Frutas do inverno: confira quais são e seus benefícios

Algumas frutas encontram na estações frias o clima propício para se desenvolverem melhor e com mais facilidade. Veja quais


Com a chegada do friozinho do inverno até mesmo as pessoas mais “fortes” acabam se rendendo aos prazeres de comer algo extremamente calórico e delicioso já que as baixas temperaturas contribuem para o aumento do apetite.

O resultado disso: alguns quilinhos a mais e barriguinha saliente. Sem contar com o esforço para perder o peso extra e entrar nas estações mais quentes do ano com o corpo em forma.

Mas como lidar com esses desejos? Felizmente existem meios alternativos de manter a alimentação saudável e satisfazer os desejos de comer doces.

Algumas frutas encontram na estações frias o clima propício para se desenvolverem melhor e com mais facilidade. O resultado disso é uma safra de frutos deliciosos, que são encontrados em maior quantidade e para a alegria de nossas economias; mais baratos do que são vendidos normalmente. Mas afinal de contas, quais são esses frutos?

Frutas da estação

Frutas do inverno: confira quais são e seus benefícios

Foto: depositphotos

O inverno é a estação onde há a maior incidência de doenças infecciosas e contagiosas, principalmente gripes, tosses e resfriados. Além de manter o peso, o consumo de frutas durante essa estação ainda auxilia o organismo a manter o sistema imunológico forte para combater qualquer tipo de parasita. Confira algumas das principais frutas da estação:

Morango

Frutas do inverno: confira quais são e seus benefícios - Morango

Foto: Pixabay

Originário da Europa, o morango é um fruto vermelho rico em diversas vitaminas (C, A, E, B5 e B6), minerais (cálcio, potássio, selênio e magnésio) e flavonoides, que são um grupo de substâncias encontrados em diversos vegetais e que possui ação antioxidante, anti-inflamatória, anti-hemorrágica, antialérgica e hormonal, além de auxiliar a absorção da vitamina C.

Laranja

Frutas do inverno: confira quais são e seus benefícios - Laranja

Foto: Pixabay

Com variedades que vão do doce até o azedo, a laranja é a fruta número um quando se fala em vitamina C, ainda que existam outras frutas com concentrações maiores de ácido ascórbico e esta não ser a única grande propriedade contida no fruto. Seu consumo recorrente ajuda a fortalecer o sistema imunológico, combater infecções bacterianas ou virais (tosse, gripe, resfriado) e prolongar a longevidade da pele e cabelos.


Ainda auxiliar na saúde do coração atuando principalmente no controle da pressão arterial e no combate à formação de placas de colesterol, ajudando a prevenir doenças como: enfarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) e trombose.

Melão

Frutas do inverno: confira quais são e seus benefícios - Melão

Foto: Pixabay

Popular por seu sabor doce suave e por ter uma grande quantidade de água em seu interior, o que torna o fruto muito suculento, o melão não é uma das frutas mais populares quando se busca algum fim para a saúde, mas é uma grande fonte de vitaminas (A, B1, B2, B3 e C), além de cálcio, fósforo, ferro e potássio. Suas propriedades o tornam um grande aliado para a formação de tecido como ossos, dentes e sangue; mas também para aumentar a resistência dos vasos sanguíneos e capilares.

Seu alto teor de fibras combate a constipação e auxilia no emagrecimento (perda de massa gorda) e ainda pode funcionar como calmante, diurético e laxante. É também capaz de agir contra infecções como gota, reumatismo, artrite e infecções ginecológicas.

Pera

Frutas do inverno: confira quais são e seus benefícios - Pera

Foto: Pixabay

Fruto da pereira, uma árvore típica da ásia, a pera, é da mesma família taxonômica da maçã, tem um baixo teor calórico e é rica em fibras, o que a torna num ótimo alimento para dietas de emagrecimento. Ela também fornece várias vitaminas do complexo B, que são substâncias que auxiliam principalmente a saúde mental e emocional, regulando o funcionamento do sistema nervoso. Também auxilia na atividade cognitiva, prevenindo males como a depressão.

Kiwi

Frutas do inverno: confira quais são e seus benefícios - Kiwi

Foto: Pixabay

Apesar de poucas pessoas saberem desse fato, o kiwi é a fruta comercial com a maior quantidade de vitamina C e magnésio por grama, além de também ter mais potássio do que a banana. Esse pequeno fruto do tamanho de um ovo de galinha pode ser de grande ajuda na busca pelo emagrecimento, já que contém uma grande quantidade de fibras que auxilia na saciedade e digestão, além de possuir substâncias que combatem o mau colesterol.

Ela também auxilia no fortalecimento de ossos e músculos, rejuvenesce a pele e o cabelo. Por conta da serotonina presente na fruta, melhora a memória, regula o apetite e melhora o humor.


Informar erro