Higienização: siga essas dicas e livre seu colchão do mofo e dos ácaros

Com o passar do tempo o colchão vai ficando bastante desgastado. Mas existe uma forma de prolongar o tempo de vida dele: a higienização

Com o passar do tempo o colchão, nosso fiel companheiro, vai ficando bastante desgastado. Mas existe uma forma de prolongar o tempo de vida do nosso parceiro de toda noite: os cuidados com a higienização.

Para realizar a limpeza com eficácia, siga as instruções do livro “Limpe e Arrume a Sua Casa – Dicas e Técnicas para Organizar Todos os Ambientes de Maneira Prática e Rápida”, da autora Anna Sheárd.

Como devo limpar o colchão

O primeiro passo é separar o material que será utilizado. Você irá precisar de um aspirador de pó, bocal com cerdas, detergente e esponja. Retire o protetor do colchão e passe o aspirador nele usando o bocal com cerdas. Para não haver dúvidas de que todos os ácaros serão retirados, passe bem o aspirador nas costuras.

Higienização: siga essas dicas e livre seu colchão do mofo e dos ácaros

Foto: depositphotos

Morne um água e coloque detergente no líquido. Molhe a esponja na solução e esfregue nas manchas. Depois passe apenas a esponja com água para retirar o detergente. Coloque o colchão para secar e vire-o. Uma forma de acelerar o processo é utilizar um secador de cabelo. Depois de virar, passe o aspirador do outro lado e repita o passo a passo com a esponja e detergente.

Quando o outro lado estiver seco, coloque um protetor de colchão limpo e ponha de volta na cama.

Dicas

O protetor de colchão é algo bastante higiênico, por isso, é bastante importante usá-lo para conservar mais o colchão. Procure lavar o protetor mensalmente. Vire o colchão a cada seis meses, principalmente se ele for de molas. Os colchões de látex e de espuma não precisam ser virados, mas as extremidades sim. Realize esse processo também mensalmente.

Sobre o autor

Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School, em Bournemouth (UK) e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.