Fitoterapeuta indica chá que alivia cólicas menstruais

A receita de chá do fitoterapeuta naturopata, André Resende, contém noz moscada, folhas de louro, semente de funcho e camomila

Também conhecida como dismenorreia, a cólica é o sintoma mais comum que acompanha a menstruação, sendo uma das principais queixas das mulheres. Existem dois tipos de cólica: a primária, que aparece desde a primeira menstruação (menarca); e a secundária, que surge após um período sem dor.

Normalmente, as cólicas menstruais são leves, mas algumas vezes podem ser bem fortes, chegando até mesmo a impedir a mulher de realizar as suas tarefas cotidianas. Neste artigo, conheça a receita de chá para cólica menstrual do fitoterapeuta naturopata, André Resende.

As causas das cólicas menstruais

Acredita-se que as cólicas menstruais estejam relacionadas à prostaglandina, uma substância produzida pelo útero e que provoca a sua contração. No início da menstruação, os níveis dessa substância estão elevados e, assim que a menstruação desce, os níveis diminuem.

Fitoterapeuta indica chá que alivia cólicas menstruais

Foto: depositphotos

Chá para tratar cólica menstrual

A receita de chá do fitoterapeuta naturopata contém noz moscada, folhas de louro, semente de funcho e camomila. Antes de conhecermos a receita, veremos os benefícios de cada um dos ingredientes deste remédio caseiro.

Benefícios da noz moscada

Devido às suas propriedades medicinais, a noz moscada atua no sistema nervoso central, proporcionando leve efeito sedativo e ansiolítico; além disso, promove a vasodilatação e a melhora da circulação sanguínea. A noz moscada também possui propriedades antioxidantes e antibacterianas. O chá dessa semente é indicado para tratar uma série de condições de saúde, incluindo cólicas, asma, dores reumáticas, inflamações e flatulência.

Benefícios do louro

O louro é rico em carboidratos, fibras alimentares, vitaminas A, B, C e D, além de minerais como cálcio, ferro, magnésio e potássio. Graças às suas propriedades, as folhas de louro auxiliam no processo de digestão, combate a azia, regula o fluxo menstrual, alivia cólicas e combate o estresse e a ansiedade, dentre outros benefícios.

Benefícios do funcho

Popularmente conhecido como anis ou erva doce, o funcho possui propriedades antiespasmódicas, estimulante, relaxante, vermífuga e antirreumática. O chá desta planta é indicado para combater problemas intestinais, cólicas e indigestão, além de acabar com a flatulência e prevenir o mau hálito.

Benefícios da camomila

A camomila é indicada em casos de má digestão, conjuntivite, dores musculares, estresse, insônia, diarreia, gripes e inflamações urinárias. Por ser um forte relaxante muscular natural, o chá desta erva pode ser utilizada para suavizar os sintomas de cólicas menstruais.

Receita do chá

Confira a seguir a receita do chá para cólica menstrual, do fitoterapeuta naturopata, André Resende:

Ingredientes

  • 1 noz moscada ralada;
  • 10 folhas de louro;
  • 1 colher (de sopa) de semente de funcho;
  • 2 colheres (de sopa) de flor de camomila;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Coloque 1 litro de água para ferver e, quando estiver fervente, acrescente os ingredientes. Deixe levantar fervura, tampe, desligue o fogo e abafe por 20 minutos. Coe e tome 1 xícara de chá, cinco vezes ao dia.

Sobre o autor

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.