Homens: alimentos que fazem bem ao público masculino

As doenças relacionadas às mortes masculinas podem ser evitadas e prevenidas com uma alimentação saudável e com a prática de exercícios físicos

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a OMS, os homens morrem mais jovens que as mulheres. Uma pesquisa revelou que elas vivem até os 73,8 anos, em média, enquanto eles vivem somente até os 69,1 anos.

No Brasil, essa diferença sobe para 7,3 anos de diferença quando falamos de expectativa de vida entre os sexos. Sendo novamente as mulheres a viverem mais. Entre as causas mais comuns de óbito masculino estão as doenças relacionadas ao coração, obesidade, diabetes e câncer, entre eles, o de maior incidência que é o de próstata.

De acordo com Cyntia Maureen, nutricionista, as doenças relacionadas às mortes masculinas podem ser evitadas e prevenidas com uma alimentação saudável e com a prática de exercícios físicos. Por isso, ela dá dicas de nutrientes que podem ser incluídos no seu cardápio já!

Sucos

Homens: alimentos que fazem bem ao sexo masculino

Fotos: depositphotos

O tomate é rico em licopeno, substância que previne o câncer de próstata. Aproveite bem esse alimento, principalmente na forma de suco e in natura.

“O licopeno só é ativado quando o tomate é submetido à temperatura elevada, por conta disso, o suco e o molho de tomate são riquíssimos nesse fitoquímico. Portanto, todo homem deveria comer tomate e seus derivados diariamente, visto que a fruta pode reduzir o risco de câncer de próstata. Vale destacar que o tomate também detém boa concentração de vitaminas (A, B1, B2, B6 e C), potássio, ferro, magnésio, fósforo e fibra vegetal”, explica Cyntia Maureen.

O suco de uva integral também recomendado, pois essa bebida possui vitaminas A, B6 e C que ajudam o sistema cardiovascular. Mas, lembre-se: é importante que o suco seja integral, pois ele preserva diversas propriedades fundamentais para saúde do organismo, como explica a nutricionista: “os benefícios gerados pelo suco de uva integral se dão muito por conta de uma substância chamada resveratrol, que é encontrado, principalmente, na casca e na semente de uvas roxas”.

Grãos

Homens: alimentos que fazem bem ao sexo masculino

A linhaça e chia ajudam no controle da hipertensão e na prevenção de doenças cardiovasculares, grandes responsáveis pela mortalidade precoce dos homens. “Outro ponto positivo das sementes de linhaça e de chia é a boa quantidade de fibras, que diminuem a absorção de colesterol pelo organismo e promovem sensação de saciedade”, afirma a especialista.

Folhas

Homens: alimentos que fazem bem ao sexo masculino

O consumo de vegetais de cor verde escura também é um forte aliado da saúde masculina. Eles possuem vitaminas A, C e K que tem flavonoides, poderosos antioxidantes que ajudam no combate ao envelhecimento precoce, câncer e doenças do coração.