Exercícios relaxantes para fazer na praia

Durante a prática dos exercícios vale apostar em protetor solar e roupas leves

A praia é o cenário perfeito para quem deseja descansar e acalmar o estresse do dia a dia. Além do lugar ser um ambiente naturalmente favorável para o relaxamento é possível, ainda, praticar alguns exercícios que vão ajudar a aliviar as tensões.

Antes de praticar os exercícios ao ar livre, não esqueça de fazer uso do protetor solar. Prefira também utilizar roupas leves durante a prática.

“Para quem acha difícil relaxar, lembramos que as vitaminas do grupo B são ligadas ao sistema nervoso e uma carência das mesmas pode provocar nervosismo. A título de informação, é bom saber que o açúcar refinado necessita, para ser assimilado, das vitaminas em questão. O abuso de açúcar (biscoitos, chocolates, balas, bolos e geleias) pode, assim, causar insônia e agitação”, revela a especialista em vida saudável, Conceição Trucom.

Exercícios relaxantes para fazer na praia

Exercícios feitos na praia podem ser relaxantes e dinâmicos

Alongamento é uma boa pedida para fazer na praia (Foto: depositphotos)

Alongamento e respiração

Comece inspirando e expirando calmamente e mantenha-se sempre muito concentrado na respiração.

Aperte a mão direita enquanto inspira e relaxe expirando. Repita o processo na mão esquerda.

Veja também: Exercícios aeróbicos aumentam a expectativa de vida de idosos

Deixe a perna direita no chão, dobre o pé direito de modo que os dedos apontem na direção do joelho. Crie uma tensão inspirando, relaxe a tensão expirando. Faça o mesmo com o pé esquerdo.

Contraia o bumbum, apertando as nádegas uma contra a outra enquanto inspira. Expire relaxando-as.

Aperte os maxilares enquanto inspira e relaxe-os expirando. Faça o mesmo com os olhos: aperte-os inspirando e relaxe-os enquanto expira.

Conheça cada parte do corpo e sinta onde está presente os maiores pontos de tensão. Inspire e provoque tensão forte e voluntária nesse lugar e, em seguida, solte o ar lentamente, relaxando aquele ponto.

Coloque um colchonete na areia da praia, deite-se de costas nele e eleve a perna direita e mantenha-a no ar por alguns segundos. Depois, repita o processo com a esquerda.

Eleve as duas pernas e a cabeça e mantenha a posição enquanto aguentar. Respire relaxadamente com o diafragma.

Caminhada

Um dos lugares mais escolhidos para praticar a caminhada é a praia. E esse exercício também pode ser usado para quem deseja diminuir o estresse e aliviar o cansaço.

Veja tambémExercícios para acordar o cérebro

“Isso ocorre devido a ação relaxante provocada na musculatura que mantém a circulação sanguínea regulada e favorece a oxigenação dos tecidos”, revela o site Sua Corrida.

Benefícios dos exercícios de alongamento

Os exercícios de alongamento ajudam a relaxar os músculos, melhorar a flexibilidade, a circulação sanguínea e a postura. Procure manter a posição dos exercícios por até 20 segundos.

Exercícios respiratórios

Através das técnicas de inspiração e expiração, os músculos relaxam mais facilmente. “Uma das técnicas envolve respirar apenas pelas narinas, sendo que a expiração tem que durar o dobro da inspiração. Outro exemplo também inclui movimentos com o corpo: elevar os braços e levar a cabeça para trás ao inspirar e abaixar a cabeça e os braços ao expirar. A partir de cinco minutos já é possível notar os resultados, mas o ideal é praticar os exercícios por 15 minutos”, aponta o site.

Veja também: 4 exercícios para deixar sua barriga definida rapidamente