Hambúrguer vegetariano: receita à base de soja e banana, simples de fazer

Seja para perder peso ou seguir filosofia alimentar vegetariana, você não precisa sofrer pelo não consumo de certos alimentos

Na busca pelo peso ideal, algumas pessoas abrem mão de comer certos tipos de alimentos. Também existem pessoas que optam por seguir uma filosofia alimentar específica– como os vegetarianos – e, por isso, também passam por essas escolhas. Para tanto, existem receitas específicas que podem substituir bem alguns alimentos.

O hambúrguer, por exemplo, é abolido em qualquer uma das situações citadas acima. Mas, não será por isso que você deixará de consumi-lo, basta seguir uma receita bem prática e simples para preparar um hambúrguer caseiro feito à base de proteína de soja e banana.

A sugestão foi extraída do livro “Dicas Incríveis – truques e segredos para facilitar seu dia-a-dia”, escrito por Sueli Rutkowski e editado pela Master Pop. Além da facilidade dos ingredientes utilizados, o preparo também não vai dar trabalho a nenhuma pessoa, principalmente aquelas que não tem intimidade com o fogão.

Hambúrguer vegetariano: receita à base de soja e banana, simples de fazer

Foto: depositphotos

Benefícios da banana

Antes de conhecer a receita, preste atenção nas propriedades que a banana representa para a saúde humana, já que ela é usada como uma das bases desse hambúrguer.

A banana é conhecida por ser uma fonte de energia instantânea. Isso mesmo: ela pode chegar a fornecer cerca de 90 calorias de uma só vez. Além disso, a fruta ainda carrega na sua lista de componentes vitaminas dos complexos A, B e C, fibras, potássio, manganês, cálcio, magnésio, cobre, ferro e ácido fólico.

Os antioxidantes, presentes na banana, ajudam a retardar o envelhecimento das células. Junto a essa substância aparece a serotonina, que atua no corpo evidenciando a sensação de relaxamento e bom humor.

Para a saúde, a fruta pode atuar na regulação do intestino, redução da pressão arterial, combate a depressão, cãibras musculares e, para os adeptos aos regime, ela também inibe o apetite, fortalece os ossos, além de auxiliar na saúde da visão.

Hambúrguer de banana

Ingredientes

-12 bananas nanicas verdes;
-3 xícaras (de chá) de água fervente;
-1 xícara (de chá) de proteína texturizada de soja (granulada);
-1 tablete de caldo de carne.

Modo de preparo

Com todos os ingredientes a mão, o primeiro passo a ser feito é cozinhar as bananas. Para isso, use uma panela de pressão. Coloque todas as bananas, com casca, na panela e coloque água até cobri-las. Assim que pegar a pressão, deixe cozinhar por 20 minutos.

Com as três xícaras de água fervente, você vai hidratar a proteína de soja. Sendo assim, deixe a mistura descansar por 15 minutos. Passado esse tempo, com ajuda de uma peneira, escorra o excesso de água da soja.

Depois que as bananas estiverem esfriado um pouco, remova toda a casca e amasse-as bem com ajuda de um garfo. Feito isso, junte a proteína de soja escorrida com as bananas amassadas, temperando com o caldo de carne. Misture bem até perceber que todos os ingredientes estão homogêneos.

Ao fim, você só vai precisar moldar a mistura na forma de hambúrguer. Caso prefira, a mesma receita também pode ser usada para fazer almôndegas. Ah! Ela também pode ser congelada. Assim, depois que moldar os hambúrgueres, ou as almôndegas, envolva em um saco plástico e leve direto ao freezer.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.