Leite de arroz para emagrecer

Esse leite possui aparência translúcida e consistência menos espessa que o de vaca

Sabia que leite de arroz é bom para emagrecer? Naquela velha luta em busca do emagrecimento, difícil mesmo é encontrar alguém que já não tenha experimentado de tudo. Nesse sentido, o leite de arroz pode ser uma boa solução para resolver o seu problema com a balança.

Esse ingrediente aparece como opção saudável e com menos quantidade de calorias para substituir o leite da vaca. Outra vantagem do leite de arroz em relação a qualquer outro tipo de leite é que ele pode ser feito em casa.

Esse leite possui aparência translúcida e consistência menos espessa, seu sabor é levemente adocicado e muito mais suave que o leite de vaca. Ao contrário do que muitos pensam, esse leite pode ser consumido quente, frio e em diversas receitas.

Leite de arroz engorda ou emagrece?

O leite de arroz ajuda mesmo na redução do peso extra, e agora você vai saber todos os detalhes dos seus benefícios. Ah! Vale lembrar que, antes de inserir o leite de arroz na sua dieta, o médico deve ser consultado.

Leite de arroz é realmente eficaz para emagrecer graças a vitamina D presente nele

O leite de arroz possui teor baixo de gordura, zero de colesterol e zero de lactose Foto: depositphotos)

Para começar, é importante que você saiba que o leite de arroz é um alimento que possui fácil digestão, dessa forma, ele é recomendado para aquelas pessoas que possuem problemas digestivos.

“Os leites vegetais ajudam na diminuição do colesterol; melhoram a produção de energia pela presença do magnésio e das vitaminas do complexo B; possuem antioxidantes, como a vitamina E, o que reduz a inflamação e melhora a retenção de líquidos”, diz a nutricionista Simone Bach.

Diretamente envolvendo o emagrecimento, o leite de arroz possui um teor muito baixo de gordura, zero de colesterol e zero de lactose. Esse último ponto faz dele um alimento ideal para aqueles que possuem intolerância ou alergia a essa substância.

“Para quem busca a perda de peso, a troca do leite de vaca pelo leite vegetal pode ser interessante principalmente para as pessoas que tem manifestações alérgicas respiratórias, como rinite e sinusite”, endossa a nutricionista.

Veja tambémComo fazer o cabelo crescer com receita caseira feita com arroz

Segundo um estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutritionse, a vitamina D presente no leite de arroz é a grande responsável por fazer com que o peso extra seja eliminado, pouco a pouco, desde que ingerido com frequência.

O leite de arroz não possui antibióticos e hormônios que são encontrados normalmente na composição de leite de vaca que compramos no mercado. Dessa forma, ele acaba sendo bem mais saudável para o corpo.

O leite de arroz pode engordar?

Esse leite pode ser feito em casa de forma rápida e simples

O leite de arroz não possui antibióticos e hormônios que são encontrados normalmente no leite de vaca Foto: depositphotos)

O leite de arroz deve ser inserido na alimentação no lugar do leite de vaca, já que ele é uma bebida vegetal. Porém, segundo a nutricionista Simone Bach, ele não é visto como um substituto.

Veja também: 10 utilidades do arroz que você nem desconfiava

Os leites vegetais não substituem o leite de vaca porque o tipo e a quantidade de proteínas são diferentes. Os leites vegetais são indicados para enriquecer a alimentação, principalmente de quem apresenta intolerância à lactose e alergia a proteína do leite de vaca”, afirma.

O leite de arroz possui vitaminas A e B12, além de ferro e niacina. Como não possui cálcio, é importante que você consuma outros alimentos ricos nessa substância para não sofrer carência e doenças relacionadas à falta do cálcio no organismo.

“Uma dieta pobre em cálcio é capaz de aumentar a pressão arterial. Alguns estudos mostram que o cálcio tem o poder de diminuir as células que se proliferam exageradamente, ou seja, diminuindo a incidência do câncer”, alerta o nutrólogo e clínico geral, Roberto Navarro.

Veja tambémArroz do dia anterior? Veja a melhor forma de esquentar

Além do mais, a falta de cálcio também pode ocasionar um efeito contrário: no lugar de emagrecer, você pode ganhar peso. “A ciência já concluiu que existe uma correlação entre as dietas pobres em cálcio com a obesidade”, complementa Navarro.

A título de informação, o cálcio tem de ser absorvido depois de ingerido. “O cálcio vindo do leite tem uma absorção muito intensa. Já o cálcio presente nos vegetais tem uma absorção infinitamente menor”, atenta Navarro. Por isso tem de tomar certos cuidados quanto a ingestão do leite de arroz.

Como fazer o leite de arroz caseiro

Como já foi explicado anteriormente, a inclusão do leite de arroz na dieta visando o emagrecimento deve ser supervisionada por um profissional da área. Quando certificado, você pode preparar o leite de arroz em casa. Veja como:

Ingredientes

  • 8 copos de água;
  • 1 xícara de arroz branco ou integral.

Modo de preparar

Antes de iniciar o preparo do leite de arroz, o primeiro passo a ser seguido é lavar bem o arroz que será utilizado no preparo. Para facilitar, você pode colocar o arroz em uma peneira e levá-lo diretamente para a torneira, em água corrente. Depois, reserve.

Veja tambémA forma como você cozinha o arroz pode prejudicar sua saúde

Com ajuda de uma panela, coloque a água para ferver. Quando a água atingir o ponto de ebulição, despeje todo o arroz lavado na água fervente e tampe a panela. Deixe ferver em fogo baixo por uma hora. Em seguida, desligue o fogo e aguarde esfriar.

Coloque o arroz cozido no liquidificador e bata bem, até ficar com uma consistência bem líquida. Depois disso, passe toda a mistura por uma peneira. Caso seja necessário, você pode acrescentar um pouco mais de água.

Dica adicional

Caso você prefira, para deixar o alimento com mais sabor, você pode adicionar, antes de bater no liquidificador, uma colher (de chá) de sal, duas colheres (de sopa) de óleo de girassol, uma colher (de chá) de extrato de baunilha e duas colheres (de sopa) de mel.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.