Evite rugas com uma receita caseira

Você conhece alguma receita caseira contra rugas? Vamos te ensinar aqui três métodos naturais e saudáveis para melhorar a qualidade da pele. Além de prevenir e diminuir as rugas, linhas de expressão e os temidos ‘pés-de-galinha’ ao redor dos olhos. Fique atento(a) as melhores dicas comprovadas pela ciência.

Mas antes de tudo, o que são as rugas? A rugas são linhas ou sulcos da pele que surgem naturalmente conforme o envelhecimento. Quanto mais velhos ficamos, mais a nossa pele perde a espessura e elasticidade. O resultado disso é a frouxidão e o enrugamento da pele.

Apesar de ser um processo natural, existem alguns fatores que favorecem o surgimento das rugas, como a alta exposição ao sol, a falta de colágeno e a atividade muscular hiperdinâmica (onde pode surgir rugas e sulcos da pele sobrejacente).

Contudo, uma coisa importante é que todos nós vamos apresentar rugas durante o processo de envelhecimento. Por isso, não pense que é o fim do mundo e que você pode perder parte da sua beleza. As rugas também são parte do nosso corpo, natureza e história.

3 receitas caseiras contra as rugas

A ruga é a perda de colágeno e elastina da pele, substâncias responsáveis por deixar a pele firme. Quando envelhecemos, nosso corpo para de produzir colágeno e elastina na mesma quantidade de quando somos jovens.

Antes e depois das rugas

Alguns tratamentos caseiros mostram os efeitos após 2 semanas de uso diário (Foto: depositphotos)

Por isso, a pele começa a ficar marcada e flácida em algumas regiões, principalmente, as mais expostas ao sol, como o rosto e pescoço.

Sendo assim, os melhores métodos caseiros para combater e prevenir as rugas são justamente aqueles que trazem o colágeno e a elastina para o nosso organismo, uma vez que não os têm em grande quantidade. Veja as melhores receitas caseiras contra as rugas:

1. Máscara de abacate

Em uma tigela, misture a polpa de ½  abacate médio e 1 colher (de sopa) bem cheia de iogurte natural. Busque uma mistura que fique na consistência pastosa. Lave bem o rosto com água corrente, seque com uma toalha limpa e aplique a máscara. Deixe por 20 minutos e, sem seguida, enxágue.

Estudos científicos apontam que o abacate é uma fruta rica em vitaminas e benefícios naturais para o corpo, principalmente para a pele (1, 2). A ação antioxidante e os carotenoides presentes na composição do abacate são capazes de combater os efeitos do sol, estimular a produção do colágeno e elastina, e ainda hidratar a pele.

Além disso, um outro estudo, desta vez realizado no Japão, mostrou que o uso estético do abacate para a pele tem ação anti-envelhecimento (3). 716 mulheres participaram da pesquisa que comprovou que houve aumento da elasticidade da pele e combate aos efeitos da idade.

Aplique a máscara duas vezes na semana, de preferência no fim do dia. Para os homens com barba, aplique a máscara por cima e entre os pelos da barba também. Isso vai fazer com que os benefícios cheguem a todo o rosto. A máscara também pode ser aplicada no pescoço e ombros.

2. Alecrim e Toranja

Faça o chá de alecrim usando 2 colheres (de sopa) das folhas da planta. Coloque as folhas em uma xícara com água e tampe por 15 minutos. Em seguida, coe e reserve. Quando esfriar, esprema ½ suco de toranja no chá e guarde. Antes de dormir, aplique a mistura no rosto com a ajuda de um algodão e enxague pela manhã.

Apesar da toranja não ser uma fruta muito comum no Brasil, não podíamos deixar ela fora dessa lista. Estudos científicos comprovam que a toranja e o alecrim, quando usados juntos, resultam em um dos mais potentes remédios anti-rugas da ciência moderna (4).

Estudos comprovam que os efeitos rejuvenescedores aparecem com duas semanas de uso diário desse método. Ajuda a recuperar a elasticidade da pele e diminui os danos causados pelos raios ultravioleta.

3. Óleo de coco

Nos últimos anos, o óleo de coco é mais usado no mercado da beleza do que para a culinária. E isso faz muito sentido! Pois este óleo é rico em antioxidantes e substâncias que hidratam e “higienizam” a pele dos radicais livres, os responsáveis pelo envelhecimento (5).

Para obter esses benefícios contra as rugas, massageie a testa, ao redor dos olhos e da boca, com algumas gotas do óleo todas as noite e espere secar. Durma com o óleo no rosto. Os efeitos aparecem em três ou quatro semanas.

