Hipercalórico caseiro: como fazer e ganhar massa muscular

Esse alimento serve como complemento das refeições e atua no ganho de peso

Quando o assunto é ganhar massa muscular, os hipercalóricos caseiros fazem o maior sucesso. Nesse sentido, você sabe como fazer e ganhar massa muscular? Caso a sua resposta tenha sido negativa, neste artigo você vai aprender muito sobre o assunto.

O hipercalórico é um produto que vai atuar naquelas pessoas que têm dificuldade para ganhar peso. Entre os ingredientes utilizados, aqueles que possuem muitos nutrientes e são ricos também em valor energético.

Apesar de ser facilmente encontrado em lojas que comercializam suplementos esportivos, existem algumas receitas caseiras que proporcionam os mesmos efeitos, com as vantagens de serem preparadas com ingredientes que você tem em casa.

Porém, antes de incluí-lo na sua dieta, o mais aconselhável é que um médico especializado na área seja consultado. Isso vai reduzir a possibilidade de desenvolver algum tipo de problema relacionado à saúde do paciente.

Como fazer hipercalórico caseiro

Em meio a uma grande lista de ingredientes, alguns deles são considerados indispensáveis quando o assunto está relacionado aos hipercalóricos caseiros. Aveia, amendoim, maltodextrina, albumina/whey protein e o achocolatado são alguns deles.

Não é porque o hipercalórico é caseiro que ele é livre de contraindicações. Ele precisa de alguns cuidados, seja na escolha dos ingredientes e na reação que ele pode trazer para a saúde do paciente.

Pó de hipercalórico

Os hipercalóricos são ricos em nutrientes e em valor energético (Foto: depositphotos)

“Pessoas com hipersensibilidade a ingredientes do hipercalórico, portadores de diabetes e de Disbiose (desregulação da microbiota intestinal) podem ter complicações”, adianta o médico esportivo e de performance Victor Hugo Costa.

Veja uma receita fornecida pelo médico esportivo e de performance Victor Hugo Costa:

Hipercalórico com banana e aveia

Para preparar essa receita, você vai precisar de 2 bananas, 2 colheres (de sopa) de aveia, 2 colheres (de sopa) de pasta de amendoim, 30g de albumina pura ou whey concentrado e 300ml de leite integral ou água.

Com todos os ingredientes à mão, junte tudo no liquidificador e bata de uma vez. Essa é uma receita que fornece em torno de 750 kcal. “O recomendado é usar o hipercalórico como complemento à sua dieta”, orienta Victor Hugo Costa.

Agora, veja outras receitas de hipercalórico caseiro:

Hipercalórico com albumina

Para essa receita você vai precisar de 2 kg de farinha de aveia, 500g de farinha de amendoim, 500g de maltodextrina, 500g de albumina e 500g de cacau ou achocolatado.

Para preparar esse hipercalórico caseiro, pegue um recipiente e misture todos os ingredientes. Logo em seguida, guarde a mistura em um pote fechado e mantenha-o em um local fresco. Essa receita possui aproximadamente 480 kcal.

Hipercalórico com castanha do Pará e whey protein

Para preparar essa receita, você vai precisar de 2kg de farinha de aveia, 500g de whey protein, 1kg de Ovomaltine e 500g de castanha do Pará. No preparo, coloque a castanha do Pará no liquidificador e bata até obter um pó.

Em outro recipiente, coloque o pó de castanha do Pará, adicione os demais ingredientes e mexa bem até obter uma mistura bem homogênea. Por fim, armazene em um pote com tampa.

Hipercalórico de whey protein com aveia e chocolate

No preparo dessa receita use 1 pote de whey protein concentrado de chocolate, 1 saco de albumina sabor chocolate, 1kg de aveia em flocos finos, 1kg de farinha de aveia e 500g de amendoim torrado e moído.

Pegue um recipiente grande o suficiente para misturar todos os ingredientes. O ponto ideal é até que ela fique bem homogênea. Depois disso, coloque em um recipiente e guarde em local fresco.

Hipercalórico caseiro com leite em pó

Para preparar essa receita, você vai precisar de 1 kg de leite em pó, 1 kg de aveia em flocos e 1 kg de maltodextrina sabor limão ou abacaxi com menta. Com ajuda de uma vasilha grande, misture todos os ingredientes de uma só vez.

Depois disso, o próximo passo é acondicionar o hipercalórico com leite em pó em uma vasilha com tampa. Se preferir, pode dividir a receita em potes individuais. Isso pode facilitar o uso no dia a dia.

Hipercalorico caseiro simples

Como o próprio nome já sugere, essa é uma das receitas mais fáceis de ser preparada. Para tanto, basta separar 1 kg de aveia em flocos, 2 kg de leite em pó e 500 gramas de amendoim torrado.

O primeiro passo é pré-aquecer o forno a 180º por 10 minutos. Separe os amendoins em uma forma de maneira que eles fiquem bem espalhados. Coloque os amendoins no forno por 25 minutos para torrar. Deixe esfriar e moa o amendoim. Em seguida, misture a aveia e leite em pó.

Benefícios do hipercalórico

Como o próprio nome já sugere, um dos principais benefícios dos hipercalóricos é auxiliar o ganho de peso do paciente. Porém, para que ele surta o efeito desejado, independente se caseiro ou industrializado, o médico precisa ser consultado.

“Os hipercalóricos fornecem algo que é fundamental para quem busca hipertrofia, ou o balanço energético positivo. Quando confeccionados pelo próprio consumidor, ele pode ajustar de forma mais individualizada seus componentes, adequando à individualidade biológica da pessoa”, explica o médico esportivo e de performance Victor Hugo Costa.

