Exercícios físicos para fazer na praia

A areia fofa e o espaço ao ar livre podem ser aliados poderosos para a prática de exercícios

A praia é um dos melhores cenários para curtir as férias, final de semana, passear com os amigos e, por que não, fazer exercícios físicos?

Para quem tem dificuldade ou acha monótono ir para academia, não há mais desculpa! Pois além de poder usar a areia e o mar a favor das atividades físicas, ainda será possível desfrutar de um dos cenários mais bonitos da natureza.

Exercícios para fazer na praia

Caminhada

A caminhada é um dos exercícios mais proveitosos e simples para ser realizado na praia. Correr ou andar na areia fofa provoca menos impacto nas articulações e queima mais caloria do que a corrida feita na esteira, por exemplo.

30 minutos de caminhada ou corrida já é suficiente para queimar em média 200 calorias. Busque fazer o exercício diariamente.

A caminhada é um dos exercícios mais proveitosos e simples para ser realizado na praia

O alongamento relaxa o corpo, melhora a postura e a circulação sanguínea (Foto: depositphotos)

Bicicleta

Além da caminhada, outro exercício aeróbico bastante eficaz que também pode ser feito na praia é a bicicleta, que consume em média 170 calorias.

Abdominal

Um ótimo treino para ser realizado depois da caminhada, bicicleta ou qualquer outro exercício aeróbico é o de abdominal na areia de praia. Além de fazer as tradicionais abdominais, pratique ainda a elevação de pernas, execuções laterais e prancha.

Flexão de braços

O exercício ajuda a fortalecer os braços, costas e ainda trabalha a região abdominal. Para realizar as flexões, basta deixar as mãos apoiadas na areia, esticar os braços e deixá-los ligeiramente além da largura dos ombros e  com a coluna reta. Contraia o abdômen e vá descendo o tronco em um ângulo de 90 graus, sem curvar a coluna.

Veja também: Aproveite o verão sem descuidar da saúde. Confira dicas de especialista

Circuito

A areia é um ótimo local para realizar exercícios de circuito que englobam corridas, abdominais, flexões, agachamento e polichinelo. Escolha a sequência de exercícios que envolvam diferentes grupos musculares e realize 30 minutos deles.

Nadar no mar

Além de usar a areia da praia ao favor dos exercícios, a água do mar também pode ser uma forte aliada para a prática de atividades. A natação é um treinamento aeróbico que trabalha praticamente todos os músculos do corpo, principalmente as costas.

Rastejar na praia

Esse exercício traz benefícios para os glúteos, músculos traseiros das pernas e braços. Para praticá-lo basta escolher um local da praia onde a areia esteja seca e fofa. Deite-se com as mãos no chão como se fosse fazer flexões (na mesma posição da prancha) e, apenas com as mãos, rasteje-se para a frente com os pés apoiados no chão.

Veja tambémVerão: Previna-se de pernas inchadas na estação mais quente do ano

Jogos tradicionais

Para quem gosta de se exercitar em grupo ou com amigos, uma ótima forma de praticar as atividades na praia e com outras pessoas é jogando jogos como vôlei, futevôlei, frescobol, frisbee, entre diversos outros. Esse tipo de atividade pode chegar a queimar entre 125 e 250 Kcal.

Alongamento

“Muita gente dá pouca importância para o alongamento, mas o benefício da prática é comprovado. Relaxa o corpo, melhora a postura e a circulação sanguínea, acaba com dores musculares e até cólicas menstruais. Antes da atividade física o objetivo do alongamento é evitar lesões e depois é relaxar a musculatura“, comentam as musas fitness Mariana Reis e Fernanda Britto do blog Dupla Carioca.

Além de se alongar antes e depois do treino, o alongamento também deve ser realizado quando houver alguma tensão muscular, seja durante o exercício ou até mesmo no trabalho, viagens e trânsito.

Dicas

Independente do local que esteja praticando os exercícios, lembre-se sempre de consumir bastante água e usar roupas leves e frescas.

Veja também: Veja como deixar seu filho bem fresquinho nos dias quentes

Não esqueça de fazer uso do protetor solar, principalmente quando os exercícios são feitos ao ar livre. Mas mesmo com o uso do filtro, prefira praticar as atividades em horários onde não há pico de Sol, como entre 10h e 16h.