Especialista explica porque consumir macadâmia

A semente é carregada com gordura saudável, do tipo monoinsaturada, a mesma do azeite

Macadâmia é a denominação dada à noz e ao fruto doce extraído de uma árvore originária da Austrália. De sabor amanteigado, esse tipo de noz contém uma série de nutrientes importantes para a saúde do nosso organismo.

Em uma publicação feita em sua página oficial no Facebook, a nutróloga Tamara Mazaracki explica porque o consumo de macadâmia é saudável.

Propriedades e benefícios da macadâmia

De acordo com a nutróloga Tamara Mazaracki, a macadâmia é quase um azeite em forma de semente. Isso porque 100g do alimento contém ômega-9, fibras, proteína, polifenois, fitoesterois, vitaminas do complexo B, cálcio, magnésio, ferro, manganês e zinco. Graças aos seus nutrientes, essa saborosa semente oleaginosa ajuda a baixar o colesterol e os triglicerídios, reduz o apetite e proporciona muita energia para realizarmos as nossas tarefas diárias.

A macadâmia é carregada com gordura saudável, do tipo monoinsaturada

A semente acelera o metabolismo, que ajuda a emagrecer (Foto: depositphotos)

Ainda de acordo com Tamara Mazaracki, especialista em nutrientes e alimentação saudável, a macadâmia é rica em antioxidantes e, graças a essas substâncias, ajuda a proteger o corpo contra diversas doenças, incluindo certos tipos de câncer, como os de mama, próstata, pulmão e estômago.

Em uma publicação feita no Facebook, a profissional também explica que a semente é carregada com gordura saudável, do tipo monoinsaturada (ômega-9, a mesma do azeite). Esse tipo de gordura saudável auxilia na perda de peso, acelera o metabolismo e ajuda na queima daquelas gordurinhas extras indesejadas. A especialista acrescenta que a macadâmia também contribui para a saúde dos intestinos, ossos, unhas, cabelos e pele.

Macadâmia para emagrecer

As fibras e proteínas presentes na noz ajudam a controlar o apetite, pois proporcionam sensação de saciedade. O alimento também é uma boa fonte de ácido palmitoleico, que acelera o metabolismo e facilita a perda de gordura corporal.

Devido aos seus nutrientes, a macadâmia também é boa para os músculos e ajuda a prevenir doenças como a aterosclerose e anemia. A semente também proporciona benefícios para o sistema nervoso, ossos e intestino.

Consumir sementes e brotos pode elevar a expectativa de vida

Formas de consumo da macadâmia

A nutróloga Tamara Mazaracki indica o consumo de um punhado da semente como um lanche saudável, ou adicionado à salada ou ao suco. A macadâmia pode ser consumida in natura ou incorporada em diversas receitas, como as de tortas, pães, bolos, cookies, bombons e sorvetes. Com a semente também é possível produzir uma saborosa manteiga, com alto teor de proteínas e sem glúten. Na hora da compra, evite aquelas com manchas, fissuras, cheiro rançoso e mofo.