Leite de amêndoas ou leite de vaca?

Cada tipo de leite possui peculiaridades, é preciso saber quais seu corpo necessita

Na hora de escolher o leite certo para tomar, muita gente esbarra em fatores nutricionais ou então em peculiaridades da saúde de cada indivíduo. Esse é o caso entre o consumo do leite de amêndoas e o leite de vaca.

O leite de amêndoas é um alimento de origem vegetal, já o leite de vaca, como o próprio nome já diz, ele é de origem animal. Além dessa diferença, quando parte para a lista de propriedades de cada um, muitas outras diferenças são evidenciadas.

Antes de fazer qualquer substituição, ou se você tem dúvidas sobre qual o melhor tipo de leite para a sua saúde, consultar o médico deve ser a primeira providência a ser tomada. Para conhecer mais sobres esses dois alimentos, fique atento ao artigo!

Qual o melhor leite para a saúde?

Tanto o leite de vaca como o de amêndoas podem evitar a osteoporose

Ambos os tipos possuem muitos benefícios para a saúde do corpo (Foto: depositphotos)

É importante destacar que existem muitas peculiaridades sobre o tipo de leite que mais faz bem à saúde. Muitas dessa peculiaridades depende da condição de saúde de cada indivíduo e das necessidades nutricionais que ele precisa.

O leite de amêndoas é originário de um vegetal, ou seja, da amêndoa. Ele não possui lactose, sendo indicado para as pessoas que apresentam intolerância a essa substância.

Essa condição implica ao leite de amêndoas que ele seja consumido sem qualquer preocupação, inclusive funcionamento muito bem como substituto do leite de vaca, já que ele possui lactose.

O leite de amêndoa é livre de colesterol e possui baixo índice glicêmico. “Por possuir baixo índice glicêmico, o leite de amêndoas ajuda no processo de emagrecimento”, afirma a nutricionista Ana Paula Fidélis.

“Ele também ajuda no controle da diabetes. Regula os triglicerídeos e ajuda a melhorar os níveis de colesterol bom e reduzir os níveis de colesterol mau, o que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares”, completa Ana Paula.

Quanto ao leite de vaca, ele não é tão vilão quanto as pessoas imaginam. Ele é um dos alimentos mais consumidos pelo mundo. Ele pode aumentar a resistência óssea, fortalecer o sistema imunológico e prevenir muitas doenças.

Algumas dessas doenças são: hipertensão, problemas respiratórios, obesidade, osteoporose e até mesmo algumas formas de câncer. Todos esses benefícios estão vinculados as vitaminas e sais minerais que ele apresenta.

Veja também: Intolerância a lactose? Aprenda receita de leite caseiro e saudável

“O leite de vaca é um alimento considerado fundamental na infância por ser rico em cálcio e em vitamina D, favorecendo o crescimento e o desenvolvimento adequados”, endossa a nutricionista Thaís Lamonica.

Porém, na fase adulta esse alimento também é importante. “Ele é uma ótima fonte de proteínas e aminoácidos importantes na construção de massa muscular e ainda auxilia na prevenção de alguns cânceres”, completa Thaís.

Pelo que foi visto até agora, todos os dois tipos de leite, amêndoas ou de vaca, possuem muitos benefícios. Optar por um ou outro vai depender da necessidade que o seu corpo apresenta ou da condição do mesmo.

Peculiaridades do leite de amêndoas

O leite de amêndoas, por não conter lactose, é indicado para quem tem intolerância à substância

O leite de amêndoas pode substituir o leite de vaca (Foto: depositphotos)

O leite de amêndoas possui uma série de propriedades que podem ser bem aproveitadas quando o assunto está relacionado à saúde humana. Ele é rico em proteínas, vitaminas e sais minerais que propiciam muitas vantagens.

Ele é isento de lactose, além de ser rico em antioxidantes e minerais essenciais para o bom funcionamento do corpo, a exemplo de cálcio, ferro, magnésio, potássio, Omega 6 e zinco. Nessa lista também podem ser acrescidas vitaminas dos complexos A, E e D.

Quando o assunto pende para o lado da saúde, o leite de amêndoas ajuda a controlar a diabetes e o peso. Fora isso, o ingrediente previne alguns tipos de câncer e o envelhecimento da pele.

Os flavonoides presentes no leite de amêndoas faz com que as toxinas presentes no corpo sejam eliminadas, o que faz com que o corpo fique livre de várias doenças, a exemplo da osteoporose e diabetes tipo 2.

Veja também: Leite em pó engorda ou emagrece? Descubra

Ele também melhora o processo de digestão, se mostra bastante eficaz no combate as bactérias, reforça o sistema imunológico e combate o aparecimento de doenças inflamatórias.

Peculiaridades do leite de vaca

A ingestão de leite de vaca evita doenças como o câncer

O leite de vaca é o alimento que mais fornece cálcio para o corpo (Foto: depositphotos)

O leite de vaca é fonte de nutrientes como as vitamina A, B12 e D, cálcio, carboidrato, selênio, zinco e riboflavina. No que diz respeito aos benefícios que ele pode proporcionar para a saúde humana, muitos são contatados.

Ele aumenta a produção de células vermelhas do sangue, aumenta a vitalidade e faz bem para a visão. Fora isso, o leite de vaca também regula as funções nervosas e restaura o crescimento celular.

Por ser uma excelente fonte de cálcio, o leite de vaca faz bem para os ossos. Seu consumo evita doenças como osteoporose. “Não existe outro alimento que forneça tanto cálcio para o organismo humano quanto o leite”, diz Thaís Lamonica.

A ingestão de leite de vaca evita doenças como o câncer, sobretudo o de mama e colorretal. O alimento diminui a pressão arterial, atua contra doenças cardiovasculares, alivia sintomas de azia e reconstruí os músculos.

Em alguns casos, o leite de vaca está associado a eliminação de peso. “Estudos recentes têm apresentado uma associação positiva com o consumo de alimentos fontes de cálcio e a redução do peso, principalmente relacionado a gordura abdominal”, explica Thaís.

Veja também: Leite longa vida e leite pasteurizado: conheça verdades e mitos

Tomar leite de vaca pode ajudar a acabar com os sintomas de ansiedade, depressão, estresse e TPM, justamente pelo fato do alimento ter o poder de relaxar os músculos e acalmar os nervos.

“Outras pesquisas ainda apontam a presença de um aminoácido chamado Triptofano, presente no leite, como responsável pela promoção da saciedade, mas principalmente atuando no bem-estar e contra a ansiedade/depressão”, aponta a nutricionista.

É importante destacar que, apesar de todos os benefícios do leite de vaca, alguns nutricionistas chamam atenção para o consumo excessivo. Por isso, antes de sair por aí mudando a sua alimentação, antes, procure um médico.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.