Atenção: Esse método é contraindicado para pessoas com problemas de acne e oleosidade. Procure um dermatologista antes de fazer qualquer aplicação no rosto.

O que causa rugas?

Além de envelhecimento natural, que provoca flacidez e enrugamento da pele, existem alguns fatores que aumentam as chances de surgir novas rugas ou aumentar as que já existem. São eles:

  • Muita exposição ao sol
  • Não usar protetor solar
  • Perda de colágeno
  • Estresse
  • Poluição ambiental
  • Tabagismo
  • Má alimentação
  • Alto consumo de açúcares e gorduras
  • Uso excessivo de produtos adstringentes.

Por isso, se você quer que as rugas demorem a aparecer ou que não aumentem, preste atenção nestes fatores listados. Evitá-los pode poupar você das rugas acentuadas que lhe darão aspecto envelhecido.

Como evitar os danos do sol na pele?

O sol em excesso é um grande causador das rugas, além de outros problemas como manchas, queimaduras e doenças, tal qual o câncer de pele.

Apesar de ser a melhor fonte de vitamina D que existe e fazer muito bem para a nossa saúde, é preciso ter cuidado na hora de usar os “benefícios do sol”, para que eles não se tornem “prejuízos do sol”.

Por isso, separamos para você os principais meios de diminuir os efeitos e danos do sol na pele. Confira (6):

  • Use protetor solar diariamente
  • Tome sol antes das 8h ou depois das 16h (ótimos horários para absorver vitamina D, mas não pode estar usando protetor)
  • Se possível, use chapéu, boné ou sombrinha em dias muito ensolarados
  • Mantenha a pele hidratada
  • Use os métodos caseiros listados neste artigo para desfazer os danos do sol na sua pele.

Onde as rugas aparecem mais?

Como já dissemos, as rugas aparecem principalmente na região do rosto e no pescoço, uma vez que são áreas bastante expostas ao sol e onde a pele sempre está se esticando ou se contraindo.

Contudo, mesmo nesses locais, existem espaços onde as rugas podem aparecer primeiro ou mais acentuadas como por exemplo ao redor dos olhos (pés-de-galinha), ao redor da boca, testa e traço vertical a cada lado da boca (bigode-chinês).

Entretanto, vale salientar que as rugas também podem aparecer em qualquer lugar do corpo. Com o avanço da idade, a pele vai entrando no processo de flacidez de um modo geral, começando pelos locais de mais exposição ao sol e mais elásticos.

Por isso, não se espante com rugas surgindo em locais como joelhos, cotovelos e pés. Além disso, você já descobriu receitas caseiras para a pele que vão deixar você ainda mais bonito (a)!

Referências

  1. DREHER, M. L., DAVENPORT, A. J. “Hass avocado composition and potential health effects“. 2013. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23638933. Acesso em 09 de abril de 2019.
  2. SELFNUTRION DATA. “Avocados, raw, all comercials“. Disponível em: https://nutritiondata.self.com/facts/fruits-and-fruit-juices/1843/2. Acesso em 09 de abril de 2019.
  3. NAGATA C., NAKAMURA K., WADAL K, OBA S., HAYASHI M., TAKEDA N., YASUDA K. “Association of dietary fat, vegetables and antioxidant micronutrients with skin ageing in Japanese women“. 2010. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20085665. Acesso em 09 de abril de 2019.
  4. NOBILE, V. et al. “Skin photoprotective and antiageing effects of a combination of rosemary (Rosmarinus officinalis) and grapefruit (Citrus paradisi) polyphenols“. 2016. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27374032. Acesso em 09 de abril de 2019.
  5. PORTAL DA JUVENTUDE. “Maneiras Caseiras Simples para se livrar de Rugas“. 2018. Governo Federal do Brasil. Disponível em: http://juventude.gov.br/seo-comunitario/parceiros/maneiras-caseiras-simples-para-se-livrar-de-rugas. Acesso em 09 de abril de 2019.
  6. SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. “Saiba como se proteger do sol e prevenir o câncer de pele“. 2014. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/noticias/saude/2014/12/saiba-como-se-proteger-do-sol-e-prevenir-o-cancer-de-pele. Acesso em 09 de abril de 2019.

Sobre o autor

Avatar
24 anos, é jornalista e produtor de conteúdo especializado. Atua com produção jornalística há 4 anos. Vencedor do prêmio de empreendedorismo digital “Academic Winner 2017”, promovido pela DeVry University na Califórnia, Estados Unidos. Tem no currículo trabalhos em emissoras de televisão, jornal impresso, revistas e internet. É pernambucano e tem como hobbies escrever, jogar videogames, cinema e estudos sociais.