Fortaleça seu corpo com o suco de inhame

Um corpo forte e saudável é o objetivo de muita gente, e um dos segredos para fortalecer o corpo é o suco de inhame. Hábitos alimentares saudáveis são um dos pilares da boa saúde e do corpo saudável. A tríade da qualidade de vida se baseia em comer bem, se movimentar e possuir equilíbrio emocional. Em questão de alimentação, o inhame possui tantas qualidades e benefícios que, sozinho, já consegue ser uma grande implementação na saúde.

O inhame (Cococasia esculenta) é um alimento típico de zonas tropicais da Terra, o que significa que seu cultivo é comum também no Brasil. Sua receita cozida é muito comum na composição de cafés-da-manhã e jantares brasileiros, onde geralmente é consumido com alguma proteína.

De acordo com o livro “O poder medicinal das plantas”, do médico e professor Jorge Pamplona, os inhames são “tubérculos de diversas plantas trepadeiras do gênero Dioscoréia, especialmente da Discorea alata L. […] Os diversos tipos de inhame variam quanto a forma, cor e tamanho, mas o habitual é que pesem de 2 a 5 quilos e tenham polpa esbranquiçada”, explica.

Receita de suco de inhame fortalecedor

Pedaços de inhame

Os diversos tipos de inhame variam quanto a forma, cor e tamanho (Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • 1 inhame pequeno (cerca de 300g);
  • 1 maçã;
  • ½  limão;
  • 200 ml de água
  • 4 folhas de hortelã (opcional)

Modo de preparo

Descasque o inhame e corte em pedaços. Corte também a maçã, mas não precisa descascá-la (a casca é fonte de fibras). Coloque no liquidificador e adicione o suco do limão, a água e as folhas de hortelã. Bata bem, por cerca de 2 minutos. Beba logo em seguida.

Os benefícios do inhame junto às propriedades da maçã, do limão e da hortelã, formam um poderoso elixir da boa saúde. Sendo um ótimo tônico para fortalecer o organismo. Nesse suco temos duas fontes de vitamina C (inhame e limão), que fortalecem a imunidade.

Além disso, temos a maçã, que é uma das frutas que trazem benefícios para muitos sistemas no organismo. E a hortelã, que é muito saborosa e auxilia na digestão, a aliviar dores e combate o mau hálito.

Propriedades e benefícios do inhame

Trata-se de um alimento bastante energético (118 kcal/100g), conhecido por praticantes de academia e musculação. Além disso, contém uma boa quantidade de vitaminas do complexo B, vitamina C e alguns minerais. Fonte também de potássio (816 mg/100g) e fósforo.

Possui alto teor de carboidratos em forma de amido, o que representa cerca de 24% da sua composição total. Possui também esteroides que beneficiam o sangue e previnem a arteriosclerose. Tem ação hipolipemiante, ou seja, ajuda a baixar taxa de triglicerídeos elevada.

Segundo o engenheiro agrônomo Carlos Alves Soares, no livro “Verduras e legumes que curam”, muitos são os usos do inhame para a manutenção da saúde, tratamento e prevenção de doenças e fortalecimento do corpo. Entre os principais benefícios estão:

  • Combate a desnutrição
  • Acelera a convalescença (período de recuperação após enfermidades)
  • Equilibra e fortalece o sistema imunológico
  • Auxilia na digestão
  • Estimula o apetite
  • É ótimo para combater anemia
  • Possui ação energética
  • Auxilia nos distúrbios da menopausa

Veja também: Cará e inhame são a mesma raiz? Descubra e aprenda receitas

Outros benefícios do inhame

Além desses benefícios, existem algumas peculiaridades oferecidas pelo inhame, que ajudam em algumas ocasiões e períodos da vida. Entenda:

Ajuda no crescimento infantil

Incluir o inhame cozido na alimentação de crianças e adolescentes auxilia na saúde desse grupos de maneira muito benéfica. O tubérculo vai promover nas crianças o fortalecimento da imunidade e o desenvolvimento de anticorpos, principalmente em crianças pequenas, de 3 a 8 anos.

