Frutas que ajudam em casos de gordura no fígado

O limão, o morango e o tamarindo podem ser o segredo para tratar fígado gorduroso

A presença de gordura no fígado é um problema comum no ocidente. Isso se deve a alta ingestão de gorduras que consumimos diariamente, seja nas receitas caseiras ou nos fast-foods da vida. Contudo, existem algumas frutas capazes de diminuir o acúmulo de gordura nesse órgão. Confira.

O fígado é órgão responsável por várias atividades essenciais para a vida. É a maior glândula do corpo humano e sua tarefa é liberar secreções (função exócrina) e substâncias no sangue e sistema linfático (função endócrina).

Por isso é um dos órgãos vitais, pois sem ele e sua atividade, o ser morre ao não controlar seus níveis de substâncias essenciais no organismo.

Entre as suas tarefas estão o armazenamento e liberação de glicose (fundamental para evitar e controlar problemas como diabetes, que podem matar), metabolismo dos lipídeos, metabolismo das proteínas (conversão de amônia em ureia) e realizar a síntese da maioria das proteínas do plasma.

A gordura no fígado pode ser revertida com hábitos saudáveis e o consumo de certas frutas

O maior causador da gordura no fígado é a obesidade (Foto: depositphotos)

Além disso, é responsável pelo processamento de drogas e hormônios, por destruir as células sanguíneas desgastadas e bactérias presentes no corpo, emulsificar a gordura durante o processo de digestão através da secreção da bile, e absorve vitaminas e minerais.

O que causa acúmulo de gordura no fígado?

Alguns são os fatores que causam e contribuem para o acúmulo de gordura no fígado. O maior causador desse problema é a obesidade caracterizada pela alto consumo de calorias. Com a obesidade, o nível de gordura aumenta no corpo todo, inclusive no fígado.

Veja também: Limão faz mal ao fígado? Descubra

Desse modo, uma má alimentação e sedentarismo são os principais causadores de gordura nas células do fígado.

Outros fatores que contribuem para esse problema são a diabetes, o colesterol ou triglicérides alto, uso excessivo de álcool, cirurgia de redução de estômago, medicações e até mesmo a desnutrição.

Para reduzir a gordura no fígado, não existe de fato um remédio específico. A única maneira para eliminar o problema é mudando o estilo de vida, se alimentar de forma saudável e praticando atividades físicas.

Gordura no fígado? Conheça os sintomas

Assim como acontece na hepatite, alterações no fígado podem causar olhos amarelados. Quando o fígado apresenta um alto nível de gordura, sua ação é dificultada. Entre outros sintomas estão:

  • Fezes claras;
  • Cansaço;
  • Barriga inchada;
  • Pele amarelada;
  • Vômito;
  • Náusea;
  • Dor de cabeça.

Veja também: Abacaxi faz mal ao fígado? Descubra!

Apesar dos sintomas, eles podem não se manifestar de maneira perceptível. Geralmente, as pessoas descobrem quem que tem problema de gordura no fígado quando estão investigando outras áreas da saúde.

Gordura no fígado: Frutas que combatem esse problema

Limão

Para os casos de fígado gorduroso o limão é muito recomendado

O limão previne o fígado de acumular gordura (Foto: depositphotos)

O limão é aquela fruta que tem muitas utilidades, tanto para o organismo quanto para ajudar em várias tarefas de casa. Na questão do fígado gorduroso, o limão é bastante recomendado.

Por se tratar de um ótimo desintoxicante, o limão ajuda a eliminar a gordura do fígado assim como outros agentes nocivos e toxinas que possam existir. É um grande aliado da prática esportiva e manutenção da saúde dos órgãos e do corpo em si.

Fonte rica de vitamina C e ácido cítrico, o limão é capaz de ajudar na digestão ao facilitar a decomposição dos alimentos no estômago, diminuindo o esforço de órgãos próximos ao mesmo, como o fígado. Os ácidos estimulam o trabalho do estômago e também previnem o fígado de acumular gordura.

Para usá-lo no combate ao fígado gorduroso, o ideal é ingerir um copo de água pura misturado ao suco de um limão por dia. Não adicione açúcar e evite tomar em jejum, devido ao ácido da bebida.

Morango

Graças a sua propriedade depurativa, o morango consegue tratar o fígado gorduroso

Os ácidos orgânicos presentes na composição dessa fruta previnem o acúmulo de gordura em órgãos (Foto: depositphotos)

Os morangos são recomendados para ajudar na eliminação de gordura no fígado graças à capacidade que possuem de depurar o organismo. Depurar é a ação de eliminar toxinas e impurezas que prejudicam o funcionamento de órgãos, como o fígado.