Os hipercalóricos são recomendados para os pacientes que possuem o metabolismo acelerado. Geralmente esse produto é composto por uma série de ingredientes que podem auxiliar no ganho de peso.

Ele possui proteína de alto valor biológico como whey protein, soy protein, proteína da soja, caseína e albumina. Somado a isso, também podem ser encontrados no produto aminoácidos, lipídeos, vitaminas e sais minerais.

Aliados a uma dieta equilibrada, os hipercalóricos também podem ajudar no ganho de massa muscular. Mas os profissionais alertam que é preciso uma avaliação minuciosa em relação a esse ponto.

“É preciso uma avaliação clínica, sobretudo considerando não só o consumo e gasto calórico, mas também a taxa metabólica basal, saúde da tireoide e fisiologia intestinal para que o uso do hipercalórico traga os efeitos desejados”, elucida Victor Hugo.

Que horário certo para consumir o hipercalórico

Tomando como base o caso isolado de cada paciente, não existe um horário tido como ideal para o consumo do hipercalórico. Ele tem apenas de respeitar a recomendação do profissional que está o acompanhando.

Também é importante colocar em mente que esses produtos funcionam como um complemento da refeição e não como um substituto. Isso também vale para os misturados com água, suco, shakes, vitaminas de frutas, além de lanches ou café da manhã.

Hipercalórico caseiro x hipercalórico industrializado: qual o melhor?

Essa é um questionamento bastante recorrente, sobretudo depois de se deparar com as receitas de hipercalóricos caseiros apresentadas por aqui. Para responder essa pergunta, com a palavra o médico esportivo e de performance Victor Hugo Costa.

“A principal diferença é que no hipercalórico caseiro podemos variar os ingredientes, otimizando seus benefícios e adequando esse recurso às particularidades metabolicas do paciente. Já os industrializados, por sua vez, trazem a comodidade de já virem prontos”, esclarece Victor Hugo.

Os melhores ingredientes para os hipercalóricos caseiros

Apostar no poder dos alimentos é o diferencial de qualquer receita caseira. Isso vale também para os hipercalóricos. Por isso, fique de olho nos benefícios de alguns dos ingredientes utilizados para preparar os hipercalóricos caseiros.

Homem musculoso

Antes de inserir o hipercalórico na rotina, é preciso passar por uma avaliação clínica (Foto: depositphotos)

  • Aveia em flocos
  • Farelo de aveia
  • Leite em pó
  • Amendoim
  • Gergelim
  • Amaranto
  • Maltodextrina
  • Albumina
  • Whey protein

Agora chegou a hora de conhecer um pouco mais sobre os ingredientes listados:

Aveia em flocos

A aveia em flocos é rica em fibras e nutrientes. Até chegar ao supermercado, o produto não sofre nenhuma perda no que diz respeito aos nutrientes. O ideal para os hipercalórico caseiro são os grãos finos.

Farelo de aveia

No preparo do farelo de aveia, a parte utilizada é a externa do grão. O ingrediente é rico em fibras, o que proporciona maior saciedade, sobretudo quando incluído no hipercalórico preparado em casa.

Leite em pó

Esse é um ingrediente que possui informações nutricionais semelhantes ao leite integral. Porém, o valor que ele é comercializado pode representar uma vantagem para quem consome muito hipercalórico.

Amendoim

O amendoim é considerado uma excelente fonte de boas gorduras. Uma das suas funções de destaque é auxiliar na produção de colesterol bom (HDL), o que faz com que a produção de testosterona seja aumentada.

Gergelim

O gergelim é rico em vitaminas e minerais. Assim como o amendoim, o gergelim é considerada uma excelente fonte de gordura.

Amaranto

O amaranto é um grão rico em vitaminas e minerais. Entre eles, o que mais se destaca são: vitamina C, cálcio, zinco, magnésio, ferro e potássio. O amaranto do tipo graneleiro é o mais indicado para o preparo do hipercalórico em casa.

Maltodextrina

A maltodextrina é um carboidrato que apresenta digestão lenta. Ele é originário do amido do milho. O ponto chave deste suplemento, é possibilidade de mudar o gosto do seu hipercalórico caseiro.

Albumina

Essa é uma proteína produzida a partir da utilização do ovo. Entre os principais benefícios está a construção e manutenção dos tecidos musculares e transporte de nutrientes pela corrente sanguínea.

Whey protein

Esse tipo de proteína apresenta o maior valor biológico, se comparado com os demais. Na hora de escolher o whey protein, a dica é ficar atento aos laudos, já que ele pode apresentar informações nutricionais relevantes para a sua dieta.

O poder dos hipercalóricos caseiros

A partir de todas as orientações e indicações que foram passadas neste artigo, certamente você aprendeu um pouco mais sobre o uso dos hipercalóricos caseiros. Sendo assim, fica mais fácil incluir o seu uso na dieta diária.

Porém, antes disso, o mais aconselhável é que o seu médico seja consultado. Isso garante que os resultados sejam mais eficazes.

*Victor Hugo Costa é médico esportivo e de performance. Ele é titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e especialista em Ciências da Longevidade pela Academia da Longevidade/Sociedade Brasileira de Clínica Médica. Victor Hugo também é membro da Sociedade Brasileira para estudos da Fisiologia e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Pernambuco (UPE). CRM PE 18154

Sobre o autor

Avatar
Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.