Estrias nunca mais! Esse chá vai resolver isso rapidinho

As estrias aparecem na pele quando há o estiramento do tecido. Na maioria dos casos, elas estão relacionadas ao ganho e perda de peso

Um terror entre as mulheres, as estrias são cicatrizes que se formam a partir da destruição de fibras elásticas e colágenas na pele. Elas são identificadas em determinadas áreas do corpo e podem aparecer de maneiras diferentes, provocando coceira, vermelhidão e até ardência. Para tratá-las, existem muitos procedimentos clínicos, estéticos e também naturais.

Alguns ingredientes que são extraídos da natureza, podem ajudar a diminuir os sintomas causados pelas estrias, assim como as marcas na pele.

Para tanto, é imprescindível que você recorra a um médico para que ele possa certificar a realização do tratamento alternativo. Mesmo se tratando de ingredientes naturais, o organismo dos pacientes pode reagir de inúmeras formas.

Sobre as estrias

Estrias nunca mais! Esse chá vai resolver isso rapidinho

Foto: depositphotos

Como já foi explanado anteriormente, as estrias são cicatrizes formadas na pele a partir da destruição de fibras elásticas e colágenas. Elas podem ser classificadas como estrias antigas e recentes. As do primeiro tipo são facilmente identificadas pela cor esbranquiçada. No geral, elas já passaram pelo processo de inflamação e coceira, mais comum nas estrias recentes. Dessa forma, já ocorreu uma atrofia das fibras colágenas e elásticas. As mais recentes costumam ter um tom mais róseo, puxado pro avermelhado.

Causas das estrias

As estrias aparecem na pele quando há o estiramento do tecido. Na maioria dos casos, elas estão relacionadas ao ganho e perda de peso. Dessa forma elas são identificadas com mais facilidade na região abdominal, nas pernas, glúteos e seios. O uso prolongado de tratamentos com corticoides também pode desencadear estrias no corpo. Além do mais, fatores genéticos também estão associados ao aparecimento delas.

Outros motivos apontados como causadores das estrias vêm do uso de esteroides anabolizantes e da prática excessiva de exercícios físicos com o objetivo de hipertrofia. É importante destacar que existem muitos tratamentos que prometem acabar com as estrias. Entre os principais, estão: a utilização de cremes, aplicação de ácidos, peeling e laser. Porém, o sucesso deles dependerá da fase em que a estria se encontra.

Estrias nunca mais! Esse chá vai resolver isso rapidinho - Estria recente

Foto: depositphotos

Chá para acabar com as estrias

Depois de conhecer um pouco mais sobre as temidas estrias, chegou a hora de conhecer um chá que pode ajudar no tratamento delas. Anote os ingredientes:

Ingredientes

– 1 litro de água filtrada;
– 50g de cavalinha;
– 50g de centella Asiática;
– 50g de hibisco;
– 50g de solatina.

Modo de preparo

Para facilitar o preparo do chá, você pode misturar todas as ervas em uma vasilha e misturá-las bem. Isso também acaba facilitando até para guardar, pois todas elas ficarão reservadas em um mesmo recipiente.

Para preparar o chá, você vai precisar de uma panela com tampa. Leve-a ao fogo com a água para que esta ferva. Assim que atingir o ponto de ebulição, acrescente 15 gramas da mistura de ervas e deixe ferver por mais dois minutos.

Passado esse tempo, desligue o fogo e deixe a mistura descansar por 20 minutos. Para tanto, preserve a panela tampada. Isso vai ajudar no processo de infusão das ervas. Pegue uma peneira e coe. A indicação é que a ingestão diária desse chá seja de até cinco xícaras diárias. Lembrando que você pode montar uma tabela com horários para facilitar a ingestão, já que após 12 horas o chá pode perder as suas propriedades.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.