,

Exercícios para acalmar o estresse

A maioria dos exercícios citados são indicados para aliviar as tensões

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o estresse é algo que afeta 90% da população mundial. E o problema pode resultar em sérias sequelas, como a insônia, depressão, problemas de pele e cabelos, dores musculares, baixa libido, entre vários outros. Conheça alguns exercícios que podem ser praticados sozinhos e que ajudam a aliviar o estresse a ansiedade.

Segundo o especialista Juliano Pimentel o organismo sempre demonstra quando precisa de algum tipo de relaxamento. “Irritabilidade constante; ansiedade; problemas de sono; depressão; hipocondria; exaustão; falta de concentração; o uso de “válvulas de escape” como álcool e tabaco; sistema imunológico enfraquecido; doença cardíaca e hipertensão, são alguns dos principais sinais de que o seu corpo precisa ser ouvido. Muito stress libera mais cortisol em seu corpo, causando a produção de triptófano e a inibição da produção de melatonina e da serotonina.”

Exercícios para aliviar o estresse

Os exercícios para acalmar o estresse têm como base a respiração

A primeira coisa a se fazer é buscar um ambiente tranquilo e espaçoso (Foto: depositphotos)

Aliviar tensão

Existem diversos exercícios feitos para aliviar as tensões. Primeiro, busque um local tranquilo e espaçoso, onde será possível movimentar-se. Dê quatro passos largos e vá respirando profundamente, depois expire todo o ar. Repita isso três vezes.

Estresse no trabalho

Ainda sentado, flexione os braços na altura da cintura, inspire e gire o tronco para a direita enquanto expira. Inspire novamente e volte o tronco para o centro. Faça o mesmo movimento agora para a esquerda. Repita cinco vezes.

Veja também: Aprenda como aliviar o estresse por meio da técnica mindfulness

Tensão nas costas

Estique os seus dois braços para frente do corpo, entrelace os dedos da mão, vire as palmas para frente e se alongue levemente. Repita o procedimento cinco vezes.

Relaxar o pescoço

Comece inclinando levemente a cabeça para frente e para trás enquanto inspira e expira. Depois, faça o movimento de um ombro ao outro. Faça movimentos com a cabeça como se estivesse fazendo círculos no ar com o nariz.

Aliviar todo o tronco

Caso tenha mais tempo, procure fazer esse exercício que irá ajudar a alongar e aliviar toda as costas, pescoço e os ombros.

Ajoelhe-se em um colchonete, coloque uma almofada sob os calcanhares e dobre o tronco para trás, tocando a almofada com as mãos. Mantenha a posição durante um minuto.

Respiração abdominal

Deite a barriga para cima, estenda as pernas e coloque os braços ao longo do corpo. Encha seu peito e abdômen de ar, inspirando pelo nariz e liberando o ar pela boca, enquanto estiver com o rosto relaxado e os lábios levemente abertos.

Veja também: Naturopatia, ioga, osteopatia e outras práticas de bem-estar agora pelo SUS

Meditação

O especialista em medicina alternativa Andrew Weil, ensina alguns exercícios de meditação que devem ser feitos antes de dormir, aliviando o estresse e contribuindo para uma boa noite de sono.

Coloque a ponta da língua atrás dos dentes superiores durante todo o exercício. Expire pela boca, soltando um som de assobio. Feche a boca e inspire pelo nariz. Prenda a respiração e conte até sete. Expire pela boca, enquanto conta até oito. Repita o processo três vezes.

Veja tambémMeditação: controle sua mente e aproveite o presente

Pratique Yoga

Procure semanalmente realizar exercícios como a yoga. Além de ajudar a aliviar o estresse e ansiedade, segundo o site Minha Yoga, a prática também melhora a flexibilidade e postura, fortalece os músculos e ossos, previne dores nas articulações, protege a coluna, drena a linfa e aumenta a imunidade, eleva a frequência cardíaca, abaixa sua pressão arterial, regula as glândulas adrenais, mantém a concentração e foco, controle do sistema nervoso, turbina seu sistema imunológico, dá aos seus pulmões espaço para respirar, entre vários outros benefícios.