Exercícios para os olhos funcionam? Veja como fazer

O método self healing" além de ajudar na saúde ocular, também relaxa e alivia a tensão e fortalece a musculatura

Os exercícios para os olhos funcionam para ajudar a tratar e prevenir diversos tipos de problemas oculares. Conhecido como “método self healing” ou “autocura”, além de ajudar na saúde ocular, também relaxa e alivia a tensão e ajuda a fortalece a musculatura.

O método foi desenvolvido nos anos 70 pelo especialista em distrofia muscular, Meir Schneider, que tinha a intenção de combater os próprios problemas de visão. O phD conta que se recuperou dos problemas depois das práticas dos exercícios visuais e corporais.

Essas práticas trazem inúmeros benefícios para os olhos e fazem parte de uma terapia natural para ajudar a aliviar alguns problemas. Mas os exercícios não devem substituir o tratamento solicitado por um especialista da área; devem servir apenas como um complemento.

Benefícios dos exercícios oculares

Os exercícios para os olhos podem ser realizados a qualquer momento e lugar do dia

O mais indicado é praticar os exercícios diariamente, pelo menos, quatro vezes por dia (Foto: depositphotos)

Os exercícios oculares ajudam a trabalhar os músculos internos dos olhos e melhorar sua flexibilidade, fortalecem os que controlam os movimentos horizontais e verticais, reduzem a tensão e estresse, tonificam as pálpebras aumentando o fluxo sanguíneo na região e ainda estimulam a umidade dos olhos.

Como fazer exercícios para os olhos

Siga o passo a passo dos exercícios oculares ensinados pela especialista Tatiana Gebrael. Apesar de serem exercícios simples, eles exigem muita paciência e disciplina.

Veja tambémSeus olhos lacrimejam sem parar? Veja aqui o que é e como parar isso

  • Desenho um círculo com os olhos;
  • Mexa os olhos para cima e pra baixo;
  • Mova-os na horizontal;
  • Mexa os olhos na diagonal (dos dois lados);
  • Coloque o dedo indicador próximo do nariz (ou utilize um lápis), olhe para a ponta dele e aproxime e afaste-o do nariz;
  • “Desenhe” um oito no ar com o seu dedo e acompanhe o movimento com os olhos;
  • Olhe para o dedo, leve-o de um lado para o outro, movimento o tronco e a cabeça;
  • Feche os olhos e pressione suavemente as pálpebras superiores, massageando com movimentos circulares;
  • Apoie os cotovelos sobre uma mesa, feche os olhos e cubra-os com a palma das mãos, deixando os dedos na sua frente a parte inferior das mãos apoiadas nas maçãs do rosto. Permaneça assim por 5 minutos e repita o procedimento até que a sensação de cansaço seja aliviada;
  • Feche os olhos parcialmente, cobrindo a metade dos olhos com as pálpebras. Caso elas comecem a tremer, concentre-se até parar. Permaneça assim por dez segundos e depois feche os olhos.
  • Caso o trabalho ou estudo exija muito tempo no computador, algumas vezes ao dia procure desviar o olhar do monitor e fixe-o para alguma coisa mais distante, como um quadro na parede. Esse exercício ajuda a evitar ou melhorar problemas como a miopia.

Veja também: As pálpebras dos seus olhos tremem? Então tome conhecimento disso

Quando devo realizar os exercícios

Os exercícios para os olhos podem ser realizados a qualquer momento e lugar do dia. Aqueles que promovem o relaxamento e alívio de tensão podem ser praticados em intervalos no trabalho e/ou estudo, principalmente se houver uso de telas.

O método pode ser praticado por qualquer pessoa, independente da idade, que deseja melhorar e fortalecer a saúde ocular.

O mais indicado é praticar os exercícios diariamente, pelo menos, quatro vezes por dia. Eles devem ser realizados sem o óculos de grau, sol ou lente de contato.

Veja tambémNão descuide da saúde dos olhos! Evite alguns hábitos