Feijão contém carboidratos? Clique e fique sabendo

Feijão contém carboidratos? Qual a quantidade calórica do feijão? É bem comum que apareça algumas dúvidas em relação a tabela nutricional do feijão, uma vez que é um dos alimentos que mais está presente na mesa do brasileiro.

Para responder essa e muitas outras perguntas, assim como mostrar todos os demais detalhes nutricionais do feijão, como os seus tipos e benefícios, o Remédio Caseiro preparou um artigo especial para isso!

É bom destacar que o feijão é um alimento rico em sais minerais, vitaminas e mais uma porção de substâncias que fazem bem ao bom funcionamento do corpo, além de prevenir o aparecimento de algumas doenças.

Feijão contém carboidratos?

O feijão é visto como um dos alimentos com maior quantidade de carboidratos oferecidos pela natureza. Independente do tipo, cada um tem uma quantidade específica, o que pode ser bem aproveitado no cardápio diário.

O feijão é conhecido pela grande quantidade de minerais, vitamina e fibras. Ele pode ser consumido por pessoas de todas as idades: crianças, adolescentes e também pelo pessoal da terceira idade, dada a vasta riqueza em nutrientes.

Grãos de feijão preto

O feijão preto possui cerca de 14 gramas de carboidratos por porção (Foto: depositphotos)

Dependendo do tipo, o feijão pode conter entre 55% a 65% de carboidrato na sua composição. Levando em consideração que o consumo de carboidratos por uma pessoa normal deve variar entre 200 e 300 gramas.

Nesse sentido, é comum às pessoas procurarem saber quantos carboidratos tem o feijão, independente do tipo: carioca, preto, entre outros. Veja quais os tipos de feijão disponíveis no mercado e a sua quantidade de carboidratos:

Feijão-de-corda – 63,74 gramas de carboidratos
Feijão-azuqui – 24,77 gramas de carboidratos
Feijão vermelho – 20 gramas de carboidratos
Feijão branco – 18 gramas de carboidratos
Feijão preto – 14 gramas de carboidratos
Feijão carioquinha  – 13,6 gramas de carboidratos
Feijão verde – 15,7 gramas de carboidratos

Quantas gramas de carboidrato tem uma concha de feijão?

Para que uma dieta surta efeito, tomar cuidado com a quantidade de alimento ingerido é o verdadeiro “pulo do gato”. Por mais que o alimento seja saudável ou indicado para a dieta, o excesso pode colocar tudo a perder.

Levando em consideração cada um dos tipos diferentes de feijão, a quantidade de uma concha – que é aquela que comumente as pessoas costumam ingerir na hora do almoço – pode variar.

A partir desse questionamento, veja a média de calorias existentes nos tipos de feijão mais consumidos pela população. É bom lembrar que a média foi obtida a partir da quantidade de uma concha do alimento.

Feijão carioca – 76 calorias
Feijão preto – 80 calorias
Feijão branco – 142 calorias
Feijão Azuki – 128 calorias
Feijão fradinho – 77 calorias
Feijão vermelho – 126 calorias

Quantas calorias tem uma colher de feijão carioca?

O feijão carioca é a variedade mais consumida no Brasil. Ele é rico em substâncias como o cálcio, ferro e potássio. Estima-se que cerca de 85% do total de feijão consumido no país seja dessa variedade.

Sendo assim, quando se inclui o feijão na dieta, esse também é um dos mais adotados. Aí vem aquela velha dúvida: qual a quantidade de calorias que pode ser encontrada em uma colher (de sopa) do feijão carioca?

Pois bem, essa quantidade fica na média de 13 calorias. Agora, é importante destacar que a quantidade ideal para cada dieta deve ser prescrita pelo nutricionista, já que ele precisa levar em consideração a necessidade de cada organismo.

Feijão e a dieta low carb

Para quem nunca ouviu falar, a dieta ‘low carb’ é baseada na ingestão de poucos carboidratos. Além de ser reflexo na balança, ela pode “controlar a diabetes e outras condições de saúde”, segundo afirma o médico Juliano Pimentel.

Para seguir essa dieta, todos os alimentos consumidos durante o dia podem interferir no resultado final do processo. Dessa forma, o feijão está entre um dos alimentos não permitidos na dieta ‘low carb’, exceto quando levado em consideração a tolerância de cada pessoa.

Feijão branco cozido

Uma concha de feijão branco cozido possui cerca de 142 calorias (Foto: depositphotos)

Como já deu para perceber até agora, o feijão é um alimento que possui altos índices de carboidratos, que variam entre 13 e 64 gramas. “A dieta low-carb normalmente é composta de 20-100 gramas de carboidratos por dia”, acrescenta Pimentel.

Por isso, o mais viável é buscar orientação junto ao seu médico. Levando em consideração os fundamentos dessa dieta, certamente ele vai encontrar uma saída para incluir ou não o feijão no seu cardápio.

Qual o melhor feijão para diabéticos?

Mediante qualquer alteração na saúde, os pacientes já aumentam o repertório de questionamento aos médicos. Para os pacientes diabéticos, o tipo de feijão mais indicado é recorrente. Mas, não existem restrições. Todos os tipos são indicados.

O grande segredo é comer com moderação, pois, o excesso pode ser bem complicado não só para os diabéticos, mas para qualquer tipo de paciente. Nutricionalmente falando, o feijão ajuda a manter a taxa de açúcar controlada, o que é reflexo direto na glicose estabilizada.

Uma dica bastante válida é fazer uso de alimentos funcionais na hora de preparar o feijão. Entre eles, o destaque vai para o alho e cebola, já que eles ajudam a controlar o nível de açúcar no sangue.

Além dos feijões, o grão de bico, a lentilha e a ervilha são indicados para o consumo dos diabéticos. Isso é bom por variar o cardápio sem perder as propriedades de certos alimentos para preservar o bom funcionamento do corpo.

Feijão: propriedades e benefícios

Por tudo que foi discutido nesse artigo a respeito do feijão, muita gente deve ter bem mais conhecimento a respeito do alimento do que antes. Além do mais, também foi possível conhecer um pouco mais sobre as propriedades e benefícios do alimento.

É bom destacar que, no que diz respeito aos carboidratos, a depender das necessidades do seu corpo, é possível consultar o seu médico e constatar qual a melhor variedade do feijão para inserir no seu cardápio.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Avatar
Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.