Esses são os alimentos para alegrar a vida e que talvez você não sabia

Alguns alimentos contribuem para a tristeza e aqueles que ajudam a estimular a felicidade

Se ultimamente você vem se sentindo desanimado, triste e sem vontade de fazer qualquer tipo de atividade, saiba que sua alimentação pode está contribuindo para esse quadro.

E da mesma forma que existem alguns itens da nossa alimentação que contribuem para a tristeza, também há aqueles que ajudam a estimular a produção de neurotransmissores que contribuem para a felicidade. Mas é preciso também ficar atento para esse sentimento. A depressão, por exemplo, é uma doença como qualquer outra que exige cuidados e acompanhamentos médicos.

Para ajudar a combater certos momentos de tristeza e para dar mais ânimo na sua vida, o livro 1001 Remédios Caseiros – Tratamentos Confiáveis para Promover a Sua Saúde no Dia-a-dia mostra alguns alimentos que podem exercer esse papel.

Alimentos que ajudam a combater a tristeza

Esses são os alimentos para alegrar a vida e que talvez você não sabia

Foto: depositphotos

Se no momento você está seguindo uma dieta com alto teor de proteína e pouco carboidrato, saiba que esse pode ser um dos indícios de sua tristeza. Alimentos como feijões, grãos, frutas e legumes ajudam a fazer com que o cérebro produza a serotonina, conhecida como a substância que regula o humor.

O peixe também pode ser um grande aliado. Uma pesquisa finlandesa mostra que pessoas que comem peixe menos de 1 vez por semana têm incidência 31% maior de depressão do nível leve do que as que comem com mais frequência. Ricos em ômega-3, alguns peixes como o atum, salmão, cavala e sardinha são os mais indicados para estimular a produção de serotonina.

Alimentos que contribuem para a tristeza

Esses são os alimentos para alegrar a vida e que talvez você não sabia

Foto: depositphotos

Já alguns alimentos ajudam a suprimir a produção dessa mesma substância fundamental para o bom humor. Café e refrigerantes são alguns dos itens que devem ser cortados do cardápio de quem deseja cortar também a tristeza sem motivo aparente. Embora pareça contraditório, o álcool é outra substância que também prejudica o humor. O ânimo que a bebida alcoólica passa é momentâneo e, na verdade, ele é um depressivo.

Sobre o autor

Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School, em Bournemouth (UK) e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.