Limpe facilmente o ralador de queijo seguindo esse truque

Grande parte dos raladores são feitos de alumínio. Por isso, o cuidado deve ser ainda maior na hora da limpeza, a fim de evitar cortes

Na hora de preparar aquele prato especial, dependendo de quem esteja comandando tudo, a cozinha se transforma em um verdadeiro campo de guerra. Na maioria das vezes, são os ingredientes fora do lugar, esperando para serem guardados e a grande quantidade de louça e utensílios para lavar, secar e guardar.

Nessa parte da higienização dos utensílios, alguns deles, devido a forma com que foi usado e do tipo de ingrediente, perde-se muito tempo tentando remover todo o restante de alimento que ficou impregnado em cada um dos pequenos espaços. Isso acontece muito com o ralador.

Grande parte deles são feitos de alumínio. Por isso, o cuidado para limpar deve ser ainda maior, devido aos orifícios que se transformam em verdadeiras armas cortantes. Mas, antes de desistir de usá-los e prejudicar o andamento do seu prato, preste atenção em dicas simples para melhor higienizar esse utensílio.

Limpe facilmente o ralador de queijo seguindo esse truque

Foto: depositphotos

Hora de limpar

Um dos alimentos mais difíceis de serem removidos do ralador são os queijos. Isso acontece devido a textura e a forma com que são friccionados contra a superfície do objeto, fazendo que pequenas migalhas fiquem grudadas entre os espaços cortantes. Nesse caso, só a água não resolve.

A dica é, antes de usar a ralador, passe um pouco de óleo na superfície que vai usar. Depois de usá-lo, pegue uma batata inglesa crua e rale um pequeno pedaço. Isso vai fazer com que toda a sujeira que se acumulou, sobretudo o queijo, seja inteiramente removida.

Ao fim do processo, você pode lavar o utensílio normalmente, usando uma esponja com detergente. Já na hora de secar, em vez de usar logo um pano, o que pode desfiá-lo, deixe escorrendo por alguns minutos no escorredor de pratos. A evaporação natural da água vai secá-lo. Depois, basta passar um pano de leve.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.