Especialista revela 2 ótimas fontes de vitamina E. Descubra quais são

Em um post no Facebook, a nutróloga Tamara Mazarack revela quais são as duas melhores fontes de vitamina E

A vitamina E (tocoferol) é um importante nutriente que contribui para funcionamento correto do nosso organismo. Conhecida por sua ação antioxidante, esta vitamina lipossolúvel é capaz de combater os radicais livres que podem prejudicar as células e provocar diversas doenças, além de acelerar o envelhecimento.

Em sua página no Facebook, a nutróloga Tamara Mazarack, do Rio de Janeiro, revela quais são as duas melhores fontes de vitamina E. Descubra quais são elas neste artigo.

Girassol e amêndoa: as melhores fontes de vitamina E

Especialista revela duas das melhores fontes de vitamina E. Descubra quais são

Foto: depositphotos

Em um post feito em sua página no Facebook, a nutróloga Tamara Mazarack afirma que 100 gramas de semente de girassol fornecem 166% da RDA (dose recomendada diária) de vitamina E, enquanto as amêndoas fornecem 131% da RDA.

Além de serem excelentes fontes de vitamina E, essas oleaginosas também são ricas em proteínas, fibras e ômega-9, a mesma gordura do azeite.

De acordo com a especialista, o girassol contém os seguintes nutrientes: 33mg de vitamina E, 20g de proteína, 9g de fibra e 18g de ômega-9. Já as amêndoas contêm 26mg de vitamina E, 21g de proteína, 12g de fibra e 31g de ômega-9.

A nutróloga Tamara Mazarack recomenda 2 colheres de sopa dessas oleaginosas diariamente, ao natural, no suco ou na salada.

Benefícios da vitamina E

Além de ser um poderoso antioxidante natural, combatendo a ação prejudicial dos radicais livres, a vitamina E atua em diversas funções importante para o nosso organismo. Confira a seguir:

  • A vitamina E contribui para reforçar o sistema imunológico;
  • Ajuda a retardar o processo de envelhecimento das nossas células;
  • Possui ação anti-inflamatória e pode contribuir com o processo de emagrecimento;
  • Alguns estudos mostram que esta vitamina lipossolúvel pode ter um efeito neuroprotetor, prevenindo doenças como o Parkinson;
  • Auxilia na saúde cardiovascular.

Outras fontes de vitamina E

Além de ser encontrada em grandes quantidades no girassol e na amêndoa, a vitamina E também está presente em vegetais verde-escuros (agrião, espinafre, couve), óleos vegetais (de algodão, milho, soja, azeite de dendê), gérmen de trigo, gema de ovo, óleo de abacate e fígado orgânico.

Sobre o autor

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.