Tem uma grande quantidade de fibras, que ajuda a melhorar a digestão e o funcionamento do intestino. Junto ao seu teor ácido (proporcionado a sua riqueza de vitamina C), o morango é uma das frutas mais indicadas para a manutenção do sistema imunológico.

Os ácidos orgânicos presentes em sua composição previnem o acúmulo de gordura em órgãos, consequentemente, a gordura no fígado. Quando a gordura já existe, o morango age eliminando essa gordura. Possui também função desinfetante e anti-inflamatória.

Veja também: Remédio caseiro para gordura no fígado

Para obter esses benefícios, é preciso incluir a fruta na alimentação. Graças ao sabor, essa tarefa pode ser fácil. Para aqueles que não gostam do gosto do morango cru, é indicado consumi-lo com iogurte natural.

Também é possível consumir os nutrientes do morango em vitaminas, saladas e com cereais integrais. A única exigência é que ele não seja consumido com açúcar ou doces, pois açúcares diminuem o seu efeito bastante.

Tamarindo

O tamarindo é uma das melhores frutas para ajudar em casos de gordura no fígado

Esse fruto é conhecido por proteger e descongestionar o fígado (Foto: depositphotos)

Apesar de não ser tão fácil de encontrar no mercado tanto quanto outras frutas, o tamarindo também é super indicado para diminuir a gordura no fígado. Inclusive é tido como uma das melhores frutas para esse tipo de tratamento.

Assim como o morango, é uma fruta tropical com alta ação depurativa. Melhora a digestão, e a união entre as fibras e ácidos insaturados da sua composição e folhas ajudam a eliminar gordura e peso. Seu valor nutricional é rico, pois contém vitaminas e minerais.

É conhecida por sua capacidade de proteger e descongestionar o fígado. Ajuda no funcionamento desse órgão, sendo um remédio natural potente contra problemas biliares. Consegue esvaziar, higienizar e proteger a vesícula biliar.

Além desses benefícios, o tamarindo ajuda a regular os níveis de colesterol, o que também beneficia o fígado. O melhor jeito de adquirir esses benefícios é através da infusão das folhas de tamarindo. Adicione 30 g das folhas em um litro de água fervente. Deixei por 10 minuto, coe e beba três vezes ao dia.

Pera

A pera é uma das frutas que ajudam em casos de gordura no fígado

A pera auxilia na limpeza de órgãos como pâncreas e fígado (Foto: depositphotos)

As peras são frutas ricas em água e que fornecem muita energia ao corpo. É uma das frutas mais indicadas para dietas de emagrecimento, além de serem usadas no combate a várias doenças.

Possuem vitamina C, E e várias vitaminas do complexo B (B1, B2, B3 e B6). Tem em sua composição também fibras insolúveis e solúveis, que regulam o colesterol ruim e a flora intestinal. É ótima para tratar prisão de ventre.

Tudo isso faz da fruta uma grande protetora do fígado. Os ácidos orgânicos ajudam também na produção do suco gástrico, que auxilia na limpeza de órgãos como pâncreas e fígado.

As peras também são indicadas para diabéticos, uma vez que possuem alto nível de frutose. A frutose permite que a fruta seja doce sem prejudicar os níveis de glicose no organismo.

Veja também: Sementes de mamão para desintoxicar os rins e fígado

Alimente-se saudavelmente

É importante ressaltar que a inclusão das frutas na alimentação inadequada e hábitos sedentários não traz benefício nenhum.

Para que a fruta possa agir na diminuição da gordura no fígado, melhorando o seu funcionamento, é preciso fazer escolhas saudáveis para a vida.

Alimente-se bem, sem ingerir gorduras. Pratique atividade física, de preferências exercícios cardiovasculares, como caminhada, corrida, natação ou dança. Inclua essas frutas na sua dieta de mudança de hábitos e os resultados serão incríveis.

Sobre o autor

24 anos, é jornalista e produtor de conteúdo especializado. Atua com produção jornalística há 4 anos. Vencedor do prêmio de empreendedorismo digital “Academic Winner 2017”, promovido pela DeVry University na Califórnia, Estados Unidos. Tem no currículo trabalhos em emissoras de televisão, jornal impresso, revistas e internet. É pernambucano e tem como hobbies escrever, jogar videogames, cinema e estudos sociais.