jornalística há 4 anos. Vencedor do prêmio de empreendedorismo digital “Academic Winner 2017”, promovido pela DeVry University na Califórnia, Estados Unidos. Tem no currículo trabalhos em emissoras de televisão, jornal impresso, revistas e internet. É pernambucano e tem como hobbies escrever, jogar videogames, cinema e estudos sociais.