Floralterapia: cuide da mente e do corpo apenas usando florais

Não se trata de uma religião, nem crença, mas sim de um tratamento reconhecido e recomendado pela OMS

Você sabia que existe uma terapia que usa as essências das flores para tratar pacientes com as mais diferentes patologias? Não se trata de uma religião, nem crença, mas sim de um tratamento reconhecido e recomendado pela Organização Mundial da Saúde, a OMS.

Ficou curioso (a)? Então leia a entrevista concedida pela farmacêutica Karen Dener ao programa ‘Falando Francamente’ da rádio EBC.

Quais são os mecanismos de ação dos florais?

Eles seguem o mesmo princípio dos medicamentos homeopáticos que trabalham na revitalização dos pacientes, ou seja, trabalham com a energia vital das pessoas, atuando por outras vias pouco exploradas pela ciência. Apesar disso, muitos avanços já foram feitos em relação a essa prática. Muitos artigos publicados baseiam-se nas respostas dos pacientes aos testes clínicos que comprovam a eficácia dos florais.

Floralterapia: cuide da mente e do corpo apenas usando florais

Foto: depositphotos

Qual é a ação da energia na floralterapia?

Todo ser vivo gera um campo eletromagnético e as teorias se ampliaram a partir do estudo da física quântica, que desenvolveu a teoria dos campos da consciência. Essas essências florais trariam um campo de consciência que seria capaz de interagir com outros campos, como o humano por exemplo.

A partir disso, elas interfeririam nessa área trazendo um processo de melhoria no estado físico, mental e emocional. Esse tipo de terapia é semelhante à medicina chinesa que trabalha com a energia do corpo e a evidência de que o ser humano não é apenas um corpo físico, mas sim um ser completo que possui aspectos energéticos.

Para quais doenças a floralterapia é indicada?

O criador da floralterapia afirma sempre que a doença não é vingativa ou cruel, mas um processo no qual devemos tomar consciência do nosso comportamento e como o corpo reage diante disso. A grande verdade é que uma mente sã gera um corpo são.

Devemos trabalhar o nosso emocional e pensar positivamente, isso pode mudar a nossa vida. Os florais contribuem para a mudança de comportamento e podem ajudar os pacientes portadores de qualquer doença, pois ela é uma terapia complementar. Precisamos mudar o sistema corporal como um todo, modificar o metabolismo e o comportamento emocional e não só tratar a doença.

Por que eu estou doente? A floralterapia não trata a doença, mas sim o doente.

Vale lembrar que a terapia pode ser feita ao mesmo tempo que outros tratamentos são realizados. O único obstáculo é se o médico homeopático não concordar com ela. Mas, havendo a liberação, podemos iniciar o tratamento.

Como a pessoa vai saber qual é a essência floral ideal para ela?

Apesar da terapia poder ser auto aplicada, é importante escolher um profissional habilitado para tal. Muitos farmacêuticos já estão habilitados para isso. Ele vai poder fazer uma avaliação das reais necessidades dos pacientes.

Todo mundo pode fazer a floralterapia?

Sim. Pessoas de todas as idades podem usar as essências florais a seu favor. Inclusive crianças e idosos. Na verdade, eles têm uma resposta muito rápida ao tratamento, principalmente as crianças.

Onde encontramos os florais?

Nas farmácias homeopáticas, de manipulação. A OMS reconhece e recomenda a floralterapia, portanto você deve experimentar essa prática para comprovar a sua eficácia.