Livre-se dos enlatados! Que tal testar esse molho à base de melancia?

Para se livrar dos molhos enlatados, que carregam uma série de conservantes não saudáveis para a sua saúde, vale a pena experimentar o molho de melancia

Investir na utilização de ingredientes diferenciados para dar outra cara aos pratos tradicionais pode representar uma grande sacada para o seu cardápio diário. Nesse sentido, você já pensou em utilizar melancia para fazer molho para massas e carnes? Caso sua resposta seja negativa, preste atenção a essa matéria!

A primeira diferença que você vai sentir vem da acidez. Diferente do tomate, a melancia não vai imprimir esse gosto ao molho. Além do mais, ele pode apresentar um sabor novo, que vai conquistar o seu paladar. O melhor de tudo é que, somado aos benefícios que ele pode trazer para o corpo, o seu preparo é facilitado.

Se você quer se livrar de uma vez por todas dos molhos enlatados, que carregam uma série de conservantes que não são saudáveis para a sua saúde, vale a pena experimentar o molho feito à base de melancia. A receita foi extraída do livro “Dicas Incríveis – Truques e segredos para facilitar seu dia-a-dia”, escrito por Sueli Rutkowski e editado e publicado pela editora Master Pop.

Livre-se dos molhos enlatados! Aprenda a fazer molho natural e antioxidante

Foto: depositphotos

Benefícios da melancia para a saúde

A melancia é uma fruta suculenta e muito saborosa. Devido à alta concentração de líquido, cerca de 90% da fruta, a melancia é uma boa pedida para o verão. A fruta é rica em vitaminas A, B e C, ferro, magnésio, zinco, potássio e cálcio. Consumir regularmente a fruta ajuda a manter o corpo sempre hidratado.

Por conter substâncias antioxidantes, a exemplo do betacaroteno, licopeno e glutationa, a melancia protege o organismo contra o envelhecimento precoce, oxidação das células e contra o câncer. Ela também combate doenças renais, das vias urinárias, limpa o estômago e o intestino, além de combater a acidez gástrica, dispepsias e vermes.

Molho de melancia

Chegou a hora da sua curiosidade acabar. A seguir, confira o passo-a-passo do preparo do molho de melancia.

Ingredientes

-500 g de melancia picada em cubos (sem caroço);
-1 cebola picada;
-2 dentes de alho;
-1 tablete de caldo de legumes;
-1 colher (de chá) de orégano;
-2 colheres (de sopa) de manjericão fresco;
-2 colheres (de sopa) azeite;
-1 colher (de chá) de sal.

Modo de preparo

Pegue uma assadeira, logo em seguida, coloque o azeite e aqueça-o. Na sequência, adicione a cebola e o alho e refogue até que eles fique bem dourados. Quando chegar nesse estágio, acrescente a melancia picada e os demais ingredientes. Misture bem e deixe cozinhar em fogo brando.

O ponto correto que vai determinar o tempo que o molho ficará no fogo é a textura. Para tanto, preste atenção! Quando ele começar a engrossar, ficando com aquela aparência bem encorpada, já está na hora de desligar o fogo. Se você preferir, depois de pronto, pode passar o molho no liquidificador. Isso dará uma textura mais lisa ao molho.

A sugestão é que o molho seja servido como acompanhamento em carnes, aves ou peixe. Também vale a pena experimentá-lo em massas.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.