Leite em pó engorda ou emagrece? Descubra

Ótima alternativa para quem pretender perder peso, caso consumido da forma errada, o leite em pó pode dar o efeito reverso

O leite em pó é uma alternativa bastante utilizada pelas famílias. Mas junto com a sua popularidade, ele traz um grande questionamento: será que engorda ou emagrece?

O produto é uma ótima alternativa para quem pretender perder peso. Mas se o leite em pó for consumido do tipo e forma errada, pode ter o efeito reverso.

Veja se o leite em pó favorece para emagrecer ou engordar

Você já se perguntou se o leite em pó engorda ou emagrece? Descubra

É grande o número de pessoas que se pergunta se o leite em pó engorda ou emagrece (Foto: depositphotos)

Na hora de preparar o leite em pó, geralmente mistura-se algumas colheres do ingrediente em um copo de água. Então, caso não seja adicionado nenhum outro elemento, apenas as calorias do leite em pó serão contabilizadas.

O valor calórico do leite em pó é algo que varia de acordo com cada marca e tipo do produto. Aquele que possui uma maior quantidade contém 129 calorias.

Esse valor não chega a equivaler nem 10% do consumo total de calorias que uma pessoa deve ingerir diariamente.

Lembrando que as calorias do leite em pó só terão esse valor caso não sejam adicionados nenhum outro ingrediente na hora do preparo da bebida.

Muitas pessoas costumam misturar o produto com açúcar, achocolatados e outros componentes. Isso, consequentemente, deixará a bebida mais calórica

Mas, caso o indivíduo esteja em processo de emagrecimento e busca manter uma alimentação mais leve e saudável, o mais indicado é que o leite em pó apareça na dieta mas de forma bastante moderada e no tipo certo.

Veja também: Veja os malefícios de tomar leite de caixa e da ultrapasteurização

Tipos: Leite integral x leite desnatado

A composição do leite integral e do desnatado é a mesma, o que muda é a quantidade de gorduras saturadas e insaturadas presentes em cada um deles.

A gorduras saturadas são aquelas que o corpo absorve com mais facilidade, causando ganho de peso e podendo entupir veias ou artérias, possivelmente provocando diversos danos à saúde e problemas relacionados à obesidade.

Quem procura ter uma alimentação mais leve ou pretende emagrecer ou até mesmo manter o peso, deve consumir leite desnatado, que está livre de quase todas essas gorduras.

Entretanto, um estudo realizado pela Universidade de Campinas (Unicamp) enxerga o leite desnatado como um tipo de “vilão”. Isso acontece devido à ausência de nutrientes importantes, como o ômega-3.

Outra pesquisa realizada pela mesma universidade revela que o leite integral é um ótimo aliado para quem pretende perder peso. Isso acontece devido à composição dele que traz a “gordura boa” que ajudam a evitar que novas gorduras seja absorvidas pelo organismo e ainda ajudam a queimar as já existentes.

O leite integral é o mais calórico de todos, chegando a conter 3% de gordura e quase 60 calorias a cada 100g do produto.

Veja também: Faça leite de coco vegano sem conservantes

Pessoas intolerantes à lactose podem consumir leite em pó?

Estudo divulgado pela Agência Brasil aponta que 50 e 80% da população brasileira têm algum tipo de intolerância à lactose.

O leite em pó nada mais é do que o leite desidratado, que contém uma longevidade mais estendida que o produto líquido. A especialista Jocemara Gurmini comenta que quem possui alergia ao leite da vaca deve ter cuidado com os rótulos.

“O leite pode vir com outro nome, como: leite em pó, leite desnatado, leite fluído, composto lácteo, caseína, caseinato, lactoalbumina, lactoglobulina, lactulose, lactose, proteínas do soro, soro de leite, whey protein. Na alergia ao leite não consuma alimentos que contenham queijo, iogurte, manteiga, creme de leite, leite integral, leite desnatado, leite em pó, leite condensado, produtos preparados com leite e com derivados. Também evite produtos com aroma de queijo, sabor artificial de manteiga, sabor caramelo, sabor creme de coco, sabor de açúcar queimado”, revelou a profissional em entrevista publicada pela Agência Brasil.

Quem possui intolerância à lactose não precisa dispensar o consumo do leite em pó. Existem no mercado diversas marcas do produto específico para quem apresenta o problema.

Veja também: Tem intolerância à lactose? O leite de amêndoas pode ser uma opção

Alimentos que podem ser feitos com leite em pó

Alimentos que contêm leite como ingrediente podem facilmente serem substituídas pelo leite em pó diluído em água.

O leite em pó pode ser usado em receitas como:

  • bolo;
  • docinhos;
  • açaí;
  • sorvete;
  • vitaminas;
  • salada de frutas;
  • massa de pizza;
  • sucos;
  • cappuccino;
  • purê;
  • papas;
  • molho branco para temperar carnes e massas;
  • pudim;
  • outras sobremesas.

Alternativas

Uma forma de suprir a falta de nutrientes que o leite desnatado apresenta é adicionar à dieta alimentos ricos em ômega 3, como o salmão.

Outra maneira é antes de comprar o produto olhar nos ingredientes se o leite, seja ele em pó ou o convencional, contém ou não o nutriente.

É importante também procurar consumir alimentos ricos em proteínas e ácidos graxos, devido à ausência do CLA (ácido linoléico conjugado).

Para conseguir obter as proteínas e demais nutrientes de maneira correta, independente do consumo de leite em pó ou não, procure sempre a orientação de um nutricionista.

Ele pode orientar com mais propriedade como deve ser feita as substituições.