Drenar furúnculos e abcessos

Usar o inhame cru ralado sobre furúnculos e abcessos é indicado para secar o pus que existe nessas enfermidade. Esfregue o local com o inhame ralado e coloque uma gaze por cima. Deixe agir por 20 minutos. Repita o processo várias vezes durante o dia, até que todo o pus seja eliminado.

Aliviar dores de pancada

O inhame cru e ralado, junto ao gengibre, cria uma pasta de cheiro forte que ajuda a aliviar dores causadas por pancadas. Misture ambos os ingredientes ralados até que fiquem pastosos. Aplique sobre a região dolorida e enfaixe. Troque a pasta e a faixa a cada duas horas.

Veja também: Grupo de universidade desenvolve bebida nutritiva com inhame

Descubra se o seu corpo está fraco

Ter um sistema imunológico forte é essencial para se obter uma vida saudável e ativa. Quando a imunidade do corpo está fraca/baixa, podemos até possuir energia, mas ficamos suscetíveis a doenças, mal-estar e a fragilidade óssea e muscular.

O sistema imunológico é formado por um conjunto de células distribuídas em todo o corpo. Essas células protegem o corpo de infecções, fazem a vigilância e destruição de células cancerígenas e agentes nocivos que aparecem. Ou seja, um organismo forte e resistente é fundamental para a prevenção do câncer.

Por fim, ainda existem as mucosas do nosso corpo, que também são de responsabilidade do sistema de defesas do corpo. O muco do nariz, lágrimas, ácido estomacal… Todos são agentes de defesa que evitam que materiais estranhos causem danos ao nosso corpo.

Os sintomas da baixa imunidade ou defesa do corpo são:

  • Incidência de muitas alergias
  • Infecções constantes
  • Muitos resfriados com pouco intervalo
  • Crises de bronquite ou mesmo pneumonia
  • Fadiga
  • Irritações constantes na pele e nos olhos
  • Queda de cabelo e unhas fracas
  • Infecções urinárias

Outras maneiras de consumir o inhame

Purê de inhame

Além do suco, é possível usufruir dos benefícios do inhame através de um purê (Foto: depositphotos)

Inhame cozido

Essa é a maneira mais tradicional de consumir esse tipo de tubérculo. Consiste unicamente em cozinhar (geralmente sob pressão) as rodelas de inhame sem casca e com um pouco de sal.

Com essa receita, é possível compor jantares saudáveis e energéticos, muito indicados para pessoas que se exercitam. Para uma refeição completa, você pode reunir o inhame cozido a uma fonte de proteína (por exemplo, carne de frango ou boi) e legumes verdes.

Inhame cru

O inhame também pode ser consumido cru, todavia não é muito recomendado. A maioria das pessoas que o consomem dessa forma esperam ele estar em um nível macio do amadurecimento e possuem organismos fortes para ingeri-lo.

Nessa forma de comer o inhame pode haver toxinas que são eliminadas apenas com calor. Essa substância é tóxica e causa problemas e transtornos digestivos. Isso acontece com todos os tipos de inhame.

Purê de inhame

Ainda podemos consumir o inhame em forma de purê. Essa forma de consumir o inhame é comum em restaurantes de comidas regionais. Consiste em preparar o inhame bem cozido misturando-o ao leite, sobre fogo médio. É também uma das formas mais saborosas de consumir o inhame.

Sobre o autor

Avatar
24 anos, é jornalista e produtor de conteúdo especializado. Atua com produção jornalística há 4 anos. Vencedor do prêmio de empreendedorismo digital “Academic Winner 2017”, promovido pela DeVry University na Califórnia, Estados Unidos. Tem no currículo trabalhos em emissoras de televisão, jornal impresso, revistas e internet. É pernambucano e tem como hobbies escrever, jogar videogames, cinema e estudos sociais.